EURICO LINO DO VALE, DO TEATRO AO RETRATO

Exposição no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, de 31 maio a 20 de setembro de 2025.

.

.

.

A obra de Eurico Lino do Vale é centrada no retrato, passando também, de modo pontual, pelo autorretrato.

Esta exposição faz uma apresentação geral da sua obra, que se desenvolve ao longo de quase 30 anos.

.

A exposição do TEATRO ao RETRATO de Eurico Lino do Vale, reúne obras do acervo do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico e uma seleção de fotografias provenientes de várias instituições e coleções particulares.

A curadoria de António Pedro Mendes e Sofia Castro pretende pontuar momentos da produção fotográfica de Eurico Lino do Vale, que evidenciam uma teatralidade e uma vertente cenográfica constante no seu modus operandi.

As imagens que o fotógrafo cria e regista e que tornam o seu olhar particular, ecoam práticas dos estúdios fotográficos, evidenciando-se assim, as orientações do fotógrafo, o uso eficaz da luz, o recurso a fundos, adereços e outros elementos, que constroem ambientes e narrativas protagonizadas pelo retratados.

Eurico Lino do Vale é um fotógrafo que pensa como um diretor de cena, sendo responsável por todos os aspetos relacionados com a cena que pretende ou tem interesse em fotografar. Envolvido de forma ativa na construção da imagem, atua como um encenador, cria a cenografia preparando o espaço, recorrendo a adereços e figurinos, dispondo os atores e usando um léxico que transforma o estúdio fotográfico num palco.

A mostra inclui provas analógicas de grandes dimensões, provas atuais e duas projeções a partir de séries fotográficas realizadas especificamente para a exposição, que se estende por três salas do Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico e onde se podem encontrar, tipologias como auto-retratos, retratos de família e outras imagens “encenadas” de séries nunca apresentadas ao público.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2025

.

.

.

A exposição “do TEATRO ao RETRATO”, de Eurico Lino do Vale, com curadora de António Pedro Mendes e Sofia Castro, encontra-se no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, na Rua da Palma, 246, em Lisboa, de 31 maio a 20 de setembro de 2025, de segunda-feira a sábado das 10:00 às 18:00.

.

.

.

.

Eurico Lino do Vale nasceu no Porto a 13 de agosto de 1966. Vive e trabalha em Lisboa.

Em 1993 concluiu o plano de estudos completo em fotografia no AR.CO, Lisboa, e no ano seguinte obteve uma bolsa de estágio da Fundação Calouste Gulbenkian para o Royal College of Art em Londres. Em 1995 recebeu uma nova bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para a Academia de Belas Artes de Düsseldorf e em 1997 terminou o “MeisterSchueler” pela Kunstakademie, Düsseldorf, Alemanha.

Expõe individualmente desde 1999. O seu percurso artístico teve início com a Exposição “Retratos de Alfama” integrado no projeto “Lisboa anos 90”, produzido pela Câmara Municipal de Lisboa, no Convento de São Salvador, Alfama, Lisboa. Nos anos seguintes surgiram outras exposições individuais em que usa o retrato como tema central do seu trabalho: em 2001 a Exposição “A Nova Geração” Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal; e a Exposição “Retratos e outras situações encenadas”, Galeria ARA, Lisboa. Em 2003 a exposição “Retratos de Homens” na Galeria Luís Serpa Projectos, Lisboa. A Exposição “Retratos dos túmulos dos Reis de Portugal” Galeria Carlos Carvalho, Arte Contemporânea, Lisboa, 2007, foi responsável pela sua nomeação ao prémio BESphoto em 2008, o mais importante prémio nacional de fotografia.

Está representado em várias coleções públicas e privadas, nomeadamente na coleção permanente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal; na coleção da Maison Europeene de la Fotografie, Paris; na coleção Fundação PLMJ, Lisboa, Portugal; na coleção Banco Central Europeu, Frankfurt; na coleção Banco Espírito Santo, Portugal, entre outras.

.

Pode ver a lista de exposições individuais e coletivas aqui.

.

.

.