EDGAR MARTINS, ANTON’S HAND IS MADE OF GUILT. NO MUSCLE OR BONE. HE HAS A GUNG-HO FINGER AND GRIEF-STRICKEN THUMB, 2024
Livro. Exposição na Galeria Filomena Soares, em Lisboa, de 21 de setembro a 16 de novembro de 2024.
.
.
.
Edgar Martins
Anton’s Hand is Made of Guilt. No Muscle or Bone. He has a Gung-ho Finger and Grief-stricken Thumb
Fotografia: Edgar Martins / Ensaios: David Campany & Will Self
The Moth House / 2024
Inglês / 20,8 x 26,0 cm & *11,0×16,0 cm / 328 & *210 pp
Capa mole / 400 ex / Disponível em duas capas (nas cores laranja ou azul)
Edição especial / 100 ex. / Capa verde, com um segundo livro*, em inglês e árabe, inclui um álbum sonoro, o conjunto em slipcase
ISBN: 9780956908551
.
.
Edição normal e edição especial.
.
.
Anton’s Hand is Made of Guilt. No Muscle or Bone. He has a Gung-ho Finger and Grief-stricken Thumb [A mão de Anton é feita de culpa. Nenhum músculo ou osso. Ele tem um dedo entusiasmado e um polegar para a dor.] é um projeto documental baseado em pesquisa, em eventos reais, um lipograma e um estudo antropológico imaginário num só.
Esta publicação multifacetada inclui fotografias originais, fotografias de arquivo e imagens pesquisadas em fóruns privados islâmicos, líbios e da dark web. Inclui um álbum de paisagens sonoras investigativas – uma exploração das experiências cotidianas de um correspondente de guerra – e um livro de desenhos de cenas de guerra (apenas na edição de colecionador).
Desenvolvido no norte de África, entre 2019 e 2023, este projeto, parte documental e parte especulativo, baseia-se numa história e experiência comovente e muito pessoal: a morte e o desaparecimento do amigo próximo de Edgar Martins, o fotojornalista Anton Hammerl, durante a guerra da Líbia em 2011. O livro responde ao desaparecimento/morte de Anton Hammerl através de um exame da geografia, dos intervenientes e das circunstâncias que rodearam a sua morte, bem como de uma reflexão sobre o papel decisivo mas paradoxal que a fotografia desempenha em zonas de conflito.
Através de uma abordagem meta-representacional que olha para além do referente – que Martins chama de “documento impossível” – esta publicação representa uma tentativa ambiciosa de desenvolver um léxico visual que possa ser usado como uma ferramenta representacional e pedagógica para interrogar e documentar conflitos modernos, bem como ética fotográfica, luto e trauma.
“Anton’s Hand is Made of Guilt. No Muscle or Bone. He has a Gung-ho Finger and Grief-stricken Thumb” recebeu o prémio principal no SONY World Photography Awards 2023.
.
.
.
Edgar Martins, Anton’s Hand is Made of Guilt. No Muscle or Bone. He has a Gung-ho Finger and Grief-stricken Thumb, 2024
.
.
.
Na exposição patente na Galeria Filomena Soares, uma uma ‘Fotosniper’ foca uma fotografia de uns lábios que beijam, situado ao alto na parede oposta. Além das fotografias nas paredes, três plintos acolhem seis visores de slides, nos quais podemos ver outras tantas fotografias de vítimas de guerra. Uma ‘caixa’ negra, ao fundo acolhe uma gravação sonora, que somos convidados a ouvir com auscultadores e uma venda escura. Na sala ao lado, 20 telemóveis ‘Nokia’ dão-nos a ver nos seus pequenos ecrãs várias fotografias do conflito. Na entrada para essa sala, junto à entrada para a galeria, um alinhamento de retratos de homens e mulheres.
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2024
.
.
.
“Anton’s Hand is Made of Guilt. No Muscle or Bone. He has a Gung-ho Finger and Grief-stricken Thumb”, de Edgar Martins, está em exposição na Galeria Filomena Soares, na Rua da Manutenção, n.º 80, em Xabregas, Lisboa, de 21 de setembro a 16 de novembro de 2024.
.
.
.
Pode ver mais sobre o livro aqui.
Pode saber mais sobre a obra de Edgar Martins no FF, aqui e no seu site, aqui.
.
.
.





































