ANA PAULA MENDES, BELONGING

A exposição integra o PHOTOfest Cantanhede, está patente na Casa Carlos de Oliveira, em Febres, de 13 de outubro a 17 de novembro de 2023.

.

.

.

Ana Paula Mendes vê com espelhos e pelos espelhos. São os espelhos que complementam o olhar, vêm para além do olhar e da imagem. Mostram o que não se vê. O olhar do outro. E o próprio olhar.

.

.

Sobre a série, escreve a autora:

.

Belonging

.

Imaginem um mundo sem pressas.

Um mundo de tranquilidade.

Um mundo onde a vida segue serena, sem sobressaltos, trilhando o seu curso natural.

Um mundo onde as pessoas se reunificaram com a natureza, como um só, coexistindo felizes e em hamonia.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2023

.

.

.

A exposição “Belonging”, de Ana Paula Mendes, integra o PHOTOfest Cantanhede, organizado pela Associação FotografARTE, está patente na Casa Carlos de Oliveira, em Febres, de 13 de outubro a 17 de novembro de 2023.

.

.

.

.

Ana Paula Mendes

Fotografa por hobbie. Começou como um gosto pela fotografia e foi crescendo, tornando-se em algo especial. Espreitar pela objectiva, captando um detalhe ou um sentimento, tornou-se uma forma de expressão e de registar o mundo.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito da oficina de fotografia “Da ideia ao Portfólio em Papel . 2” orientada por Carlos Dias, em Coimbra, em 2021/22.

.

.

.

.

Esta 2ª edição do PHOTOfest Cantanhede incide no tema OLHAR MULHER… Mulheres na Fotografia, enquanto fotógrafas, enquanto Mulheres que olham o Mundo à sua volta.

.

As mulheres marcaram, desde sempre, presença na história da Fotografia e têm contribuído para a sua evolução. Apesar disso, um número especial da Fisheye Magazine, lançado em 2017, com o título “Femmes photographes, une sous-exposition manifeste” vem chamar a atenção para a sub¬representação de mulheres fotógrafas quer nas galerias, quer nas exposições, quer nas coleções dos museus. Tendo em conta a estreita relação entre fotografia e representação do espaço e do território, esta constatação não pode deixar de nos interpelar sobre o papel do olhar fotográfico de autoria feminina na construção e reinvenção do mundo em que vivemos.

Clara Moura, Infografias (2017)

.

.

.

Sobre o PHOTOfest Cantanhede no FF, aqui.

Mais informação, aqui.

.

.

.