AGENCE FRANCE-PRESSE, DANOS COLATERAIS
Exposição no Museu de Lamas, em Santa Maria de Lamas, de 18 de maio a 18 de agosto de 2024.
.
.
.
Conjunto de fotografias reunido pela primeira vez em formato Exposição / Instalação Artística que procura, através da captura/imobilidade de fragmentos do tempo, recordar-nos que a indiferença potencializa a barbárie.
Centra-se no caso concreto do conflito armado que, desde Outubro de 2023, fustiga o povo palestiniano da Faixa de Gaza, exemplo extremo de como o massacre diário de vítimas inocentes se transforma numa banalidade. No final de Fevereiro de 2024, o número de mortes ultrapassava já as trinta mil, numa contagem incessante e sem fim aparente à vista.
Cedidas na sua totalidade pela Agence France-Presse (AFP), a agência noticiosa mais antiga do Mundo, na sequência de uma selecção criteriosa e exclusiva do trabalho de vários dos seus fotojornalistas, que desde a primeira hora acompanham o conflito, permanecerão no Museu de Lamas durante pelo menos três meses.
À semelhança das edições anteriores, a sala que acolhe a Exposição, sofrerá uma transformação artística total, procurando-se proporcionar aos visitantes uma experiência mais aproximada da realidade retratada pelas fotografias.
O mote mantém-se, utilizar a arte não apenas como mero meio de entretenimento dos sentidos, mas também como veículo para a consciencialização e debate de ideias sobre questões incontornáveis do nosso tempo.
.
.
.
“Danos Colaterais”, Said Khalib – Said Khalib – Mohammed Zaanoun – Mahmud Hams – Belal Khaled – Majdi Fathi
.
.
Leonardo Rodrigues, Aspetos da exposição, 2024
.
.
.
A exposição de fotógrafos da AFP – Agence France-Presse, “Danos colaterais”, numa organização conjunta do Museu de Lamas com a Basqueiro – Associação Cultural, está patente no Museu de Lamas, em Santa Maria de Lamas, de 18 de maio a 18 de agosto de 2024 (todos os dias, 09h30 – 12h30 / 14h00 – 17h30).
.

.
.
.
Cortesia: Museu de Lamas.
.
.
.













