DIAKUYU | OBRIGADO . 12 FOTOJORNALISTAS PORTUGUESES NA UCRÂNIA

A exposição integra a MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, Arroios, em Lisboa, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023 e na Antiga Fábrica da Cerveja de Faro, de 21 de outubro a 25 de novembro de 2023.

.

.

.

Desde o início que tive o desejo secreto de hoje estarmos a olhar para documentos de um passado recente, que ninguém imaginou. Mas não. Continuamos a olhar para documentos, mas de um presente. De agora, de ontem, de hoje. Esperemos que não de amanhã.

Olhamos também para o que alguns fotojornalistas portugueses fizeram, e fazem, no que é um dos principais objectivos do jornalismo: mostrar, denunciar e informar.

Olhamos para imagens deste conflito que é, porventura, o primeiro a ser acompanhado de forma generalizada nas e pelas redes sociais.

Olhamos para fotografias que quase nos são familiares, pelos momentos de sofrimento ou pelos locais onde as tomadas de vista foram realizadas.

A curadoria desta exposição não foi fácil. Porquê escolher estas fotografias e não as que ficaram de fora? Aqui apresentam-se duas linhas. Uma primeira que sobre cada um dos autores – consolidando o respectivo olhar num corpo de trabalho mais vasto; e uma outra que confere coesão à diversidade e à individualidade de cada fotógrafo aqui representado.

Uma linha que une todos estes olhares numa narrativa espaço-tempo, que não tem de ser coincidente com o desenrolar dos acontecimentos, mas que nos traga um sentido a tudo o que se tem passado. A tudo o que vamos ouvindo, lendo e vendo. E que nunca pensámos viver na Europa do séc. XXI.

.

Alexandre Almeida, curador.

.

.

Os 12 fotojornalistas portugueses que estiveram na Ucrânia, registando o início do conflito, e que integram a exposição, são: Adriano Miranda, André Luís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes Dos Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva, Tiago Miranda.

.

.

.

DIAKUYU | OBRIGADO – Adriano Miranda, André Luís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes Dos Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva, Tiago Miranda – Ucrânia, 2022

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2023

.

.

.

A exposição “DIAKUYU | OBRIGADO”, composta por fotografias de Adriano Miranda, André Luís Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes Dos Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva e Tiago Miranda, com curadoria de Alexandre Almeida, está integrada na MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, patente na Largo Residências, no Quartel do Largo do Cabeço de Bola, Arroios, em Lisboa, de 30 de agosto a 17 de setembro de 2023 (prolongada de 15 a 17/9).

.

.

É apresentada na MFA – Mostra de Fotografia de Faro, que terá lugar no edifício da Antiga Fábrica da Cerveja, entre 21 de outubro e 25 de novembro de 2023.

.

.

.

.

Sobre a Mostra de Fotografia de Arroios refere a organização:

.

A fotografia é uma arma contra o conformismo. A fotografia é subversiva e põe-nos a pensar muito além da imagem estática. No centro de Lisboa, na primeira quinzena de setembro, a sigla MFA regressa a um quartel da GNR, no Largo Cabeço de Bola. A Mostra de Fotografia de Arroios – MFA conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos em três exposições colectivas e seis exposições individuais, mas também numa série de eventos paralelos, resultado de uma organização conjunta das associações CC11 e Largo Residências.

Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS – MFA é um evento cultural, que vai acontecer em Lisboa durante a primeira quinzena de Setembro. Organizada pela Associação CC11 em parceria com o Largo Residências, a Mostra conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos numa grande exposição fotográfica colectiva, em vários espaços do antigo quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola, na Freguesia Arroios.

Esta exposição pretende trazer uma reflexão sobre a importância da CASA como um espaço físico, mas também sobre as condições sociais que permitem ou negam o acesso a esse espaço tão fundamental. Além da exposição colectiva, são também apresentadas oito exposições individuais, numa ocupação da MFA de espaços interiores e exteriores do quartel.

A MFA tem uma programação especial para as quintas e sextas-feiras, bem como para os fins de semana: visitas comentadas pelos autores e curadores às exposições, projeção de documentários e slideshows, apresentação de fotolivros e revistas, conversas e debates de temas da actualidade com repórteres fotográficos e jornalistas, além de oficinas em várias áreas da fotografia. Outro destaque da MFA aos fins de semana é o Minimercado de Autor, com livros e fotografias. Todas as actividades são gratuitas e abertas ao público.

Estas atividades são apresentadas em parceria com entidades que têm contribuído para o reconhecimento do melhor que se faz nas áreas da fotografia e do vídeo-documentário em Portugal: Galeria Santa Maria Maior, Atelier Pop-Up, Imago Photo Festival, Kyoskzine, Narrativa, XYZ Books e Midas Filmes. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

.

.

.

Pode ver a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui; a Agenda completa da MFA – Mostra de Fotografia de Faro, aqui; outras publicações sobre a Mostra de Fotografia de Arroios, no FF, aqui.

.

Cortesia: MFA – Mostra de Fotografia de Arroios.

O Fascínio da Fotografia é blogue parceiro da Mostra de Fotografia de Arroios e da Mostra de Fotografia de Faro.

.

.

.