CATARINA CESÁRIO JESUS, THIS IS WHERE OUR STORY ENDS
Integra a exposição do Prémio da BF24 – Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, patente no Celeiro da Patriarcal, de 30 de novembro de 2024 a 19 de janeiro de 2025.
.
.
.
Nesta exposição, a narrativa da existência é capturada numa série de imagens que transcendem o tempo e o espaço, revelando a essência efémera da vida. Cada fotografia reflete uma jornada profundamente pessoal e autobiográfica, mas amplamente devota a uma ideia universal, onde paisagens noturnas e dias ensolarados se fundem, e a felicidade e a melancolia coexistem numa dança subtil.
O trabalho é uma meditação visual sobre a fragilidade do ser, explorando a complexidade de ser humano — de se ficar sozinho, mas ainda assim pertencer aos outros. O corpo percorre espaços físicos e emocionais, onde areia, pele e pedra se tornam uma única substância, celebrando a vida a cada disparo.
Aqui, os momentos de torpor e êxtase entrelaçam-se, tal como o conforto e o desconforto, o afeto e a dor, o início e o fim. Cada fotografia procura captar o delicado equilíbrio entre a ternura de um banho quente e a tristeza que antecede as lágrimas, compondo um testemunho silencioso da condição humana rumo a um espaço neutro dos dias que passam sem correr.
This is Where Our Story Ends não é apenas um fim, mas uma reflexão sobre a transitoriedade de tudo o que vivemos. É um convite para contemplar o que significa ser, amar, sofrer e, finalmente, existir.
.
.
.
Catarina Cesário Jesus, This is where our story ends
.
.
.
A série “This is where our story ends”, de Catarina Cesário Jesus, integra a exposição do Prémio da BF24 – Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, patente no Celeiro da Patriarcal, de 30 de novembro de 2024 a 19 de janeiro de 2025.
.
.
.
Catarina Cesário Jesus. Nasceu em 1996, em Lisboa, onde vive e trabalha. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes na Universidade de Lisboa e posteriormente formada em Fotografia pela escola Ar.Co. Desde o início do seu percurso académico procurou adquirir conhecimentos na área da fotografia, tendo ingressado em 2016 na Universidade Middlesex em Londres, onde expandiu a sua prática artística e afunilou nos estudos fotográficos. Em 2022 ganhou a bolsa Fundação Altice Portugal pelo Ar.Co e em 2023 foi finalista do prémio artes deste século – livros de fotografia. Integra exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro desde 2014.
Educação:
2021-2023 – Curso de Fotografia – Ar.Co, Lisboa
2022-2023 – Pós-graduação em Design de Interiores – Lisbon School of Design, Lisboa
2017-2021 – Licenciatura em Pintura concluída – Faculdade de Belas Artes, Lisboa
2020 – Formação no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa
2016-2017 – 1º ano da Licenciatura em Belas Artes concluído – Middlesex University, Londres
2015-2016 – Curso de Pintura – Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
2015-2016 – Curso de Fotografia – Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
Exposições:
2023 – Lisbon Photobook Fair 2023 – Arquivo Municipal de Lisboa
2023 – Exposição de Outono – Ar.Co Almada
2022 – Reserva para o Futuro – Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
2021 – Mostra de Fotografia – Ar.Co Xabregas
2019 – Galerias Abertas – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
2017 – I was born in Portugal – Middlesex University
Prémios:
Finalista do concurso Artes deste Século (2023)
Bolsa Altice – Ar.Co (2022-2023)
.
.

.
.
Sobre a BF24 – Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, regista a organização:
.
Trinta e cinco anos volvidos desde a sua criação, em 1989, a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira afirma-se hoje, em 2024, como o mais antigo evento de premiação exclusivamente dedicado à cultura fotográfica no nosso país, ostentando por isso um histórico assinalável ao nível da promoção da prática fotográfica portuguesa.
Apontada desde o início à revelação de novos talentos na área da fotografia artística, a Bienal apresenta uma matriz que partiu da estreita relação com as instituições de ensino artístico no âmbito fotográfico, para se projetar hoje, cada vez mais, na atenção à iniciativa individual dos artistas que fazem uso da fotografia numa perspetiva abrangente e transdisciplinar. Defensora do valor da descoberta e da avaliação da experiência visual que designamos como “fotografia”, a Bienal continua apostada em celebrar a liberdade e a ousadia do processo criativo, empenhando-se na consolidação de um programa cuja amplitude, dividida entre a premiação (Patriarcal) e a ação curatorial (Fábrica das Palavras, Galeria Paulo Nunes – Arte Contemporânea, Museu do Neo-Realismo, Museu Municipal de Vila Franca de Xira, Núcleo Museológico do Mártir Santo e numa segunda fase no Celeiro da Patriarcal), assegura à nossa cidade um estatuto de referência, no que à prática da fotografia contemporânea diz respeito.
Procurando chegar a todos os públicos, a exposição dos trabalhos dos finalistas candidatos aos Prémios (Bienal de Fotografia, Concelho de VFX e Tauromaquia) apresenta-se como resultado de uma criteriosa seleção elaborada por um Júri de Nomeação, constituído por Sofia Nunes, Pauliana Valente Pimentel e Cláudio Garrudo. Por sua vez, os premiados surgiram da decisão do Júri de Premiação, constituído por Bruno Sequeira, Ana Anacleto, Isabel Nogueira, José Maçãs de Carvalho e David Santos. A qualidade de cada uma das exposições individuais agora apresentadas no espaço expositivo do Celeiro da Patriarcal tem a assinatura dos artistas selecionados: Alexandre de Magalhães, Bruno Parente, Catarina Cesário Jesus, Daniel Malhão, Filipe Bianchi, Gonçalo C. Silva, Jorge Vale, Marcos Duvágo, Pedro Rocha, Ricardo Moita, Rodrigo Vargas e Rui Pereira.
.
.
.
A agenda da BF24, no FF, aqui. Mais informação sobre a BF24 aqui (site).
Sobre esta e outras edições da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, no FF, aqui.
.
.
.






Pingback: AGENDA . BIENAL DE FOTOGRAFIA DE VILA FRANCA DE XIRA – BF24 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA