TIPO PASSE, NO m|i|mo
Exposição no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, de 15 de julho a 31 dezembro de 2025.
.
.
.
O convite é feito nas redes sociais e no site, para o dia da cidade de Leiria, 22 de maio, neste ano de 2025, foi das 11:00 às 13:00:
.
Porque acreditamos que a cidade somos nós, porque acreditamos que são as pessoas que fazem os lugares, vem fazer um retrato e mostrar quem é Leiria. Traz a avó, os amigos, o gato, o malmequer, as tuas rugas, os teus olhos, a tua persona e vem celebrar a cidade e a vida connosco.
Os retratos são um caminho para atravessar o tempo. São origem, momento e posteridade. Hoje que tudo é rápido e descartável, hoje que milhões de fotos são feitas e esquecidas sem cuidado, talvez seja importante voltar à solenidade da pose para a eternidade. Antes que sejamos todos um prompt ou uma selfie à beira mar perdida num feed indiferenciado, vem deixar em luz o teu rosto e a época em que vivemos, como um todo, como uma comunidade, diferentes e iguais.
No dia do município, voltamos ao centro histórico com 12 fotógrafos para retratar gratuitamente os leirienses que queiram fazer parte deste documento que vivemos
.
.
É assim que,
.
O Café Central, uma associação cultural leiriense, numa produção com o Município de Leiria, vem, através desta exposição, mostrar o trabalho que fotógrafos leirienses têm vindo a realizar para assinalar no Dia da Cidade, onde anualmente montam vários “estúdios” de rua espalhados por Leiria, oferecendo retratos digitais a preto e branco, com espírito de bairro.
Criam assim, através dos rostos que percorrem a cidade, um documento que perdurará como retrato do que somos, e fomos, como comunidade que habita Leiria, relembrando que numa altura em que tudo é rápido e descartável, e que milhões de fotos são feitas e esquecidas sem cuidado, talvez seja importante voltar à solenidade da pose para a eternidade.
Esta associação acredita que os retratos são um caminho para atravessar o tempo. São origem, momento e posteridade. São as mudanças impressas pela luz que fazem o mapa de regresso à nossa vida.
Ao trazer alguns destes rostos para o m|i|mo, acredita-se que a posteridade do agora é um documento imprescindível para guardar para o futuro.
.
No site “Tipo Passe” podem ser vistos os retratos dos vários fotógrafos, registados ao longo dos anos. De uma pesquisa breve, mostro um retrato de cada um dos autores apresentados este ano:
.
.
.
Tipo Passe, Alguns retratos: Ana Veloso, Carla de Sousa, Carolina Miguel, Enric Vives-Rubio, Joaquim Dâmaso, Kid Richards, Maria Kowalski, Né Themudo, Nuno André Ferreira, Paulo Cunha, Ricardo Graça, Rita Carmo, Sal Nunkachov.
.
.
.
Aspetos da exposição, 2025
.
.
.
“TIPO PASSE” é uma exposição dos fotógrafos Ana Veloso, Carla de Sousa, Carolina Miguel, Enric Vives-Rubio, Joaquim Dâmaso, Kid Richards, Maria Kowalski, Né Themudo, Nuno André Ferreira, Paulo Cunha, Ricardo Graça, Rita Carmo, Sal Nunkachov, promovida pelo Município de Leiria, com curadoria do Café Central, está patente no m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento, na R. de S. Pedro, na Cerca do Castelo, em Leiria, de 15 de julho a 31 dezembro de 2025.
.

.
.
.
Mais informação aqui.
.
Cortesia: m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento
.
.
.



















