RUI SANTOS, AS ÁRVORES DA VIDA
Exposição na Biblioteca Municipal Dr. António Baião, em Ferreira do Zêzere, de 3 a 29 de novembro de 2025.
.
.
.
A mostra [As Árvores da Vida] celebra a profunda ligação do ser humano ao meio ambiente, através de um conjunto de imagens captadas ao longo de vários anos, dedicadas à presença silenciosa e intemporal das árvores. (…) presta homenagem à sabedoria natural que as árvores emanam, convidando o público a parar, observar e refletir sobre a forma como coexistimos com o mundo natural.
Para além da contemplação estética, a exposição assume também um tom de questionamento: “Até quando fará a vida das árvores parte da nossa? A cada ano, desaparecem a um ritmo alarmante, e esse desaparecimento coloca em causa a sobrevivência das próprias espécies, mas também a continuidade da vida humana tal como a conhecemos. O silêncio das árvores, tantas vezes ignorado, ecoa como um aviso.” Rui Santos propõe um exercício de escuta: “Deveríamos reaprender a ouvir a natureza e a reconhecer que aquilo que julgamos ser firmeza pode, afinal, ser aquilo que nos ensurdece.”
“Esta exposição é um gesto de gratidão, mas também de inquietação. É um apelo à consciência coletiva, para a responsabilidade na preservação deste elo vital do qual depende o nosso futuro.”
A exposição “As Árvores da Vida” marca assim mais um momento essencial no percurso artístico de Rui Santos, que desde 2020 desenvolve o projeto Living Impressions – Photography, uma viagem visual que cruza a natureza e a paisagem com o cosmos e a reflexão existencial.
.
.
.
Rui Santos, As Árvores da Vida
.
.
.
Rui Santos, Aspetos da exposição, 2025
.
.
.
A exposição de Rui Santos, “As Árvores da Vida”, pode ser vista na Biblioteca Municipal Dr. António Baião, em Ferreira do Zêzere, de 3 a 29 de novembro de 2025.
.

.
.
.

.
Rui Santos, natural de Leiria, começou o seu percurso artístico na área da música, onde desenvolveu um espírito autodidata, que transpôs também para a fotografia.
Em 2020, iniciou o seu percurso fotográfico com o projeto Living Impressions – Photography, onde explora várias vertentes fotográficas, entre as quais se destaca a astrofotografia.
O seu trabalho foi publicado nas revistas National Geographic, BBC Sky At Night e Astronomia. Foi também destacado pela NASA e divulgado em plataformas científicas de renome como Space.com, Earthsky, The World at Night e Sky and Telescope.
Ao longo deste percurso, contabilizam-se várias conquistas em concursos nacionais e internacionais, destacando-se a distinção pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa, na categoria de Geodiversidade, em 2024, e vencedor, por votação pública, do Concurso Internacional de Fotografia PhotoFuniber, também em 2024.
O ano de 2025 tem sido dedicado à colaboração com entidades científicas e editoriais de referência, tendo o seu trabalho sido publicado em revistas como a BBC Sky at Night (Reino Unido), Astronomy (EUA), Astronomia (Espanha), Perspetiva (Portugal), Amateur Astrophotography Ezine (EUA) e Cosmo 2050 (Itália).
.
.
.
Sobre a série “O espaço dentro de nós”, no FF, aqui.
Pode conhecer melhor a obra de Rui Santos no seu site, aqui.
.
Cortesia: Rui Santos
.
.
.












Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . OUTUBRO A DEZEMBRO . 2025 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
❤️