AUGUSTINHA GALVÃO, A FOTOGRAFIA COMO OFÍCIO
A exposição integrou o PHOTOfest Cantanhede, pôde ser vista na Biblioteca Municipal de Cantanhede, de 3 a 31 de outubro de 2023.
.
.
.
A FotografARTE – Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede traz à memória uma das fotógrafas locais, dedicando-lhe uma das exposições deste PHOTOfest Cantanhede. Imagens recolhidas de álbuns de família, algumas de elementos da Associação, outras cedidas pelos familiares da fotógrafa; diversas representam a própria Augustinha, como era conhecida. Fotografias a preto e branco, algumas coloridas à mão. Também diversas pinturas e desenhos e, entre outros objetos, uma das suas câmaras fotográficas mais antigas.
.
Ana Botelho e Clara Moura, curadoras da exposição, registam:
.
Augustinha Galvão [1917-2017] contacta com a fotografia desde muito cedo. Filha de uma família de comerciantes que, para além da Pensão Galvão [em Cantanhede], tinha também um estúdio de fotografia, Foto Galvão, pelo qual o seu irmão mais velho é responsável, pouco se sabe do seu interesse pela atividade antes de, em meados dos anos 50, adquirir a Casa de Retratos do senhor José Ramos, ele próprio fotógrafo, a casa que viria a ser conhecida pela marca Foto Estrela. Razões circunstancias que se prendem com a sua viuvez precoce e a consequente necessidade de criar os filhos fazem com que encontre na fotografia um modo de sobrevivência pouco convencional para uma mulher do seu tempo.
Do espólio que a família gentilmente colocou à nossa disposição, conseguimos resgatar muito pouco do que terá sido uma vida de mais de três décadas dedicadas a retratar e a fixar as memórias das pessoas da terra, em ocasiões significativas das suas vidas como sejam os batizados, as comunhões, ou os casamentos, tornando-se difícil falar apropriadamente do seu trabalho enquanto fotógrafa. Não quisemos, porém, deixar de prestar a devida homenagem a uma mulher pioneira numa profissão marcadamente masculina para a época, trazendo a público alguns vestígios do seu trabalho na fotografia, na pintura, no desenho ou na poesia, ressaltando uma personalidade artística plurifacetada que ficou gravada na memória de todas e todos que com ela conviveram.
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2023
.
.

.
A exposição Augustinha Galvão, “A fotografia como ofício”, integrou o PHOTOfest Cantanhede, organizado pela Associação FotografARTE, pôde ser vista na Biblioteca Municipal de Cantanhede, de 3 a 31 de outubro de 2023.
.
.
.

.
Esta 2ª edição do PHOTOfest Cantanhede incide no tema OLHAR MULHER… Mulheres na Fotografia, enquanto fotógrafas, enquanto Mulheres que olham o Mundo à sua volta.
.
As mulheres marcaram, desde sempre, presença na história da Fotografia e têm contribuído para a sua evolução. Apesar disso, um número especial da Fisheye Magazine, lançado em 2017, com o título “Femmes photographes, une sous-exposition manifeste” vem chamar a atenção para a sub¬representação de mulheres fotógrafas quer nas galerias, quer nas exposições, quer nas coleções dos museus. Tendo em conta a estreita relação entre fotografia e representação do espaço e do território, esta constatação não pode deixar de nos interpelar sobre o papel do olhar fotográfico de autoria feminina na construção e reinvenção do mundo em que vivemos.
Clara Moura, Infografias (2017)
.
.
.
Sobre o PHOTOfest Cantanhede no FF, aqui.
.
.
.

















