VALTER VINAGRE, ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
A exposição integra a MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente em Lisboa, no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, em Arroios, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023. Integrará a MFA – Mostra de Fotografia de Faro, na Antiga Fábrica da Cerveja, de 21 de outubro a 25 de novembro de 2023.
.
.
.
Sobre “Animais de estimação”, escreve Sérgio B. Gomes:
.
Há fotógrafos que teimam em trilhar os caminhos menos óbvios, mais espinhosos. Que gostam da provocação, da sugestão, da ironia e de alguma matreirice, sem que isso se pareça em nada com joguinhos florais ou ziguezagues barrocos – não é dar curva só para ver se a máquina aguenta, é dar a curva pelo prazer de derrapar, de andar no limite e de ver a poeira a levantar. Valter Vinagre é um destes fotógrafos. Pediram-lhe o sopro da vida e ele deu-lhes a boca escancarada da morte. Pediram-lhe o pulsar das coisas naturais e ele deu-lhes os olhos vítreos e a língua empastada de verniz. Pediram-lhe a celebração da dinâmica imparável da diversidade biológica e ele deu-lhes a monotonia taxidérmica que tenta ferir o tempo, estancando-o numa expressão terrífica, num corpo que não passa de uma cápsula de nada.
A série Animais de Estimação ganhou forma (e vida!) por causa de um convite ao colectivo [kameraphoto] para participar na iniciativa E.C0 2010 que reuniu em Madrid fotografias de vinte colectivos da Europa e da América do Sul. E, sim, no meio de todas as outras imagens de natureza viva eram estas imagens de natureza morta e teatral que mais poderosamente nos remetiam para uma ideia ampla de natureza, em toda a sua infinitude e complexidade.Há fotógrafos assim – que não têm emenda. Para nosso bem.
.
Maio 2010
.
.
.
Valter Vinagre, Animais de estimação: Faisão – Phasianus colchicus (Linnaeus, 1758) – Raposa – Vulpes vulpes (Frisch, 1775) – Fuinha|Papalvo – Martes foina (Endeben, 1777) – Gineta– Genetta genetta (Linnaeus, 1758) – Perdiz vermelha – Alectoris rufa (Linnaeus, 1758) – Mergulhão de crista – Podiceps cristatus (Linnaeus, 1758) – Saca rabos|Mangusto – Herpestes icheumon (Linnaeus, 1758) – Coruja das Torres – Tyto alba (Scopoli,1769) – Pato trombeteiro – Anas clypeata (Linnaeus, 1758) – Gato bravo – Felis silvestris (Schreber, 1775) – Pega rabuda – Pica pica (Linnaeus, 1758) – Javali – Sus scrofa (ScoLinnaeus, 1758) – Texugo – Meles meles (Linnaeus, 1758). Todas as fotografias: Idanha-a-Nova (Concelho), Portugal. Ano: 2010 Edição: 1/3+1 PA. Técnica: Impressão a jacto de tinta sobre papel fine art. Coladas sobre PVC. Dimensões: 110X110 cm.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2023
.
.
.
A exposição de Valter Vinagre “Animais de estimação”, integra a MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente em Lisboa, no Largo Residências, no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, em Arroios, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023 (prolongada de 15 a 17/9).
.

.
É apresentada na MFA – Mostra de Fotografia de Faro, que terá lugar no edifício da Antiga Fábrica da Cerveja, entre 21 de outubro e 25 de novembro de 2023.
2023.
.
.
.
Valter Vinagre Nascido em Avelãs de Caminho, Anadia, em 1954, estudou fotografia no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa (1986 – 1989) e iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz colectivo.
Exposições individuais (seleção): Cá na Terra, Arquivo Fotográfico Municipal, Lisboa; Bored in the USA, Centro Cultural Emmerico Nunes, Sines; Carta do Sentir, Museu da Imagem, Braga; Espírito nas Ilhas, Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro; Variações para um Fruto, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco; Húmus, Centro Cultural de Cascais; OLHA, Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Lisboa; Animais de estimação, Kgaleria,Lisboa; Barra das Almas; Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova; Posto de trabalho, MAAT, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, Museu Amadeo de Sousa-Cardoso, Amarante; Rouge,bleu,mauve et vert, Maison d’Image, Tunis. Tunisia; Sob o Signo da Lua, Casa das Artes em Tavira, Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova, e Katowice Miasto Ogrodów, Polónia; Da natureza das coisas, Travessa da Ermida, Lisboa; A Voz na cabeça, Galeria do Parque, Vila Nova da Barquinha, Espaço Novo Banco, Lisboa; Do Amor-Clausura, Galeria CAOS, Viseu; Boca, Casa Amarela, Castelo Branco; Não se ouve um ai, Mupi Gallery, Maus Hábitos, Porto; Entre a Ruína e o Fogo, Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Bragança; Homem morto passou aqui, Arquivo Municipal de Lisboa/ Fotográfico.
Destaca o Prémio Autores 2016 da Sociedade Portuguesa de Autores – Melhor Trabalho de Fotografia com “Posto de trabalho” e o Prémio da 6.ª Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira em 1999 com “Corpu insanu”.
.
.
.

.
Sobre a Mostra de Fotografia de Arroios refere a organização:
.
A fotografia é uma arma contra o conformismo. A fotografia é subversiva e põe-nos a pensar muito além da imagem estática. No centro de Lisboa, na primeira quinzena de setembro, a sigla MFA regressa a um quartel da GNR, no Largo Cabeço de Bola. A Mostra de Fotografia de Arroios – MFA conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos em três exposições colectivas e seis exposições individuais, mas também numa série de eventos paralelos, resultado de uma organização conjunta das associações CC11 e Largo Residências.
Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS – MFA é um evento cultural, que vai acontecer em Lisboa durante a primeira quinzena de Setembro. Organizada pela Associação CC11 em parceria com o Largo Residências, a Mostra conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos numa grande exposição fotográfica colectiva, em vários espaços do antigo quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola, na Freguesia Arroios.
Esta exposição pretende trazer uma reflexão sobre a importância da CASA como um espaço físico, mas também sobre as condições sociais que permitem ou negam o acesso a esse espaço tão fundamental. Além da exposição colectiva, são também apresentadas oito exposições individuais, numa ocupação da MFA de espaços interiores e exteriores do quartel.
A MFA tem uma programação especial para as quintas e sextas-feiras, bem como para os fins de semana: visitas comentadas pelos autores e curadores às exposições, projeção de documentários e slideshows, apresentação de fotolivros e revistas, conversas e debates de temas da actualidade com repórteres fotográficos e jornalistas, além de oficinas em várias áreas da fotografia. Outro destaque da MFA aos fins de semana é o Minimercado de Autor, com livros e fotografias. Todas as actividades são gratuitas e abertas ao público.
Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
.
.
.
Pode ver a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui; a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Faro, aqui; outras publicações sobre a Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui.
Sobre o livro desta série, no FF, aqui. Outros trabalhos de Valter Vinagre no FF, aqui.
.
Cortesia: MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, Valter Vinagre.
O Fascínio da Fotografia é blogue parceiro da Mostra de Fotografia de Arroios e da Mostra de Fotografia de Faro.
.
.
.


















Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE FARO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA & AUTORES . PORTO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA