CATARINA ARAÚJO RIBEIRO, AUSÊNCIA OU FANTASMAS DO VAZIO MODERNO

.

.

.

Nesta série fotográfica, um ensaio profundo de Sociologia Visual, a beleza das imagens contrasta com a dureza da reflexão: nas sociedades modernas, haverá vida antes da morte? Estes 20 retratos de pessoas translúcidas como fantasmas, perdidas nas suas rotinas diárias, levantam questões sobre a alienação da vida quotidiana e o vazio existencial nas sociedades modernas. Reféns do tempo (sempre insuficiente e finito), cansados física e mentalmente, sedentários, consumistas, isolados, assoberbados pelo excesso de informação e pela saturação imagética, prisioneiros de uma realidade que cada vez nos afasta mais da nossa essência, das nossas necessidades e do nosso ritmo biológico – vivemos ou sobrevivemos nas sociedades modernas?

.

Catarina Araújo Ribeiro

.

.

.

Catarina Araújo Ribeiro, AUSÊNCIA ou Fantasmas do Vazio Moderno

.

.

.

Estamos? Não estamos? Como estamos?

Catarina Araújo Ribeiro através deste conjunto de fotografias, questiona o modo como vivemos e como estamos presentes naquilo que fazemos. Como sou? Como vivo?

Das atividades comuns às especiais, ao trabalho, à vida familiar, a falta de tempo (e de descanso), “num mundo caraterizado pelo excesso” – de informação, de imagens, de ofertas, de coisas, de atividades, em que acabamos por ter – ou querer – muitas coisas: físicas, materiais, experiências, emoções… Somos arrastados para “a alienação da vida quotidiana” e o consequente vazio existencial. Esquecemos que a felicidade está mais em “saborear as coisas internamente” do que em acumular indiscriminadamente.

Estou inteiro no que faço, ou disperso-me por um sem número de coisas?… O que é importante? O que é prioritário na minha vida?…

.

António Bracons

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2024

.

.

.

A exposição de Catarina Araújo Ribeiro, “AUSÊNCIA ou Fantasmas do Vazio Moderno”, esteve patente na Fábrica de Braço de Prata, em Lisboa, de 24 de outubro a 29 de novembro de 2024 (inicialmente prevista até 24.12.2024).

.

.

.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Catarina Araújo Ribeiro no FF, aqui.

.

Cortesia: Catarina Araújo Ribeiro / Caracool Fotografia

.

.

.