DAI MORAES, +MULHER

A exposição integra o PHOTOfest Cantanhede, está patente no espaço público, na Praça Marquês de Marialva, de 13 de outubro a 17 de novembro de 2023

.

.

.

Dai Moraes idealizou o +MULHER em 2013 com o objetivo de empoderar as mulheres e fazer com que elas se sintam bem e para que, através das fotografias, possam empoderar outras mulheres.

Sobre o projeto, escreve:

.

Idealizei o Projeto +Mulher em 2013 no Rio de Janeiro e em 2019 pude realizar uma nova edição com a parceria em Lisboa da Oncologista e Médica de Medicina Estética Dra. Ana Massena e maquiadora Ana Schelles, e no Rio de Janeiro tive a parceria para a realização da Fundação Laço Rosa e maquiadora Dani Jesus.

No evento solidário pude fotografar 12 mulheres que estão em tratamento contra o câncer ou em vigilância da doença e o único objetivo era resgatar a auto-estima delas com maquiagem, fotografias no estilo Boudoir e muita risada. Um dia para esquecer tudo o que se passava lá fora e só focar no que elas têm de melhor: força de vontade de viver e a sensualidade feminina.

Por isso, o maior objetivo desse projeto é resgatar a auto-estima feminina, uma sequela tão desvalorizada da doença oncológica, pois a valorização pessoal é perdida durante o processo de luta contra a doença e a partir desse momento as mulheres têm de reaprender a serem novamente MULHERES. E a sessão fotográfica sem dúvidas pôde ajudá-las a se enxergarem +MULHERES novamente.

(…)

Como atualmente mora em Lisboa, tem prolongado o projeto em Portugal, com mulheres portuguesas.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2023

.

.

.

A exposição de Dai Moraes, “+MULHER”, integra o PHOTOfest Cantanhede, organizado pela Associação FotografARTE, está patente no espaço público, na Praça Marquês de Marialva, frente à Câmara Municipal de Cantanhede, de 13 de outubro a 17 de novembro de 2023

.

.

.

António Bracons, Dai Moraes, 10.2023.

.

Dai Moraes

Brasileira do Rio de Janeiro, formada em Publicidade & Propaganda com pós-graduação em Marketing e fotógrafa especializada em Boudoir, Casamentos e Famílias, desde 2011, com trabalhos realizados no Brasil, Portugal e Inglaterra.

A conexão com a cliente é algo tão importante durante o seu trabalho que sempre busca novas formas para que suas clientes se vejam com mais amor e carinho. Por isso, defende que a fotografia Boudoir é ferramenta essencial para o resgate da autoestima.

.

.

Joana Mouta

Portuguesa, formada em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social, em 2008.

Trabalhou em televisão, na área da informação e lifestyle, mas sempre paralelamente a fazer vídeos que estivessem mais ligados às emoções. Até que decidiu dedicar-se apenas a isso e criou a Janela Discreta em 2018.

Foi convidada pela Dai Moraes a entrar nesta edição do +Mulher e é com um grande orgulho que conta um pouco da história de cada uma destas mulheres em vídeo. Acredita na força das imagens em movimento e no poder do som para chegar ao coração de cada um.

.

.

.

.

Esta 2ª edição do PHOTOfest Cantanhede incide no tema OLHAR MULHER… Mulheres na Fotografia, enquanto fotógrafas, enquanto Mulheres que olham o Mundo à sua volta.

.

As mulheres marcaram, desde sempre, presença na história da Fotografia e têm contribuído para a sua evolução. Apesar disso, um número especial da Fisheye Magazine, lançado em 2017, com o título “Femmes photographes, une sous-exposition manifeste” vem chamar a atenção para a sub¬representação de mulheres fotógrafas quer nas galerias, quer nas exposições, quer nas coleções dos museus. Tendo em conta a estreita relação entre fotografia e representação do espaço e do território, esta constatação não pode deixar de nos interpelar sobre o papel do olhar fotográfico de autoria feminina na construção e reinvenção do mundo em que vivemos.

Clara Moura, Infografias (2017)

.

.

.

Sobre o PHOTOfest Cantanhede no FF, aqui.

Mais informação, aqui.

Pode conhecer melhor a obra de Dai Moraes, aqui.

.

.

.