JESSICA BACKHAUS, THE NATURE OF THINGS E INDICATIONS OF THE SEA
Exposição na Carlos Carvalho Arte Contemporânea, na R. Joly Braga Santos Lt F, r/c, em Lisboa, de 28 de setembro a 28 de dezembro de 2024.
.
.
.
Naquela que é a sua terceira exposição individual na Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, Jessica Backhaus apresenta duas das suas séries mais recentes, THE NATURE OF THINGS e INDICATIONS OF THE SEA.
Com a série THE NATURE OF THINGS, Jessica Backhaus coloca o foco no universo dos pequenos elementos e dos detalhes subtis que muitas vezes carregam significados mais profundos, podendo fornecer uma visão mais ampla da realidade das coisas. Essas nuances, embora aparentemente menores, podem transmitir mais do que é imediatamente óbvio. Estas obras capturam objetos e cenas comuns — sejam estes encontrados na realidade física do mundo ou encenados pela artista —, extraindo experiências pessoais e instintos para criar imagens que transcendem fronteiras pessoais. Estas obras possuem múltiplas camadas de compreensão e podem ser vistas como elementos de uma narrativa ou de uma experiência visual, compartilhando uma busca comum pelo que está por trás das imagens, refletindo a própria essência da existência.
Em INDICATIONS OF THE SEA, a artista enfatiza e reinterpreta a realidade através da colagem, utilizando este meio para destacar detalhes e criar novas perspectivas. Esta abordagem poética de nuances, texturas e de momentos fugazes é uma continuação da série de obras da artista, agora evoluindo seu vocabulário e prática para um espaço transicional entre a realidade e a abstração.
Em cada uma destas obras, há um esforço comum para expandir pequenos detalhes da vida quotidiana, transformando-os num microcosmo de experiências sensoriais. Ao focar-se em detalhes aparentemente insignificantes, a artista revela a complexa realidade das coisas simples, quase reduzindo-as à sua plasticidade elementar: luz, sombra, cor e volume, realçando a riqueza visual presente. Através dessas composições, Backhaus consegue destilar a essência das coisas, removendo o desnecessário e concentrando-se nas unidades mais simples. Essa redução ao mínimo não é uma simplificação, mas uma forma de amplificar a intensidade e a presença dos elementos, articulando a representação da realidade com a abstração.
.
.
.
Jessica Backhaus, The Nature Of Things e Indications Of The Sea
.
.
.
Carlos Carvalho Arte Contemporânea, Aspetos da exposição, 2024
.
.
.
“The Nature Of Things” e “Indications Of The Sea”, de Jessica Backhaus, está em exposição na galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, na R. Joly Braga Santos Lt F, r/c, em Lisboa, de 28 de setembro a 28 de dezembro de 2024.
.
.
.













