DMYTRO KOZATSKYI, O ÚLTIMO REDUTO

Um ano de guerra na Ucrânia (24.02.2022 – 24.02.2023).

.

.

.

No âmbito da Estação Imagem 2022 Coimbra, apresentou-se na Galeria Pinho Dinis da Casa da Cultura esta exposição. Apresento-a hoje, decorrido que é um ano de guerra na Ucrânia.

.

As imagens mostram soldados em desespero, com rostos inchados e membros decepados. Uma unidade isolada do mundo, dentro da siderurgia Azovstal cercada pelo poderoso exército russo. Ao longo de 80 dias, Azovstal tornou-se no fulcro central da guerra na Ucrânia. O combatente e fotógrafo do Regimento Azov, Dmytro Kozatskyi, postou as únicas imagens conhecidas de dentro da fábrica durante os combates. Antes de ser capturado, o fotógrafo criou nas redes sociais o link «enquanto estou em cativeiro» para que as suas fotos pudessem ser descarregadas. «E é tudo. Obrigado. Dos abrigos de Azovstal, o lugar da minha morte e da minha vida», escreveu. Agora, é prisioneiro de guerra. As suas fotos são o seu legado.

.

.

.

In this photo provided by Azov Special Forces Regiment of the Ukrainian National Guard Press Office, Ukrainian soldiers injured during fighting against Russian forces, poses for a photographer inside the Azovstal steel plant in Mariupol, Ukraine, May 10, 2022. For nearly three months, Azovstal’s garrison clung on, refusing to be winkled out from the tunnels and bunkers under the ruins of the labyrinthine mill. A Ukrainian soldier-photographer documented the events and sent them to the world. Now he is a prisoner of the Russians. His photos are his legacy.(Dmytro Kozatski/Azov Special Forces Regiment of the Ukrainian National Guard Press Office via AP)

Dmytro Kozatsky, Soldados ucranianos, feridos em combate contra as forças russas, posam no interior da siderúrgica Azovstal. Mariupol, Ucrânia, 10 Maio, 2022.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, Coimbra, 2022

.

.

.

A exposição de Dmytro Kozatskyi, “O Último Reduto” esteve patente no âmbito do Prémio Estação Imagem 2022 Coimbra, na Galeria Pinho Dinis, na Casa Municipal da Cultura, de 13 de setembro a 6 de novembro de 2022.

.

.

.

Dmytro Oleksandrovych Kozatskyi (também conhecido como Orest) é um fotógrafo-soldado ucraniano do Regimento Azov da guarda nacional da Ucrânia. É natural da cidade de Malyn, na região de Zhytomyrska, e tem 26 anos. Em 2014, deixou o ensino médio de tecnologias da informação em Ryashev, na Polónia, para se juntar ao exército. É ainda aluno da academia Ostrog. Em 2015, ingressou no Regimento Azov em Mariupol. A partir de 1 de Março de 2022, começou a documentar a batalha na plataforma de Azovstal. Até ser capturado, actuou como chefe do serviço de imprensa do Regimento Azov, onde documentou as acções militares contra as forças russas, bem como o trabalho do hospital de campanha de Mariupol. Dmytro está detido pelo exército russo.

.

.

.

Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra, de 27.02.2023 é deliberado, face à redução de verbas, cancelar o apoio ao Prémio Estação Imagem, o maior prémio de Fotojornalismo português. O Prémio Estação Imagem realizou-se em Coimbra entre 2018 e 2022. No corrente ano, aguardamos para saber onde terá lugar. Pode saber mais aqui.

.

.

.