ELDAD RAFAELI, THE WAY TO THE HIGH MOUNTAIN

Exposição no Centro Português de Fotografia, no Porto, de 2 de março a 23 de junho de 2024.

.

.

.

Lemos no site do CPF:

.

Nome de destaque na fotografia contemporânea, a obra de Eldad Rafaeli sintetiza um novo tipo de subjetividade em que a intimidade e a crítica social convergem para criar imagens de grande beleza, potência e significado.

“The Way to the High Mountain” apresenta a obra seminal do artista israelita, revelando algumas imagens iconográficas da sua trajetória artística de quase 40 anos, ao lado de imagens produzidas recentemente, conduzindo o visitante por uma travessia entre a luz e a sombra. A fotografia de Eldad Rafaeli é um retrato impactante da complexidade das narrativas humanas, permeado por uma tensão dialética entre a vida e a morte.

.

.

O curador Richard Grosbard escreveu:

.

As fotografias de Eldad Rafaeli contêm mais do que a representação que vemos. Esculpidas pela luz nas sombras escuras, suas imagens carregam uma certa carga. Pergunta-nos como encontramos intimidade nas distâncias entre o fotógrafo e o seu modelo… Rafaeli construiu uma forma de mundo para comunicar os seus pensamentos e sentimentos mais íntimos sobre as ligações que vê entre ele e o seu modelo. A relação entre a luz e a escuridão em torno de diferentes áreas nas fotografias muda-as de um lugar bidimensional no tempo para uma poderosa representação tridimensional. Rafaeli utiliza uma luz discreta em suas imagens, o que obriga o espectador a focar nos detalhes escuros da fotografia. Com uma observação cuidadosa nos aproximamos das preocupações mais profundas do fotógrafo, que retratam a tensão do estado em que vivemos. Este é um lugar que não tem fronteiras, limites ou limites.

.

.

.

.

Sobre este projeto e o livro, refere Eldad Rafaeli:

.

Há muitos anos que venho tentando conectar padrões complexos de observação. Estes incluem várias abordagens e formatos, direcionados a uma ampla ação artística fotográfica.

O objetivo de conectar dezenas de projetos que filmei em todo o mundo, ao mesmo tempo em que criava minha própria linguagem e método de trabalho – em vez de depender de métodos disponíveis e limites previamente traçados – resultou neste livro.

De preferência, este corpo de trabalho seria novo, não linear e suscitaria questões sobre tempo, espaço, lugar, consciência, ética, intimidade e compaixão, juntamente com tudo o mais que me tem ocupado durante todos estes anos.

A desconstrução destes materiais é uma tarefa que exige uma nova perspetiva, uma nova estrutura e também diferentes formas de pensar; estar mais atento e recetivo aos aspetos do tempo e da consciência, ao familiar e ao contemporâneo, e principalmente ao tratamento que tenho dado a esses materiais até agora.

.

.

.

Eldad Rafaeli, The Way to the High Mountain

.

.

.

.

A exposição “The Way to the High Mountain”, de Eldad Rafaeli, com a curadoria de Ângela Ferreira, pode ser vista no Centro Português de Fotografia, Largo Amor de Perdição, no Porto, de 2 de março a 23 de junho de 2024.

.

.

.

[CPF], Eldad Rafaeli, Porto, 2024

.

Eldad Rafaeli, artista, fotógrafo e curador. Nascido em Israel, 1964.

As fotografias únicas de Rafaeli foram amplamente exibidas em muitos museus e galerias em Israel e no mundo, e estão presentes em muitas coleções notáveis, incluindo o Museu de Israel, Jerusalém e o Museu de Arte de Tel Aviv, entre outros. Ao longo dos anos foi galardoado com inúmeros prémios.

Rafaeli possui um estúdio de fotografia e artes no sul de Tel Aviv. É pai dedicado de Romi e Amir, e mora com o artista e designer Tal Angel.

Rafaeli leciona nas principais escolas de arte e universidades de Israel. O seu livro e o filme “The Way to the High Mountain”, publicado em abril de 2019, são as suas obras mais recentes e abrangentes.

.

.

.

Pode conhecer melhor o autor, aqui; sobre o livro, aqui.

.

.

.