CLÁUDIA FISCHER, POR UM FIO

A exposição integrou o IMAGO LISBOA Photo Festival, esteve na Galeria Imago, em Lisboa, de 27 de setembro a 26 de outubro de 2024.

.

.

.

A exposição Por um Fio estabelece um diálogo entre as obras das séries CRISÁLIDA (2000- 2024), RANDOM DAYS (2019) e KOSTBARE FRACHT (2012). As imagens expõem o processo exaustivo de transformação da matéria, como gênese das preocupações ambientais da nossa sociedade de consumo. Os trabalhos refletem o conceito paradoxal do espírito criador humano e simultaneamente a sua natureza destruidora.

Em Por um Fio, podemos ver um conjunto de materiais usados, como papel, um emaranhado de fios, componentes eletrônicos, teclas, cartões de crédito cortados do Banco BES, e ouvir o som de gotas de água, etc. que configuram a nova cartografia do mundo, feito de máquinas apêndices do homem.

.

.

.

Cláudia Fischer, Por um Fio

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2024

.

.

.

A série de Cláudia Fischer, “Por um Fio”, integrou o IMAGO LISBOA Photo Festival, patente na Galeria Imago, na Rua do Vale de Santo António, 50 A, em Lisboa, de 27 de setembro a 26 de outubro de 2024 (inicialmente prevista até 2 de novembro).

.

.

.

CLAUDIA FISCHER Nasceu em Jena, Alemanha, 1969. Artista Plástica, Fotógrafa e Professora; vive e trabalha em Lisboa. Estudou fotografia no Kent Institute of Art & Design, Rochester, GB / Bournemouth College of Art & Design, Inglaterra; na Academia de Artes-Visuais de Leipzig e em 2005 completa o Master of Fine Art, Bauhaus-Universität Weimar / Oxford Brookes University, GB.

Das suas exposições individuais destacam-se Heimische Arten, Loris, Berlim (2009), The Point of No Return, Palácio de D. Manuel, Évora, Portugal; Personal Belongings, na Fundação Calouste Gulbenkian (2007); Corredores Habitados, Centro de Arte de Sines; O Passageiro Transparente, Galeria Luís Serpa Projectos (2006), Lisboa e Moving On na Kunsthalle Harry Graf Kessler, Weimar (2005). Das exposições colectivas destacam-se: Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, Arte Contempo, Lisboa (2009); O Fascínio de Ulisses – Viagens sem fronteiras, Galeria Luís Serpa Projectos, Lisboa (2008); Territórios de Transição, Galeria Luís Serpa Projectos, Lisboa (2007); Cabinet D’Amateur II, Galeria Luís Serpa Projectos, Lisboa (2006); Unus Mundus, Galeria Luís Serpa Projectos, Lisboa (2005) e Passage 04. Positionen zeitgenössischer Kunst, Kunstsammlung Gera (Gera, 2004).

.

.

.

Pode ver a agenda das exposições e eventos do IMAGO LISBOA Photo Festival 2024, no FF, aqui.

Pode ver mais sobre o IMAGO LISBOA Photo Festival 2024, no seu site, aqui.

Sobre outras exposições (dos vários anos), no FF, aqui.

.

Cortesia: IMAGO LISBOA Photo Festival.

.

.

.