VALTER VINAGRE, TOCA-ME

Exposição em Olival Basto, no Centro Cultural Malaposta, de 08 de dezembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024.

.

.

.

Valter Vinagre acompanhou a gravação do disco “The Art of Song Vol.2: Between Sacred and Profane”, de Rita Maria & Filipe Raposo, que teve lugar em outubro passado na Sé Catedral de Idanha-a-Velha, e documentou o seu olhar sobre este momento de criação, entre a tradição e o contemporâneo, entre o profano e o sagrado.

TOCA-ME parte da ideia do gesto sacralizado e do gesto musical. As fotografias aqui selecionadas são expostas em forma de partitura, com a dinâmica sonora do registo musical que encerra parte da cultura de um povo miscigenado pelos diferentes atos religiosos e profanos que representam parte da nossa existência.

.

.

Toca-me

.

Toca-me a música

Toca-me a voz

Toca-me o gesto

Toca-me o silêncio

Toca-me a luz

Toca-me o espaço

Toca-me a imagem

Toca-me o reflexo

Toca-me o olhar

Toca-me o tempo

Toca-me

.

  António Bracons

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2023

.

.

.

A exposição de Valter Vinagre, “Toca-me”, está patente no Centro Cultural Malaposta, na Rua de Angola, em Olival Basto, de 08 de dezembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024.

.

.

.

.

Valter Vinagre nascido em Avelãs de Caminho, 1954, no concelho de Anadia, Valter Vinagre estudou fotografia no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual, (1986 – 1989) em Lisboa. Iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz coletivo. De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre a obra de Valter Vinagre no  FF, aqui.

.

.

.