JOSÉ CARLOS CARVALHO, AQUI UM HOMEM MATOU UMA MULHER
A exposição, com fotografias de José Carlos Carvalho, textos de Teresa Campos e infografia de Álvaro Rosendo, integra a MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, Arroios, em Lisboa, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023.
Será apresentada na Antiga Fábrica da Cerveja de Faro, de 21 de outubro a 25 de novembro de 2023.
.
.
.
Sobre “Aqui um homem matou uma mulher”, escreve Teresa Campos:
.
Enquanto morrerem mulheres às mãos de quem as prometeu amar, haverá sempre atualidade neste trabalho. Disse-o a secretária de Estado da Igualdade, quando a exposição Aqui Morreu Uma Mulher iniciou a sua digressão pelo país; bem o podemos repetir, no momento em que apresentamos uma versão revista e aumentada.
Como elemento integrante de uma mostra dedicada ao tema da habitação, a agora chamada “Aqui um homem matou uma mulher” revisita o trabalho inicial que resultou de uma reportagem que nos levou a percorrer o país, de norte a sul, em 2015. Passavam, então, 15 anos desde que o Parlamento aprovara a lei que tornava a violência doméstica um crime público. Ou seja, que qualquer pessoa pode denunciar.
Além disso, partia de uma indignação perante o número hediondo de 43 mulheres que, no ano anterior, tinham sido mortas às mãos de quem as prometera amar, fazendo de 2014 uma espécie de annus horribilis para as mulheres. O que encontrámos foi uma situação absolutamente transversal a toda a sociedade portuguesa: a violência doméstica sobre as mulheres existe no litoral e no interior, no meio urbano e no meio rural, em todas as classes sociais, em todas as faixas etárias.
Em vésperas de se cumprir uma década desde esse momento, agora, ano de 2023, os números confirmam que não há alterações ao cenário da violência doméstica um pouco por todo o país.
Ao longo de 2015 haveríamos de retratar 28 casos de mulheres mortas em contexto de violência doméstica. Os números baixaram um bocadinho, no par de anos seguinte, mas, como já lembrava a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, no ano passado, rapidamente retornámos a triste trajetória pré-pandemia.
Neste 2023, e o ano ainda vai a meio, a contabilidade já ultrapassou a dezena de mortes.
Em média, são mais de duas mulheres mortas por mês.
Se fizermos as contas, o total são mais de 500 desde o ano em que a lei portuguesa nos passou a responsabilizar a todos pela denúncia de um crime desta natureza.
.
.
.

José Carlos Carvalho, Aqui um homem matou uma mulher. “Filomena Teixeira, 42, morta pelo marido a 25 de dezembro em Armamar.“
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2023
.
.
.
A exposição “Aqui um homem matou uma mulher”, de José Carlos Carvalho, com textos de Teresa Campos e infografia de Álvaro Rosendo, está integrada na MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente na Largo Residências, no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, Arroios, em Lisboa, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023 (prolongada de 15 a 17/9).
.

.
É apresentada na MFA – Mostra de Fotografia de Faro, que terá lugar no edifício da Antiga Fábrica da Cerveja, entre 21 de outubro e 25 de novembro de 2023.
.
.

.
Sobre a Mostra de Fotografia de Arroios escreve a organização:
.
A fotografia é uma arma contra o conformismo. A fotografia é subversiva e põe-nos a pensar muito além da imagem estática. No centro de Lisboa, na primeira quinzena de setembro, a sigla MFA regressa a um quartel da GNR, no Largo Cabeço de Bola. A Mostra de Fotografia de Arroios – MFA conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos em três exposições colectivas e seis exposições individuais, mas também numa série de eventos paralelos, resultado de uma organização conjunta das associações CC11 e Largo Residências.
Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS – MFA é um evento cultural, que vai acontecer em Lisboa durante a primeira quinzena de Setembro. Organizada pela Associação CC11 em parceria com o Largo Residências, a Mostra conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos numa grande exposição fotográfica colectiva, em vários espaços do antigo quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola, na Freguesia Arroios.
Esta exposição pretende trazer uma reflexão sobre a importância da CASA como um espaço físico, mas também sobre as condições sociais que permitem ou negam o acesso a esse espaço tão fundamental. Além da exposição colectiva, são também apresentadas oito exposições individuais, numa ocupação da MFA de espaços interiores e exteriores do quartel.
A MFA tem uma programação especial para as quintas e sextas-feiras, bem como para os fins de semana: visitas comentadas pelos autores e curadores às exposições, projeção de documentários e slideshows, apresentação de fotolivros e revistas, conversas e debates de temas da actualidade com repórteres fotográficos e jornalistas, além de oficinas em várias áreas da fotografia. Outro destaque da MFA aos fins de semana é o Minimercado de Autor, com livros e fotografias. Todas as actividades são gratuitas e abertas ao público.
Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
.
.
.
Pode ver a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui; a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Faro, aqui; outras publicações sobre a Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui.
.
Cortesia: MFA – Mostra de Fotografia de Arroios.
O Fascínio da Fotografia é blogue parceiro da Mostra de Fotografia de Arroios e da Mostra de Fotografia de Faro.
.
Atualizado em 13.09.2023 (fotografia).
.
.
.


















Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE FARO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA & AUTORES . PORTO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA