ANTÓNIO BRACONS, NO CENTENÁRIO DE VARELA PÈCURTO E UMA VIAGEM NO METRO MONDEGO

Bom Ano de 2026!

.

.

.

Em 27 de abril de 2025 o fotógrafo Varela Pècurto completou 100 anos de vida. Um grupo de amigos juntou-se para com ele celebrar o aniversário com um almoço nessa data, mas o mesmo teve de ser adiado, vindo ter lugar a 22 de junho, em Coimbra, próximo da data do lançamento da reedição do seu livro “Voar Sobre Coimbra…”, edição da Câmara Municipal de Coimbra, agora com a referência “Nos 100 anos de Varela Pècurto”.

Estiveram presentes vários amigos, elementos do Município, particularmente do pelouro da Cultura, incluindo a vereadora – Pècurto doou parte do seu espólio à Câmara de Coimbra –, entre outros. Como amigo de Pècurto, que conheci quando fui estudar para Coimbra, em 1984, à frente do balcão da casa Hilda, no Largo da Portagem, estive presente nesta homenagem, que se iniciou com um almoço, incluiu a visualização de algumas fotografias de Pècurto por ele comentadas e…

Uma surpresa acolheu os presentes: o administrador do Metro Mondego, Eng.º João Rui Marrana, ofereceu a Varela Pècurto um passe do Metro Mondego, emitido na data do seu aniversário e válido por 5 anos! E, de seguida, um passeio, experimental, de Metrobus, entre o Largo da Portagem e o Parque de Material e Oficinas, em Sobral de Ceira, estendido aos presentes e a funcionários da empresa. De referir que, à data, ainda não tinham tido início os ensaios e testes à rede, eixo Coimbra – Miranda do Corvo – Lousã, para que o sistema iniciasse a sua operação oficial neste mês de dezembro de 2025.

Trago hoje, a fechar o ano de 2025, esta homenagem a este grande fotógrafo, que não imaginava vir a fazer uma viagem de Metro em Coimbra… E orgulhoso, fez. E sobre esta viagem…

.

.

.

António Bracons, No centenário de Varela Pècurto e uma viagem no Metro Mondego, 22.06.2025

.

.

.

Este é um sinal de confiança e de esperança.

Que o Novo Ano de 2026 seja um ano de Paz e Serenidade!

.

.

.

Pode conhecer mais sobre Varela Pècurto no FF, sobre a sua vida, aqui, sobre a sua obra: aqui, onde também se fala do livro “Inventor de Esquecimentos”, o livro “Coimbra Vista por Miguel Torga”, aqui e o catálogo da exposição “Batalha de Sombras”, aqui.

.

.

.