HERMANO NORONHA, PAI MAR
Exposição no Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, de 12 de novembro de 2022 a 9 de abril de 2023.
.
.
.
Hermano Noronha fotografou o mar em Cabo Verde. E a presença do mar. Nas pessoas, na paisagem, nas povoações. O Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, acolhe a exposição.
.
Sobre esta série, refere-se:
.
“Pai Mar” é um projeto fotográfico desenvolvido no âmbito de uma missão científica do Projeto Europeu CONCHA, da responsabilidade do CHAM – Centro de Humanidades da NOVA FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), com o objetivo de construir um acervo fotográfico sobre a Herança Cultural nas Interfaces Marítimas.
Nesse sentido, enquanto membro da APCM – Associação Para as Ciências do Mar, Hermano Noronha realizou uma missão ao Arquipélago de Cabo Verde, que é formado por dez ilhas e cinco ilhéus principais, das quais Santiago e São Vicente estão a ser objeto de um projeto de investigação no qual “Pai Mar” se insere.
O fotógrafo permaneceu na cidade do Mindelo, em S. Vicente, entre 24 de julho e 2 de agosto de 2019 e na ilha de Santiago, entre 2 e 14 de agosto, com o objetivo da recolha de testemunhos visuais das suas gentes e paisagem.
Este projeto fotográfico privilegia o estudo visual sobre memória e identidade das paisagens marítimas e de ecossistemas marinhos e das pessoas que os habitam, através da recolha de fotografias e da sua contextualização na dinâmica natural, urbana e artística das ilhas cabo-verdianas.
(Texto da exposição, adaptado)
.
.
.
Hermano Noronha, Pai Mar
.
.
.

.
A exposição de Hermano Noronha, Pai Mar, está patente no Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, de 12 de novembro de 2022 a 9 de abril de 2023.
.

.
.
Pode conhecer mais sobre a obra de Hermano Noronha no FF, aqui e no site do autor, aqui.
.
.
.