GONÇALO CORDOVIL, O FANTÁSTICO MUNDO SURFISTIC
Exposição no Museu de Portimão, de 5 de agosto a 3 de setembro de 2023.
.
.
.
Gonçalo Cordovil é praticante de surf. O que vemos nas suas fotografias está para além da prática da modalidade. As fotografias de Cordovil constituem um olhar único: são realizadas enquanto surfa, fotografa o surf por dentro: o mar, sob o mar, os reflexos, a água, com cores muito intensas, muito fortes.
Segundo o fotógrafo Gonçalo Cordovil, as imagens que compõem a mostra «têm como elemento central cromático a vastidão verde-azulada do mar, entre tons profundos e intensos de verde-marinho, azuis-escuros, azuis mais claros e cristalinos das águas rasas, aos quais o céu, com suas variantes e estados de espírito resultantes do tempo, também empresta um cunho muito especial, com realce para a gama de cores deslumbrantes, entre os amarelos fortes do sol nascente e os tons avermelhados do crepúsculo».
A exposição «reúne fotografias reais de momentos únicos da Natureza, com um carisma abstrato que convida a interpretações livres, de acordo com o imaginário fantástico de cada pessoa, através da componente abstrata e surreal da paleta de cores exibida, em que cada matiz e cada tonalidade são reflexos diretos da interação entre o mar, o céu, a terra, a prancha de surf e o fotógrafo».
.
.
.
Gonçalo Cordovil, O Fantástico Mundo Surfistic
.
.
.
A exposição de Gonçalo Cordovil, “O Fantástico Mundo Surfistic”, está patente no Museu de Portimão, na Rua D. Carlos I – Zona Ribeirinha, de 5 de agosto a 3 de setembro de 2023.
.

.
.
.
Gonçalo de Mello Gouveia Cordovil nasceu em 1965 em Lisboa e veio para o Algarve aos três anos. Sempre com uma especial paixão pelo mar e pelo ambiente submarino, começou desde jovem a captar imagens fotográficas, o que o levou a apurar um olhar atento aos pormenores e detalhes desse universo único.
Formado no ano de 1990 em arquitetura pela UTL – Faculdade de Arquitetura, a imaginação e a visualização de novas formas fazem parte do dia a dia, através de um sentido estético desenvolvido por inerência da sua formação académica.
A partir de 2018, começa a captar imagens durante a prática do surf e apercebe-se de um novo mundo, com uma dimensão muito para além das fotografias.
.
.
.





Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JULHO A SETEMBRO . 2023 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA