TIAGO CASANOVA, A TURTLE WITH A BROKEN BACK

Exposição na Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, em Lisboa, de 21 de março a 25 maio de 2024.

.

.

.

“A Turtle with a Broken Back” é um ensaio fotográfico que retrata as comunidades e o território de São Tomé e Príncipe diante dos desafios da escassez de recursos e da mudança climática, num período histórico que marca os 50 anos da sua independência. 

Cada fotografia neste projeto é uma testemunha da complexa dinâmica das economias domésticas locais, onde a sobrevivência quotidiana se vincula às consequências históricas do passado colonial, e aos novos desafios que o crescimento do turismo impõe. 

Casanova utiliza imagens sólidas embora distantes e circunscritas num conjunto coeso, destacando a natureza isolada e autónoma das ilhas, e a presença de narrativas que envolvem mitos, lendas e histórias pessoais.

Neste conjunto de fotografias, encontramos representações da paisagem natural de São Tomé e Príncipe, juntamente com referências às tradições da terra e do mar, às crenças e aos conhecimentos ancestrais das comunidades locais, nomeadamente aplicados à arquitetura tradicional e à medicina herbária, que capturam o peso do tempo e a necessidade de questionar o passado, mas principalmente o futuro.  

“A Turtle with a Broken Back” herda o interesse do artista pelas leituras alegóricas e subjectivas da imagem fotográfica, num permeio entre o documental e o metafórico, procurando desvendar as camadas de história e simbologia bem como o compromisso com a sustentabilidade ecológica presentes através de imagens de São Tomé e Príncipe.

.

.

.

Tiago Casanova, Da série “A Turtle with a Broken Back”

.

.

.

A série “A Turtle with a Broken Back”, de Tiago Casanova, está em exposição na Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, R. Joly Braga Santos, Lote F – R/c, em Lisboa, de 21 de março a 25 maio de 2024.

.

.

Tiago Casanova, Aspetos da exposição, 2024

.

.

.

Tiago Casanova

Madeira, Portugal, 1988.

Tiago Casanova estudou Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde foi um dos fundadores da Scopio – Revista Internacional de Fotografia, em 2010. Foi também um dos fundadores da Editora e Livraria XYZ Books em 2013, A ILHA ( Galeria e Espaço de Arte) em 2014, e Estúdio Bulhufas em 2017.

Expõe regularmente o seu trabalho em exposições individuais e colectivas desde 2006. Para além do trabalho que produz no âmbito da sua investigação e prática artística, desenvolve também uma carreira profissional como editor, livreiro, curador e designer de exposições.

Em 2012 foi galardoado com o Prémio BES Revelação Fotografia e com uma Menção Honrosa na Novos Talentos FNAC Fotografia. Em 2014, o seu trabalho foi mencionado na seleção de melhor obra no Plat(t)form – Fotomuseum Winterthur, e em 2015 ganhou o Prémio do Júri no Festival A3 Bandas de Madrid.

É representado pela Galeria Carlos Carvalho (Lisboa).

Atualmente está baseado em Lisboa e Porto.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre a obra de Tiago Casanova aqui, sobre a Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, aqui.

.

Cortesia: Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea.

.

.

.