AFINIDADES

A exposição esteve patente na Casa da Cultura José Marmelo e Silva,no Paul, Covilhã, de 28 de junho a 25 de julho de 2025.

.

.

.

Todos diferentes, todos iguais.

.

Afinidades é uma exposição colectiva. Uma exposição colectiva nunca é perfeita, dirão os mais cépticos. Giovanni Pico della Mirandola afirmava que, precisamente por ser “imperfeito”, o ser humano tinha uma grande vantagem sobre os anjos (esses são perfeitos!): poder aperfeiçoar-se sempre, infinitamente.

Afinidades (re)une 27 modos de ver (e de ser visto). Diz Didi-Huberman que a imagem não é apenas objecto do nosso olhar, mas também algo que nos questiona – ela olha-nos de volta. A visão não é uma operação mental que capta objectos externos. Ao olharmos também somos vistos. Todos diferentes, todos iguais.

Sem tema aparente, Afinidades interpela-nos na identidade e alteridade, no “eu e o outro”. Ver uma imagem é um encontro com o outro, com o que resiste à adaptação, ao domínio, à nomeação. Ver é entrar, portanto, numa relação de alteridade. 

A imagem tem uma força que ultrapassa a sua visibilidade imediata, porque é portadora em si do invisível, do indizível, do que nos escapa.

A imagem é um acto de poder, um acontecimento ético, uma escolha que não se reduz a um objecto, que exige de nós não apenas leitura, mas escuta e abertura.

A fotografia enquanto linguagem convoca o encontro do eu com o outro.

Este encontro de artistas é um gesto colectivo de escuta, reconhecimento e celebração da diversidade e da multiplicidade.

Uma demonstração de que, mesmo partindo de lugares tão distintos, podemos convergir no respeito, na sensibilidade e no desejo de um mundo melhor, mais humano.

.

Nelson Marmelo

.

.

.

Elena Mediavilla, Elsa Figueiredo, Gabriella Orosz, Helene Albadalejo, Isabel Tiessen Pastor, Julian Ollo, Mercedes Castro, Miguel Mendez, Nelson Marmelo, Nuno Santos Loureiro, Roberto Scardoni, Stephane Hossard, TUSA, Virgínia Gonzalez Moreno

.

.

.

A exposição coletiva “Afinidades”, com curadoria de Nelson Marmelo, esteve patente na Casa da Cultura José Marmelo e Silva, no Paul, Covilhã, de 28 de junho a 25 de julho de 2025.

.

.

.

.

Cortesia: Nelson Marmelo.

.

.

.