PATRÍCIA DE MELO MOREIRA, VERÃO NEGRO
A exposição integra a MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente em Lisboa, no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, em Arroios, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023.
Posteriormente integra a MFA – Mostra de Fotografia de Faro, no Mercado Municipal, de 21 de outubro a 25 de novembro de 2023.
.
.
.
Patrícia de Melo Moreira regista:
.
Em 40 anos, ardeu o equivalente a metade da área de Portugal continental e no ano passado, Portugal teve a maior percentagem de área ardida na Europa em relação à dimensão do país.
Verão Negro parte do trauma causado pelos incêndios mortais de Junho e Outubro de 2017, que vitimaram mais de uma centena de pessoas, e todos os anos acompanha um problema permanente que se agrava devido às as severas e contínuas condições climáticas extremas.
Seca, falta de ornamento florestal, bombeiros não profissionalizados e medidas preventivas não eficientes são factores que contribuem para um problema contínuo que consome o país há décadas.
.
.
.
Patrícia de Melo Moreira, Verão Negro.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2023
.
.
.
A exposição “Verão Negro”, de Patrícia de Melo Moreira, integra a MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente em Lisboa, no Largo Residências, no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, em Arroios, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023 (prolongada de 15 a 17/9).
.

.
É apresentada na MFA – Mostra de Fotografia de Faro, no Mercado Municipal, entre 21 de outubro e 25 de novembro de 2023.
.
.
.
Patrícia de Melo Moreira nasceu em Lisboa, em 1983.
Estudou fotojornalismo na ETIC e, a partir de 2006, começou a trabalhar como freelancer para revistas e jornais nacionais. Em 2010, tornou-se colaboradora da Agence France Presse (AFP) e, em 2023, foi promovida a membro efetivo da equipa no escritório da AFP em Lisboa.
Em 2018, recebeu o Prémio Estação Imagem, tornando-se a primeira mulher a ser premiada com esse reconhecimento. Em 2020, foi indicada como Fotógrafa do Ano de Agência pelo The Guardian. Em 2021, apresentou a exposição individual intitulada “My Portugal” no festival de fotojornalismo “Visa Pour l’Image” em Perpignan, França. No ano seguinte, em 2022, realizou a exposição individual “Passado-Presente”, com curadoria de Mário Cruz, na Galeria Santa Maria Maior, em Lisboa, também exibida no Núcleo Central do Taguspark, em Oeiras, no início de 2023.
.
.

.
Sobre a Mostra de Fotografia de Arroios refere a organização:
.
A fotografia é uma arma contra o conformismo. A fotografia é subversiva e põe-nos a pensar muito além da imagem estática. No centro de Lisboa, na primeira quinzena de setembro, a sigla MFA regressa a um quartel da GNR, no Largo Cabeço de Bola. A Mostra de Fotografia de Arroios – MFA conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos em três exposições colectivas e seis exposições individuais, mas também numa série de eventos paralelos, resultado de uma organização conjunta das associações CC11 e Largo Residências.
Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
A MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS – MFA é um evento cultural, que vai acontecer em Lisboa durante a primeira quinzena de Setembro. Organizada pela Associação CC11 em parceria com o Largo Residências, a Mostra conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos numa grande exposição fotográfica colectiva, em vários espaços do antigo quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola, na Freguesia Arroios.
Esta exposição pretende trazer uma reflexão sobre a importância da CASA como um espaço físico, mas também sobre as condições sociais que permitem ou negam o acesso a esse espaço tão fundamental. Além da exposição colectiva, são também apresentadas oito exposições individuais, numa ocupação da MFA de espaços interiores e exteriores do quartel.
A MFA tem uma programação especial para as quintas e sextas-feiras, bem como para os fins de semana: visitas comentadas pelos autores e curadores às exposições, projeção de documentários e slideshows, apresentação de fotolivros e revistas, conversas e debates de temas da actualidade com repórteres fotográficos e jornalistas, além de oficinas em várias áreas da fotografia. Outro destaque da MFA aos fins de semana é o Minimercado de Autor, com livros e fotografias. Todas as actividades são gratuitas e abertas ao público.
Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
.
.
.
Pode ver a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui; a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Faro, aqui; outras publicações sobre a Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui.
.
Cortesia: MFA – Mostra de Fotografia de Arroios.
O Fascínio da Fotografia é blogue parceiro da Mostra de Fotografia de Arroios e da Mostra de Fotografia de Faro.
.
.
.
.
















Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Bom dia, espero que esta mensagem a encontre bem. Antes de mais, quero felicitá-la pela sua exposição de fotografia, na Mostra de Fotografias de Arroios (MFA). Escrevo-lhe relativamente a uma das suas fotografias, aquela que se encontrava à direita de uma fotografia de maiores dimensões, esta imensa fotografia ocupava uma posição central, em que podemos ver altas chamas refletivas na água. Ora, a fotografia a que me refiro apresenta uma lua vermelha e trata-se de uma impressão de menores dimensões. Pergunto-lhe, primeiro, se está à venda (?), e, caso esteja, qual seria a valor que pretendido? Cordialmente.
Bom dia. Obrigado pelo seu contacto. Reencaminhei a sua mensagem para a Fotógrafa. Cordialmente AB
Pingback: AGENDA . MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE FARO | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA