GONÇALO LOBO PINHEIRO, O QUE FOI NÃO VOLTA A SER…, 2022
.
.
.
Gonçalo Lobo Pinheiro
O que foi não volta a ser…
Fotografia: Gonçalo Lobo Pinheiro / Prefácio: Maria de Belém Roseira
Pontinha: MBooks / 2022 (1.ª ed.), 2023 (2.ª ed.)
Português / 30 x 22 cm / 80 páginas
Capa mole
ISBN: 9789996534171
.
.

.
.
A fotografia é um registo e uma memória, um documento. Vista após vários anos, face a um atual – que também é sempre passado (como o título infere) – torna-se um testemunho, uma memória do que foi, um registo de como mudou. Ao mesmo tempo, nesta obra de Gonçalo Lobo Pinheiro, a fotografia é, também, fragmento: fragmento do real que é ou que foi, particularmente reforçado na imagem antiga face à recente.
,
Sobre a obra escreve o autor:
.
“O Que Foi Não Volta a Ser…” é um projecto que reúne imagens antigas e actuais da cidade de Macau. O tipo de linguagem fotográfica aplicada (a justaposição) não é nova; é, contudo, uma fórmula primeira vez aplicada a Macau, o que lhe confere alguma frescura.
As fotografias antigas, que datam de período compreendido entre 1930 e 1990, foram adquiridas em leilões, na Internet, junto de particulares, em lojas de Macau e portuguesas. Um livro que revela a mudança arquitectónica de Macau nos últimos quase 100 anos.
O projecto foi agraciado com diversos prémios desde o seu lançamento, de onde destaco os 3.ºs lugares no PX3 – Prix de la Photographie, Paris, e no IPA – International Photography Awards, bem como o 1.º lugar no Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia.
.
.
.
Gonçalo Lobo Pinheiro, O que foi não volta a ser…, 2023
.
.
.
Gonçalo Lobo Pinheiro é um fotojornalista português, nascido a 4 de Abril de 1979 e radicado em Macau há mais de 12 anos. Começou por estudar Engenharia Geológica, mas formou-se em Ciências da Comunicação, variante Jornalismo, na Universidade Autónoma de Lisboa. Passou por várias publicações portuguesas e estrangeiras como colaborador, incluindo A Bola, o I, o Público, Correio da Manhã, O Comércio do Porto, Expresso, Washington Post, BBC, The Guardian, entre outros. Em Macau ingressou no jornal Hoje Macau, onde trabalhou como redactor, fotojornalista e editor entre 2010 e 2014. Vencedor de vários prémios ao longo da sua carreira, publicou também diversos livros de fotografia. Actualmente faz parte da redacção do jornal Ponto Final e tem uma colaboração com a agência noticiosa portuguesa LUSA.
.
.
.
Pode conhecer mais sobre Gonçalo Lobo Pinheiro aqui.
.
.
.




