JORGE COIMBRA, VISÕES

Exposição n’ A Pequena Galeria, em Lisboa, de 22 de fevereiro a 22 de março de 2025.

.

.

.

“Visões” é uma seleção de fotografias realizadas ao longo de vários anos, com algumas características comuns.

Visões, nesta abordagem, significam alucinações, ilusões, aparições ou sonhos.

No nosso quotidiano, depara-mo-nos com uma conjugação de referências visuais decorrentes de reflexos, transparências, sombras, elementos que seriam capazes de confundir o nosso olhar, se ele não fosse, por necessidade, seletivo. Esses elementos são frequentemente filtrados, para facilitar o caminho dos nossos dias.

Ao obter estas imagens tirei partido daquilo que muitas vezes a nossa vista ignora.

Costumo fotografar na rua sem um objectivo definido, apenas atento ao que vou encontrando, aquilo que pode caber num enquadramento, num retângulo, que faça sentido e que possa criar uma composição esteticamente conseguida, ou que diga algo, mesmo ao nível do subconsciente.

.

Jorge Coimbra

.

.

.

Jorge Coimbra, Visões

.

.

.

“Visões”, de Jorge Coimbra, está em exposição n’ A Pequena Galeria, na Av. 24 Julho, 4C, em Lisboa, de 22 de fevereiro a 22 de março de 2025.

.

.

.

.

.

Jorge Coimbra (Lisboa, 1960).

Tem formação de base em engenharias e estudou fotografia no CENJOR.

Na juventude experimentou o analógico, mas só no virar do século e com o digital, voltou com paixão à fotografia.

Começou por abordar a fotografia de paisagem com cenários onde existem árvores, animais, barcos ou elementos arquitetónicos.

Ao longo do tempo, nas suas imagens, o ambiente urbano tem vindo a tornar-se preponderante, sem deixar de abordar os mais variados motivos fotográficos.

Tem fotografias suas publicadas em vários livros didáticos de fotografia e tem livros de autor editados. Participou em exposições coletivas e individuais.

.

.

.

Cortesia: Jorge Coimbra

.

.

.