KEN CARLSON, SOMBRAS NO DESERTO

A exposição integrou o iN’25 – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, esteve patente nos Bombeiros Voluntários de Avintes.

.

.

.

Esta coleção ilustra várias maneiras pelas quais uso sombras como uma ferramenta para fotografar e também como uma ferramenta de expressão na fotografia. Perceber e utilizar as sombras enquanto examino a cena á minha frente, ou enquanto componho a foto, ou enquanto a modifico no pós-processamento tornou-se importante para a minha fotografia. Acho isso verdade, seja a produzir imagens documentais, significativas ou Belas Artes.

Há momentos que usarei a sombra como assunto da foto, como nas fotos 2, 6, 8 e 10, enquanto em outros casos, a sombra é um elemento de suporte, como nas fotos 5, 9 e 12. Outra maneira de usar as sombras é como parte da hierarquia de textura. Por exemplo há muita textura nas fotos 2, 3 e 4 e as sombras menos texturizadas criam algum alívio para o olho. Outro uso composicional das sombras é o equilíbrio visual, como visto nas fotos 5, 9 e 10.

Também considero como as sombras melhoram a minha auto-expressão, como usar a emoção. Nas fotos 11 e 15 criei uma sensação suave e gentil que me relaxa quando a vejo na minha parede. Mas então posso usar a sombra para gerar maravilha ou mistério como nas fotos 1, 3, 10 e 12.

Ultimamente, às vezes uso sombras apenas porque elas criam uma imagem que me dá prazer, como na foto7.

Estes são apenas alguns exemplos do valor das sombras, e eu desafio o a olhar para esta coleção para ver o que as sombras podem fazer e como você as usaria na sua fotografia.

.

.

.

Ken Carlson, Sombras no deserto, #3 – #6 – #9 – #11

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2025

.

.

.

A exposição de Ken Carlson, “Sombras no deserto”, integrou o iN’25 – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, encontrando-se nos Bombeiros Voluntários de Avintes, R. 5 de Outubro, 4093, de 3 a 31 de maio de 2025.

.

.

.

.

Ken Carlson é um fotografo amador avançado que vive na parte nordeste dos Estados Unidos. Nos últimos 16 anos, ele foi competidor, juiz, apresentador de workshops e palestras, professor e mentor. Ele tem sido ativo no mundo dos clubes de fotografia a nível local, regional e nacional, O seu trabalho foi exibido em vários locais, como museus, galerias e num parque estadual.

Três palavras que descrevem o que ele tentou obter da sua experiência fotográfica são aprendizagem, ensino e aventura. A ênfase foi na natureza e paisagem enquanto ele viajava extensivamente pela América do Norte, América do Sul, norte da Europa e Africa.

Com o passar da idade, a parte da aventura precisou de ser reduzida e substituída por Belas Artes. Embora ainda faça muito trabalho a cores, a fotografia a preto e branco é a sua ênfase. Ele faz a sua própria impressão, tapetes e molduras, bem como faz livros autopublicados para as suas apresentações.

Reformado de uma vocação tradicional, ele é muito ativo na fotografia. Está atualmente matriculado no Maine Media College a fazer o mestrado em Belas Artes. Mora com a sua esposa Cotton e dois labradores na costa do Maine.

.

.

.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre a obra de Ken Carlson, aqui.

Pode saber mais sobre o Festival iNstantes no FF, aqui, no site do Festival, aqui.

.

Cortesia: iNstantes – Associação Cultural.

.

.

.