AGENDA . MOSTRA DE FOTOGRAFIA E AUTORES . FARO
De 3 a 31 de agosto de 2024, na Fábrica da Cerveja, Rua do Castelo 10, em Faro, segunda a sábado, das 18:00 às 00:00.
.
.
.
No “meu querido mês de Agosto”, Faro tem patente um significativo conjunto de 17 exposições – e projeções e outras atividades, na Mostra de Fotografia e Autores de Faro.
.

.
A segunda edição da Mostra de Fotografia e Autores de Faro (MFA), que começa sábado, 3 de agosto, tem como temas centrais a sustentabilidade e a multiculturalidade.
Num concurso inédito, a CC11, a associação mais representativa do fotojornalismo e fotografia documental do país, convidou os fotógrafos a refletirem de modo visual sobre a sustentabilidade e o futuro do planeta.
Daí, nasceu a exposição Agenda 2030, que concretiza em imagens os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 30 imagens de 19 fotógrafos (muitos deles já premiados), que retratam questões relacionadas com Pobreza, Saúde, Vida Marinha, Cidades e Comunidades.
Mais de 250 fotografias foram submetidas e avaliadas pelos curadores António Pedrosa, Clara Azevedo, Valter Vinagre e Vasco Célio. As selecionadas estarão expostas no pátio de entrada da Fábrica da Cerveja, no âmbito da MFA Faro, um projeto da CC11 e da Câmara de Faro.
O sucesso da edição do ano passado, que decorreu entre outubro e novembro de 2023, levou os promotores a trazerem a MFA Faro de novo à Rua do Castelo, mas desta vez em pleno verão, também para conquistar outros públicos.
Até ao fim de agosto, na festa da fotografia e dos autores do Algarve, os visitantes poderão ver 17 exposições coletivas e individuais, entre outros eventos paralelos que celebram a imagem.
Com entrada gratuita a MFA Faro inclui ainda a projeção de fotografias de autores emergentes e consagrados, nacionais e internacionais. Durante todo o período, o Art Haus Club garante uma programação de animação cultural, de segunda a sábado, até à meia-noite, juntando música no cocktail artístico do evento.
No dia 19 de agosto, a MFA Faro celebra o Dia Internacional da Fotografia com um Mercado de Fotografia, que inclui venda de livros novos e usados. Nesse dia, é apresentada “A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo”, um projeto de fotografia à la minute, com características didáticas e performativas, de João Barrinha.
Está ainda programada uma conversa sobre três livros emblemáticos sobre o Algarve das décadas de 1960 a 1980 (“As Praias e o Povo” de Asta e Luís de Almeida D’Eça; “Quando éramos só nós”, de Luís Torres e “Algarve 63”, de Tim Motion), com o professor universitário e curador Nuno de Santos Loureiro, o fotógrafo Luís Torres e o jornalista Bruno Luís Pires, do Barlavento.
Entre as exposições, destacam-se dois projetos coletivos ‘made in’ Algarve, com a marca da Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve (ETIC_Algarve). “Cor” é uma exposição coletiva de alunos da ETIC que procuram construir uma narrativa que retrate a diversidade de perspetivas de cada autor. Já “Ponto Comum” junta seis antigos alunos da ETIC numa exposição, que se associam deste modo aos festejos dos 15 anos da escola que os formou.
Mas o caminho das exposições é mais complexo e desafiante para quem visitar a MFA Faro.
A mostra “And the shape of things disappeared for a while” é a viagem interior de Joana Dionísio após a morte do pai sobre as limitações da existência humana.
Carola Cappellari exibe a sua obra “Auto Retratos”, uma experiência crua que utiliza o seu corpo como tela artística pela lente da câmara.
Poly Hummel exibe “Küss den Frosch”, uma cena dos contos de fadas dos irmãos Grimm reconstruída na viagem de uma mulher que perdeu o seu cabelo e vagueia numa sociedade onde o cabelo é um símbolo de feminilidade, sedução e identidade.
.
MFA Faro foca-se na sustentabilidade e multiculturalidade
.
“Raiz” é a proposta de Helena Gonçalves, com uma série de fotografias encenadas, camadas de um espaço obscuro, sobre o que somos.
O olhar sobre a memória de outros é a proposta de “Imagem Foto Corpo Lugar”, de Lucília Monteiro, um projeto baseado no arquivo fotográfico de José de Sousa Monteiro, de 1950 a 1999.
Elisa Freitas mostra a exposição “Na hora da verdade, não sabia como lê-las”, um projeto documental que mergulha com fotos, documentos e recortes na história de um casal que se conheceu na época da guerra colonial em Portugal, a partir de um anúncio no jornal.
A atualidade também não é esquecida. A cartoonista Cristina Sampaio traz a sua seleção de “Cartoons 2023”, com uma reflexão assertiva sobre um mundo cada vez mais complexo, de Gaza à Ucrânia, passando pela realidade portuguesa.
Dois dos maiores fotojornalistas portugueses especializados em artes e espetáculos trazem “Ritmos Cruzados” a Faro. Rita Carmo e Paulo Pimenta são referências no olhar sobre artistas musicais nacionais e internacionais, com imagens emblemáticas, algumas vezes tão icónicas que se colam à pele dos próprios protagonistas.
A vida dos imigrantes e da exploração agrícola intensiva no litoral alentejano é o enquadramento do olhar da exposição “Ponto de Chegada”, de André Rodrigues.
A destruição da Feira Popular é o enquadramento do olhar de Valter Vinagre que, através da exposição “Despedido”, retrata a transformação urbana que condenou um espaço de lazer às garras da especulação imobiliária.
Salgueiro Maia e Mário Soares são estrelas das exposições “E depois do Adeus” e “O Insubmisso”, de Marques Valentim, para assinalar os 50 anos do 25 de abril e o centenário de Soares.
A MFA Faro também nos convida a viajar para outros locais. A romena Alina Zaharia traz “A Fada do Salgueiro”, fragmentos da infância no seu país natal que convidam à reflexão sobre processos de adaptação, identidade ou de perdão, sob o tema de um conto popular infantil.
São Tomé e Príncipe, através de “Para não dizerem que não falei das folhas”, visita também a MFA Faro, através do olhar do luso-brasileiro Bruno Saavedra. A exposição retrata uma vida urbana de um país que se constrói, entre a esperança no futuro do olhar das crianças e o desafio de um quotidiano duro, apesar dos sorrisos sempre presentes.
Pauliana Valente Pimental leva o Dubai a Faro, através da exposição “Empty Quarter” (Rub’Al Khali). Não o Dubai dos turistas, mas dos locais e da sua intimidade com uma terra que é hoje destino de estrangeiros que, quase sempre, ignoram essa complexidade interior.
Na festa da fotografia, todos estão convidados. Num tempo de imagens rápidas e do frenesim quotidiano, há momentos de reflexão que só uma fotografia nos permite. A MFA Algarve é um convite a esses instantes em que nos perdemos através do olhar de outro.
.
Associação CC11, organizadora da Mostra de Fotografia e Autores
.
.
.
EXPOSIÇÕES
.
.

.
AAVV / Agenda 2030
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Pobreza, Saúde, Vida Marinha, Cidades e Comunidades.
.
.
AAVV / Cor
Alunos da Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve – ETIC_Algarve
.
.
AAVV / Ponto Comum

Antigos alunos da Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve – ETIC_Algarve
.
.
Alina Zaharia / A Fada do Salgueiro
.
.
André Rodrigues / Ponto de Chegada
.
.
Bruno Saavedra / Para não dizerem que não falei das folhas
Sobre esta série (livro) no FF, aqui.
.
.
Carola Cappellari / Auto Retratos
.
.
Cristina Sampaio / Cartoons 2023
Cartoons
.
.
Elisa Freitas / Na hora da verdade, não sabia como lê-las
.
.
Helena Gonçalves / Raiz
Sobre esta série no FF, aqui.
.
.
Joana Dionísio / And the shape of things disappeared for a while
.
.
Lucília Monteiro / Imagem Foto Corpo Lugar
.
.
Marques Valentim / E depois do Adeus
Sobre esta série no FF, aqui.
.
.
Marques Valentim / O Insubmisso
Sobre esta série no FF, aqui.
.
.
Pauliana Valente Pimental / “Empty Quarter” (Rub’Al Khali)
Sobre esta série no FF, aqui.
.
.
Poly Hummel / Küss den Frosch
.
.
Rita Carmo, Paulo Pimenta / Ritmos Cruzados
Sobre estas séries no FF, aqui.
.
.
Valter Vinagre / Despedido
Sobre esta série (livro) no FF, aqui.
.
.
.
Joana Silva, Aspetos da exposição, 2024
.
.
.
OUTROS EVENTOS
.
.
Projeção:
.

.
.
.
19.08 – Dia Mundial da Fotografia no MFA
.

.
Mercado de Fotografia
19.08.2024 – 16:00 – 21:00
.
João Barrinha / A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo
19.08.2024 – 16:00 – 20:00
.
Conversa sobre os livros / “As Praias e o Povo” de Asta e Luís de Almeida D’Eça / “Quando éramos só nós” / “Algarve 63”, de Tim Motion
Com Nuno de Santos Loureiro, o fotógrafo Luís Torres e o jornalista Bruno Luís Pires, do Barlavento
19.08.2024 – 18:00
.
.
31.08 – Encerramento

18:00 > 00:00 – Festa de encerramento – Animação: Art Haus Club
.
.
.
A MFA – Mostra de Fotografia e Autores está em Faro, na Fábrica da Cerveja, Rua do Castelo 10, de 3 a 31 de agosto de 2024, segunda a sábado, das 18:00-00:00.
Estará em Lisboa, MFA ARROIOS, nos Jardins do Bombarda, de 1 a 30 de novembro de 2024 e a MFA PORTO, no Clube Fenianos Portuenses, entre fevereiro e março de 2025.
.
.
.
A MFA deve-se à Associação CC11.
COORDENAÇÃO Bruno Portela, Lígia Pinto e Rogério Cruz d’Oliveira
EXPOSIÇÕES António Pedrosa, Clara Azevedo, Valter Vinagre e Vasco Célio
PROJEÇÕES Ana Brígida, Enric Vives-Rubio, Jérôme Pin e Tiago Miranda
INTERNACIONAL Horacio Villalobos e Maria Mann
LIVROS José Farinha, Paulo Alexandrino e Susana Paiva
COMUNICAÇÃO António Bracons, Paulo Agostinho e Paulo Petronilho
PRODUÇÃO Francisco Leong, Hugo David, Joana da Silva, José Carlos Carvalho e José Pedro Santa-Bárbara
DESIGN Lígia Pinto, Rute Reimão
.
APOIOS Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal do Porto, Casa da Imprensa, Junta de Freguesia de Arroios, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior (procuram-se outros)
.
PARCERIAS Alfa – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, Associação Alfaia, Associação Cultural Dez Quinze, Atelier Pop-Up, Clube Fenianos Portuenses, Colectivo, ETIC Algarve, Galeria Santa Maria Maior, Imago Photo Festival, Largo Residências.
.
.
.
Cortesia: Associação CC11
.
.
.












Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JULHO A SETEMBRO . 2024 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . JULHO A SETEMBRO . 2024 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA