JOÃO TUNA, ENGRÁCIA, A SANTA PASSAGEIRA

.

.

.

Na freguesia de Santa Engrácia, João Tuna centrou-se na riqueza multicultural das pessoas, através dos rostos, que fotografou de frente, em grande plano: o olhar, a origem, a cultura, a religião, a gastronomia, o respeito.

O fundo, neutro, pode ser o bairro, a casa ou o local de trabalho.  É em Santa Engrácia, mas podia ser noutro qualquer local.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2020

.

.

.

Engrácia nasceu em Bracara Augusta (Braga), no séc. III. Rumava a França para se casar, mas foi em Saragoça, a meio da viagem, que, chocada com as atrocidades do governador romano na região, resolveu fazer-lhe frente. Pela coragem com que o enfrentou, foi-lhe, mais tarde, erguida a Igreja de Santa Engrácia (Panteão Nacional), que deu o nome à Freguesia de Santa Engrácia (hoje englobada na Junta de Freguesia de São Vicente). Ficava, então, para sempre inscrita nas ruas e esquinas do bairro a memória da brava jovem viajante em busca de um mundo mais humano, no fundo padroeira deste universo de pessoas imigrantes, refugiadas, residentes e viajantes que lançam o mote do festival este ano.

No TODOS 2020, exploramos o território da nossa Santa Passageira, lançando o desafio aos fotógrafos João Tuna, Luísa Ferreira, Luís Pavão, Rosa Reis e Susana Paiva, para criarem, a partir dos seus cinco olhares distintos, cinco abordagens ao mosaico humano e urbano do universo TODOS em Santa Engrácia, a passageira do mundo.”

Henrique Costa Santos, curador da exposição.

.

O “TODOS – Caminhada de Culturas”, […] celebra, desde 2009, Lisboa como cidade intercultural através das artes performativas contemporâneas. Promovido pela Academia de Produtores Culturais e pela Câmara Municipal de Lisboa, o TODOS tem contribuído para a destruição de guetos territoriais associados à imigração, convidando os públicos ao convívio entre culturas de todo o mundo, na capital portuguesa.

Este ano, o TODOS 2020, tem como lema passageiros do mundo e desenvolve-se no território em São Vicente / Santa Engrácia.

.

.

A exposição “Engrácia, a Santa Passageira”, realizada no âmbito do Festival TODOS 2020, esteve patente no Museu da Água, na Calçada dos Barbadinhos, em Lisboa, freguesia de S. Vicente e Santa Engrácia, de 17 a 20 de setembro de 2020.

Pode ver no Fascínio da Fotografia as séries de Luísa Ferreira, aqui, de Rosa Reis, aqui e de Susana Paiva – “Um jardim para os nossos sonhos”, aqui. A série de Luís Pavão, elaborada para o exterior, não foi apresentada devido às condições climatéricas.

.

.

Pode conhecer melhor a obra de João Tuna, aqui.

Sobre o festival TODOS, aqui.

.

.

.