PAULA SAMPAIO, O LAGO DO ESQUECIMENTO
A exposição integrou o iN’25 – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, esteve patente na Biblioteca Municipal de Gaia, em Vila Nova de Gaia, de 3 a 31 de maio de 2025.
.
.
.
Nada
é o que deixa de ser.
Nunca
o que jamais houve.
Onde houve o homem,
há o nada..
Silviano Santiago
.
.
O projeto “O Lago do Esquecimento” está sendo realizado na área do lago de Tucuruí (PA), desde 2011. É composto por fotografias do cemitério de árvores (afogadas após o represamento das águas do rio Tocantins para construção da Usina Hidroelétrica de Tucuruí) e depoimentos de moradores do lago.
.
O rosto de concreto é a tradução do regime autoritário que, na década de 1970, deu início à construção da quarta maior hidroelétrica do mundo: Tucuruí. E ninguém pode imaginar que ao atravessar o túnel de acesso ao lago de mais de 3 mil quilômetros quadrados, formado pelo represamento das águas do rio Tocantins, está cruzando com a energia de, aproximadamente, 45 trilhões de litros d’água.
Mas, ao tomar a barca e iniciar essa viagem, as cifras gigantes se materializam na paisagem fossilizada e estranhamente poderosa das árvores que silenciosamente revelam os restos das florestas, dos animais, das cidades, das tribos indígenas e das histórias afogadas nesse lago de esquecimentos. Lá, invisíveis, estão mais de seis mil pessoas que vivem no topo das mais de mil ilhas formadas pelo represamento das águas ao longo de 270 quilômetros quadrados de território paraense.
Isso tudo é somente o prólogo dessa história. Existem atualmente mais três grandes hidrelétricas sendo construídas em rios amazônicos e outros tantos projetos em estudo. Então, será que vamos continuar viajando por infinitas paisagens de esquecimentos e conveniências variadas?
.
Paula Sampaio
Maio de 2012
.
.
.
Paula Sampaio, O Lago do Esquecimento
.
.
.
Paula Sampaio editou o livro homónimo:
.
Paula Sampaio
O Lago do Esquecimento
Fotografia: Paula Sampaio / Texto: Adolfo Gomes, Pedro Afonso Vasquez, Rose Silveira e depoimentos de moradores do lago
Belém, Pará, Brasil: Edição da Autora / 2023
Português / 72 pp
Capa mole / 500 ex
ISBN: 978-85-915791-0-5
Pode descarregar o livro no site da autora, ver abaixo.
.
.
.
.
.
A exposição de Paula Sampaio, “O Lago do Esquecimento”, integrou o iN’25 – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, esteve patente na Biblioteca Municipal de Gaia, Rua de Angola, em Vila Nova de Gaia, de 3 a 31 de maio de 2025.
.

.
.
.
Paula Sampaio. Belo Horizonte (MG), em 1965. Ainda menina, veio com sua família para a Amazônia. Escolheu Belém para viver e trabalhar. Começou a fotografar profissionalmente em 1987 e optou pelo fotojornalismo e a documentação.
Formada em Comunicação Social (UFPA), especialista em Semiótica (PUC/MG), optou pelo fotojornalismo e dedica-se a documentar processos de migração e colonização na Amazônia a partir do quotidiano de comunidades que vivem às margens de grandes projetos e estradas, principalmente nas rodovias Belém–Brasília e Transamazônica.
Os seus trabalhos já foram premiados pela Funarte/RJ, Mother Jones Fund for Documentary Photography/EUA, Fundação Vitae, Prêmio Porto Seguro Brasil Fotografia, FRM, Fundação Ipiranga, SECULT/PA, ANDI, FENAJ/DF e UFRS/UNICEF/RS. Recebeu distinções do IPHAN, Fundação Conrado Wessel, Humanity Photo Award/China, Instituto Marc Chagall e FINEP. Possui obras nas coleções do MAM/SP, MASP/PIRELLI, MACRS, Fundação Biblioteca Nacional/RJ, Enciclopédia Itaú Cultural, Joaquim Paiva, Fundación Comillas e ProDocumentales/ Espanha, Fifty Crows/EUA e TAFOS/Peru.
.
.
.
.
.
.
Pode conhecer mais sobre a obra de Paula Sampaio, aqui, , onde pode descarregar o livro.
Pode saber mais sobre o Festival iNstantes no FF, aqui, no site do Festival, aqui.
.
Cortesia: iNstantes – Associação Cultural.
.
.
.

















Pingback: AGENDA . iNSTANTES 2025 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA DE AVINTES – 12.ª EDIÇÃO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA