JOSÉ LUÍS SANTOS, DIÁRIOS DO CÁUCASO
Exposição no Centro de Reabilitação do Norte, em Valadares, de 29 de janeiro a 5 de março de 2025.
.
.
.
José Luís Santos, fotógrafo e viajante, transporta-nos à região do Cáucaso com a exposição que apresenta no Centro de Reabilitação do Norte, em Valadares.
.
.

.
.
.
.
José Luís Santos, Diários do Cáucaso
.
.
.
Associação iNstantes, Aspetos da exposição. Inauguração, com Pereira Lopes (Assoc. iNstantes), 2025
.
.
.
A exposição “Diários do Cáucaso”, de José Luís Santos, é a centésima Proposta Fotográfica do iNstantes, está patente no Centro de Reabilitação do Norte, Av. Infante de Sagres, 349, em Valadares, de 29 de janeiro a 5 de março de 2025.
.

.
.
.
José Luís Santos. Natural da Lousã, nascido em 1980, é professor de História e fotógrafo. Inicia em 2000 a sua colaboração no jornal “Trevim”, quinzenário de informação local, ano em que vence o primeiro prémio e uma Menção Honrosa num concurso de fotografia. Com o dinheiro do prémio, parte pouco depois para a Europa num InterRail.
Em 2002, inicia uma nova fase da sua vida ao partir para Siena, em Itália, onde fica a viver um ano ao abrigo do programa universitário Erasmus. Nos anos seguintes, viajará com as suas câmaras por toda a Europa e Médio Oriente (Turquia, Jordânia, Síria e Egipto). No outono de 2007, parte para os Açores para aí lecionar. Aproveitará para “dar um pulo” aos Estados Unidos e, em 2009, ruma a Cuba para obter uma opinião pessoal sobre a ilha de Fidel. No ano seguinte, a Rússia será o destino escolhido. Percorreu a China em 2011 e, no ano seguinte, fascinou-se com o Irão. Apanha um barco para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e passa ainda por Omã para molhar os pés no oceano Índico.
Em 2013, parte para a descoberta do Cáucaso, percorrendo a Geórgia, Arménia e Azerbaijão, além das autoproclamadas repúblicas independentes da Abecázia e do enclave de Nagorno Karabakh. Em 2014 regista o Líbano, Jordânia e Israel, território muito sensível e em eterna disputa. No ano seguinte, orientou a sua viagem para a Ásia central: Quirguistão e Uzbequistão. Nestes últimos anos, percorreu a Tailândia, Camboja e Índia, regressando também à Geórgia, China e ao Quirguistão.
É, atualmente, líder de viagem da «Fotoadrenalina», um projeto fotográfico que promove experiências por todo o mundo.
.
.
.







Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JANEIRO A MARÇO . 2025 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA