AAVV, VALORES DE UMA REVOLUÇÃO

Exposição na galeria CC11@Imago, em Lisboa, de 12 de abril a 12 de maio de 2024.

.

.

.

Escreve a direção do CC11 sobre a exposição:

.

Para celebrar os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o Centro Cultural 11 (CC11) promove uma exposição colectiva que pretende envolver os visitantes numa viagem através dos ideais e legados deste momento histórico marcante para Portugal. Sob o tema Valores de uma Revolução, esta exposição é uma oportunidade única para reflectir sobre os valores fundamentais que moldaram o país nas últimas décadas.

A iniciativa desafiou os associados do CC11 a contribuir com obras representativas, seja uma fotografia, um cartoon, uma frase, um desenho ou uma colagem, todos explorando os diferentes matizes dos valores revolucionários. Além disso, num gesto de partilha e convivialidade, incentivou-se os membros a trazerem consigo um amigo, expandindo assim o alcance e o impacto desta mostra cultural.

Com a participação de 98 autores, provenientes de diferentes gerações (nascidas entre 1934 e 2000), a exposição apresenta um mural que resgata o espírito libertário da época, oferecendo uma visão plural e diversificada dos ideais que inspiraram a Revolução dos Cravos. Cada obra exposta é uma peça do puzzle que compõe esta narrativa colectiva, onde cada autor expressa a sua visão única e pessoal.

Como contraponto a esta obra colaborativa, apresentamos uma projeção de fotografias do período colonial, capturadas por Marques Valentim, membro do Destacamento de Fotografia e Cinema do Exército Português entre 1972 e 1974. Esta projeção, intitulada Inglória, encerra a exposição ao evocar um período traumático da nossa história recente. Imagens que são um testemunho visual dos eventos que desencadearam o movimento dos capitães, liderando à Revolução de Abril.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2024

(e imagens de: Rita Chantre, Alfredo Cunha, Fernando Correa dos Santos, Inácio Ludgero, Francisco Ricarte, Luís Filipe Catarino, Lígia Pinto, Daniel Rocha, Enric Vives Rubio, Paulo Nunes dos Santos, João Miguel Barros, João Porfírio, Paulo Alexandrino, Valter Vinagre, Ricardo Lopes, Rui Caria, Paula Arinto, Gonçalo Lobo Pinheiro, Alina Zaharia, Susana Paiva, Helena Melo, Rute Reimão, Marques Valentim)

.

.

.

A exposição “Valores de uma revolução”, reúne obras de 98 autores, está patente na Galeria CC11@Imago, na Rua Vale de Santo António 50A, em Lisboa, de 12 de abril a 12 de maio de 2024, de quinta a sábado, das 15:30h às 19:30h.

.

.

Destacam-se três momentos especiais que convidam o público a visitar esta exposição:

– Inauguração (12 de abril): o momento para descobrir uma obra colectiva que (re)visita uma ideologia de Liberdade, marcando o início desta jornada.

– Dia 25 de Abril: uma festa popular e com música ao vivo para comemorar o 50.º aniversário da Revolução de 1974, num ambiente de celebração e reflexão.

– Encerramento (12 de maio): a oportunidade para os visitantes levarem consigo uma recordação especial, escolhendo uma obra da exposição por um valor simbólico e facultativo.

.

.

.

Sobre a projeção “Inglória” de Marques Valentim, no FF, aqui.

.

.

.