ANABELA BRITO MENDES, ANDREIA NEVES NUNES, ANTONIO COLOMBINI E IAN VELLOZA, HABITAT . 1

Exposição do Curso de Projecto e Construção de um Livro do Atelier de Lisboa, no Atelier de Lisboa, na Rua João Saraiva, 28A-2º, Alvalade, Lisboa, de 25 de junho a 10 de julho de 2021.

.

.

.

O Atelier de Lisboa, Escola de Fotografia e Centro de Artes Visuais, realiza a exposição habitat, com fotografias e livros de fotografia, de Anabela Brito Mendes, Andreia Neves Nunes, Antonio Colombini, Ian Velloza, Maria lnês Martins, Pedro Pedroso e Sofia Pratas Morais. A exposição conta a curadoria de Bruno Pelletier Sequeira. Os trabalhos foram produzidos durante o Curso de Projecto e Construção de um Livro.

Apresento para cada autor algumas imagens e o livro (capa). Hoje mostro os trabalhos de Anabela Brito Mendes, Andreia Neves Nunes, Antonio Colombini e Ian Velloza.

.

.

A actividade central do Atelier de Lisboa é o acompanhamento e orientação do trabalho artístico dos seus estudantes no contexto dos diferentes cursos realizados pela nossa Escola de Fotografia. Também está no centro da nossa actividade, enquanto Centro de Artes Visuais, a apoio ao desenvolvimento de projectos, produção e realização de exposições e produção e venda de livros de fotografia.

No ano em que o Atelier de Lisboa celebra 15 anos de actividade, inicia com esta mostra, um ciclo de eventos que acontecerá ao longo dos próximos meses.

.

.

.

Anabela Brito Mendes, Club Foot-Ball Bemfica

.

.

.

.

Anabela Brito Mendes, Club Foot-Ball Bemfica

Fotografia, livro (capa, ed. 1 ex.), aspetos da exposição (fot. António Bracons).

.

.

.

Andreia Neves Nunes, Procura de um lugar comum

.

.

.

.

Andreia Neves Nunes, Procura de um lugar comum

Fotografia, livro (capa, ed. 20 ex.), aspetos da exposição (fot. António Bracons).

.

.

.

Antonio Colombini, A fabric caught in the act

.

.

.

Antonio Colombini, A fabric caught in the act

Fotografia, livro (capa, ed. 50 ex.), aspetos da exposição (fot. António Bracons).

.

.

.

Ian Velloza, Oranges don’t grow here

.

.

Ian Velloza, Oranges don’t grow here, 2021 (livro, capa, ed. 1 ex.)

.

.

.

.

Anabela Brito Mendes nasceu em Luanda, Angola, 1963. Vive em Paço de Arcos. Foi jogadora federada de futebol 11. Foi dirigente desportiva, no Clube Futebol Bemfica, nos períodos de 1996/2004 e 2010/2017. Estuda no Atelier de Lisboa desde 201 2, tendo participado na exposição colectiva ‘Percursos’ (2014) com o trabalho “F”.

.

.

Andreia Neves Nunes. Lisboa, 1977. Em 2002 termina o Curso Superior de Design de Comunicação pela E.S.T.A.L. seguido do Curso Profissional de Fotografia na A.P.A.F. Termina o Curso de Projecto e Construção de um Livro no Atelier de Lisboa em 2021.

Colaborou como fotógrafa e designer de comunicação em diversos ateliers sediados em Lisboa. Foi co-fundadora do colectivo de fotografia Fragma em 2004. Actualmente alia o ensino, sendo professora no Atelier de Lisboa, à fotografia profissional como freelancer e autora. Expõe regularmente desde 2001.

.

.

Antonio Colombini (Fotoplasta). Italiano de origem, português de adopção, desde 2014 é apaixonado por música, cinema e fotografia. Tem um projecto dark electrónico chamado SONOPLASTA, decide então baptizar o seu alter-ego fotográfico de FOTOPLASTA, focado em retratos e concertos. Adora moldar som e luz porque são ondas que vibram ao nosso redor.

Estuda no Atelier de Lisboa desde 2018, primeiro realizou os Estudos Técnicos seguidos do curso de Projecto e Construção de um Livro.

Em 2020 editou o seu primeiro livro ‘A Fabric Caught in the Act’ inspirado no imaginário da banda Velvet Kills.

.

.

Ian Velloza. Nasceu em Moçambique, estudou na África do Sul e vive em Portugal. Entre 2019 e 2021 frequentou o Atelier de Lisboa, fez o Curso de Projecto, Curso Projecto e Construção de um Livro e a Residência Artística no Pico do Refúgio, São Miguel, com António Júlio Duarte e a Residência Artística na Serra do Açor, com Jem Southam.

.

.

.

Pode ver desta exposição os trabalhos de Maria lnês Martins, Pedro Pedroso e Sofia Pratas Morais, no FF, aqui.

Pode conhecer melhor o Atelier de Lisboa, aqui (site) e a sua atividade no FF, aqui.

.

.

.