LUÍS RAMOS, LONELINESS, 2023

Luís Ramos é Autor Convidado do Projeto Finita @ Galeria Imago, em Lisboa, dia 06 de abril de 2024 (15:30 às 19:30), apresentação do livro às 18:00.

.

.

.

Luís Ramos

Loneliness

Fotografia: Luís Ramos / Prefácios: Rui Prata, Jaime Milheiro / Curadoria: Rui Prata / Design: Henrique Cayatte / Tradução: Allison Wright

Paço de Arcos: Edição do Autor / 2023

Português e inglês / c. 21 x 29,7 cm / 96 pp.

Capa mole / 300 ex.

.

.

.

.

LONELINESS

.

O projeto Loneliness, mais do que descrever uma situação ou contar uma história, pretende transmitir um sentimento, a solidão, que se apodera de nós e que lentamente se transforma em melancolia ou, levado ao extremo, em depressão.

Cada ser não é livre de escolher a solidão em que vive, porque ela lhe é imposta pela sua própria natureza. Contudo, o nosso relacionamento com o outro e a proximidade a que nos colocamos dele constitui uma escolha pessoal… quase sempre.

Durante o período em que estas fotografias foram feitas, entre Dezembro de 2020 e Março de 2021, a nossa capacidade de decisão neste particular estava limitada, pelo governo e pelas autoridades sanitárias, que nos mantiveram confinados às nossas casas por longos períodos, privando-nos da liberdade de escolha e de movimentos. Deixámos de estar com os outros e de frequentar os lugares.

Como resultado as ruas das cidades e os locais públicos tornaram-se sítios sem vida, deixando-nos, ao percorrê-los, num profundo estado de solidão.

.

Luís Ramos

.

.

.

Luís Ramos, Loneliness, 2023

.

.

.

Loneliness, de Luís Ramos, esteve exposto no Centro Cultural Turbina, em Budapeste, no âmbito do Budapest Photo Festival de 2022.

.

.

Luís Ramos é Autor Convidado do Projeto Finita @ Galeria Imago, na R. do Vale de Santo António, 50 C, em Lisboa, dia 06 de abril de 2024, entre as 15:30 e as 19:30, sendo o livro apresentado por Fernando Peres Rodrigues, com a presença do autor, às 18:00.

.

.

.

.

Luís Ramos

Nasceu em Lisboa e estudou fotografia no AR.CO e cinema na Escola Superior de Cinema. Iniciou o seu percurso nos jornais Expresso e depois Público, do qual foi fundador, repórter e editor fotográfico.

Durante esse período trabalhou numa perspetiva documental um pouco por todo o mundo, tendo recebido dois prémios Fuji Europress Photo Awards (Copenhaga, 2000 e Roma, 2004) e vários Prémios Visão de Fotojornalismo (Lisboa, 2002, 2004, 2005 e 2006). Desde 2006 é fotógrafo independente, desenvolvendo projetos próprios que têm sido mostrados no país e internacionalmente.

Em 2022 foi convidado para expor o seu projecto “Loneliness” no Centro Cultural Turbina de Budapeste, março/abril, como parte integrante do Budapest Photo Festival.

Anteriormente a exposição “Dupla Realidade – Lisboa Revisitada”, outubro / dezembro 2020 realizou-se em Lisboa, na Galeria de Sta. Maria Maior, integrada no Imago Lisboa Photo Festival. Este projeto foi também distinguido com o prémio Transversalidades, do Centro de Estudos Ibéricos. Para além destas, a sua mais recente exposição “Remember” realizou-se no Centro Cultural de Belém, julho / setembro 2019.
Outras exposições individuais: “Musas, Bichos e Outros Seres Extraordinários”, no antigo Presídio da Trafaria; “Layers”, no Teatro das Figuras, em Faro; “Time Lapse”, na Casa da Cultura do Brasil, em Bruxelas, na Fundação D. Luiz I, em Cascais e no Museu Municipal de Tavira.

As suas obras têm também sido apresentadas em diversas exposições coletivas em Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Itália e Dinamarca.

Participou em inúmeras edições em livro e está representado nas coleções de arte da Fundação EDP, Fundação D. Luís I, Câmara Municipal de Tavira, Câmara Municipal de Faro e Casa da Cerca, Centro de Arte Contemporânea de Almada.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre a obra de Luís Ramos, no FF, aqui, no site do autor, aqui.

.

Cortesia: Luís Ramos.

.

.

.