ANA SOUKEF, MILHO, CORAÇÃO DA AMÉRICA

Dia Mundial do Ambiente.

A exposição integrou o iN’24 – 11.º Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

.

.

.

Milho, coração da América

.

Milho, maíz, avaxi, ixim, tlaoli. Seria possível enumerar centenas de nomes que esta planta recebeu em diversos lugares ao longo do tempo. Considerado mágico por muitas culturas, o milho foi o principal alimento para a resistência e sobrevivência dos povos no continente americano.

Capaz de prosperar nas altas montanhas do Peru ou nos territórios desérticos do México, ele se diversificou como a própria América. Não é por acaso que milho e corpo, nas diferentes cosmologias ameríndias, são inseparáveis, carne da mesma carne, como na visão de mundo Maia ou Guarani, para as quais o mistério da origem do ser humano está escondido nesta pequena semente. Talvez a memória desta planta seja o que ainda nos une como um mesmo território transfronteiriço e atemporal.

Porém, trata-se de uma memória também em disputa. Royalties, patentes, transgenia. Esta série apresenta uma investigação visual de cinco anos com guardiões de sementes e comunidades tradicionais que lutam pela sobrevivência do milho crioulo no Brasil e no México.

.

Ana Soukef

.

.

.

Ana Soukef, Milho, coração da América

.

.

.

A exposição “Milho, coração da América”, de Ana Soukef, integrou o iN’24 – 11.º Festival Internacional de Fotografia de Avintes, pôde ser vista nos Bombeiros Voluntários de Avintes, na R. 5 de Outubro, 4093, de 10 a 26 de maio de 2024.

.

.

.

.

Ana Paula Soukef é fotógrafa e pesquisadora, doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutoramento em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Desenvolve trabalhos autorais junto do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA – Florianópolis) e pesquisa sobre fotografia, territorialidade e memória indígena na América Latina.

Em 2021, participou da exposição Rituels Photographiques, rituels de resistance – Festival de Arles (França) e em 2022 foi membro do comitê de seleção do Prêmio de Fotografia Marc Ferrez, da Funarte. Também em 2022 lançou o documentário Guardiões do Milho, contemplado pela Lei Aldir Blanc. É organizadora do livro Ara Pyau: Tempo Novo (Editora AAESC, 2021) e do livro Semear a resistência: ensaios sobre arte, educação e luta indígena (Editora AAESC, 2023). Há 10 anos realiza trabalhos de fotografia e produção audiovisual comunitária junto ao povo Guarani, especialmente do litoral de São Paulo e Santa Catarina.

.

.

.

.

Sobre o iN’24, a 11.ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, regista Pereira Lopes, Presidente da Direcção do iNstantes – Associação Cultural:

.

2014-2023. Dez edições realizadas do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

O mesmo empenho de sempre para que este festival continue na senda de melhorar as suas propostas artísticas.

Segundo as opiniões que nos vão chegando, podemos considerar que, a esse nível, o balanço é extremamente positivo.

Sabemos também das nossas limitações, quer orçamentais, quer de espaços expositivos.

Sabemos que podemos contar com a Junta de Freguesia de Avintes e das inúmeras associações, que desde a primeira hora nos acolhem para que seja realizado este importante evento cultural.

Levamos o nome de Avintes, de Vila Nova de Gaia e do nosso país por esse mundo fora!

Sabemos que não é despiciendo o valor acrescentado – mensurável e não mensurável – do turismo cultural que trazemos até nós.

Da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, nem sequer respostas a pedidos de reunião, à solicitação de espaços expositivos sobre a sua tutela, nem ao nosso pedido para o envio de um texto para este catálogo.

Temos ouvido a vereadora responsável pela área da Cultura, dizer publicamente – nas cerimónias de abertura do festival – que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia irá continuar a apoiar o festival como sempre o tem feito! Como sabem, zero vezes qualquer número é igual a zero!

Continuamos a acreditar que é possível construir pontes.

Achamos que é indispensável que isso aconteça.

De 10 a 26 de maio de 2024, voltamos a contar convosco para a 11ª edição deste projecto cultural.

.

.

O presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Cipriano Castro, escreve:

.

Mês de maio em Avintes

.

Como já se tornou uma tradição, o mês de maio em Avintes é sinónimo de exposições de fotografia, que se materializam com mais uma edição do iNstantes, o Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

Fotógrafos, profissionais e amadores, mas também muitos outros cidadãos que gostam de fotografia, portugueses, mas também estrangeiros, todos rumam em maio até Avintes, tornando a nossa terra, neste período, verdadeiramente a “capital” da fotografia em Portugal.

A Junta de Freguesia de Avintes associa-se a mais esta edição do iNstantes e felicita todos os fotógrafos expositores, mas também todos os que nos visitam, bem como os avintenses, e esperamos que todos possam disfrutar destas exposições, preparadas e montadas com muita dedicação e empenho pelo diretor do Festival iNstantes.

.

.

.

.

Cortesia: iNstantes – Associação Cultural.

.

No FF, a agenda deste iN’24, no FF, aqui; sobre outras exposições dos festivais iNstantes, aqui.

Sobre o iNstantes, no site do Festival, aqui.

.

.

.