BRUNO RÉQUILLART, OLIVEIRAS E SOBREIROS

.

.

.

Bruno Réquillart vive em pleno Alentejo, em Pavia. Já aqui mostrei algumas das fotografias daquela vila, que se encontram expostas ao longo da povoação, nesta segunda metade de 2023.

Mas Réquillart deixou-se também entusiasmar pelas oliveiras e pelos sobreiros, árvores facilmente centenárias ou mesmo milenares. Vê-as na sua verticalidade de árvores – ainda que não seja a nossa verticalidade – e num olhar panorâmico que destaca o tronco, os ramos, a sua presença na paisagem.

Mais pequenas as oliveiras, troncos retorcidos, abertos por vezes, mas que vivem por muitas gerações, dando a azeitona da qual se extrai o azeite. Mais altos os  sobreiros, expandem a sua majestade nas planícies, dão a bolota e a cortiça, esta extraída cada nove anos, e que tantas utilizações tem.

.

.

.

Bruno Réquillart, Oliveiras e sobreiros

.

.

.

Bruno Réquillart (nascido em 30 de dezembro de 1947 em Marcq-en-Baroeul, Hauts de France) é artista e fotógrafo francês.

Vive em Paris e Pavia.

Réquillart fez as suas primeiras fotografias em 1967.

Em 1979, abandona a fotografia e dedica-se à pintura.

Em 1992, doou os seus negativos e impressões fotográficas ao Património Nacional Francês – Médiathèque de l’architecture et du patrimoine.

Em 1996 começou a fotografar periodicamente os locais que lhe eram mais familiares: Pavia, Paris e Carency (Hauts de France).

Desde 2000, realiza três séries em formato panorâmico. Previsto para durar vários meses, o projeto continua até hoje.

Em 2013, o museu Jeu de Paume organizou uma retrospectiva no Château de Tours.

A exposição foi exibida no GoEun Museum of Photography de Busan, na Coreia do Sul, em 2016.

A GoEun Foundation encomendou-lhe um projeto sobre a cidade: Busan/Observation, que foi exibido em 2018. Um livro “fragments” foi publicado na época da exposição.

Em 2018, inicia um novo projeto na Coreia do Sul: Colors of the Unforeseen. Um livro foi publicado em 2018 pelo GoEun Museum of Photography.

.

.

.

Pode conhecer melhor o trabalho do autor no FF, aqui e no seu site, aqui.

.

.

.