RUI COSTA, UMA AZEITONA BORDADA EM AZUL
Vencedor dos Novos Talentos FNAC 2023, está em exposição em Lisboa, na Narrativa, de 22 de junho a 29 de julho de 2023.
.
.
.
Rui Costa partilha que trabalha em Farmácia e o seu contacto com a fotografia é relativamente recente. Só em 2020, quando fez 30 anos, percebeu que “estava numa fase em que queria lutar por aquilo que me fazia sentido e que me podia fazer sentir realizado”.
No início de 2022, a tentativa de suicídio da sua avó, que agora tem 77 anos, levou-o a aproximar-se mais dela, a conhecê-la melhor.
Estas fotografias resultam dessa aproximação, contam uma história onde está presente a coragem, mas também a angústia, a fragilidade, a solidão, a tristeza, o colapso, a esperança e a desesperança. Vividos em silêncio. Da sua avó, mas também de tantas mulheres e homens, sobretudo idosos, que vivem sozinhos.
E com estas fotografias, Rui Costa traz também outras fotografias, da presença da sua avó na sua história: a memória da sua infância.
.
.
Rui Costa, Uma azeitona bordada em azul
.
.
Sobre o projeto, escreve o Autor:
.
UMA AZEITONA BORDADA EM AZUL
.
Vulnerável, essa necessidade de impermanência que se manifestou, inexplicável, num segundo em apneia próximo do definitivo, interminável. A oportunidade que surgiu e aqui documento, entre incertezas de uma verdade imaginada e a fragilidade familiar que me afasta o discernimento.
Tentei voltar a esse lugar, emocional, para te tentar compreender, irracional, mesmo sabendo que nessa pele que habitas, há mais linhas e menos palavras, que as contidas nesta folha.
E sem questionar a tua escolha, procuro entender o que não sinto.
O ensaio surge após a tentativa de suicídio da minha avó, no início de 2022. Um acontecimento abrupto, sinónimo de ruptura e inquietação. Um limite que se alcançou, saturado e denso. Um caminho que se traçou, recomeçando e aprendendo com o que somos.
Regresso então ao seu espaço seguro, para a reencontrar disponível como sempre, para a escutar com o tempo que nunca tive, para lhe dedicar todos os dias que não se repetem.
Sento-me e ouço as histórias que tem para contar, algumas sei de cor de tanto as ouvir, outras são novas como as romãs em cima da mesa, mas todas antigas como a cor que traz vestida.
Os dias passam e os minutos são dela, observo a sua presença no jardim que agora cresce, caminhamos ao fim da tarde sem receio que o sol se esconda.
Aprendo com a superação que todos os dias me surpreende, que me motiva e faz acreditar que tudo isto faz sentido. Cresço com a presença que me apoiou ainda antes de me conhecer e retribuo com o meu estar, nesse lento viver devagar.
Percebo agora como o propósito com que utilizamos a Fotografia pode originar um impacto extremamente positivo na vida de alguém. Que um Projeto Fotográfico é uma troca de experiências, uma manifestação de respeito e confiança, uma necessidade em compreender e tentar ver o mundo pelos olhos de outra pessoa. Esta é a minha representação de gratidão e se a fotografia é memória talvez o tempo seja a homenagem.
Na presença da penumbra, contemplo o espaço que a terra ocupa;
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2023
.
.
.

.
A série “Uma azeitona bordada em azul”, de Rui Costa, vencedora dos Novos Talentos FNAC 2023, está em exposição em Lisboa, na Narrativa, na Rua Dr. Gama Barros, 60, de 22 de junho a 29 de julho de 2023.
.
.

António Bracons, Rui Costa, 06.2023
.
.
Rui Costa, Vila Franca de Xira, 1989.
Trabalha em Farmácia comunitária desde os 22 anos. O gosto pela Fotografia surgiu há 10 anos numa viagem a Paris e, desde então, que o interesse foi aumentando, acompanhado pela necessidade de viajar e aproximar-se do mundo.
Inicia o seu percurso no Instituto Português de Fotografia de Lisboa em 2020, onde começa a perceber o seu propósito na utilização da imagem e no desenvolvimento de projetos documentais e autorais. Realiza o Estágio Curricular do Curso Profissional de Fotografia no Jornal “I” e Sol, entre julho e outubro de 2022. Em outubro de 2022 inicia a Masterclass Narrativa com o fotógrafo Mário Cruz. Formador no Instituto Português de Fotografia na disciplina de Composição a partir de abril de 2023. Simultaneamente continua a desempenhar funções na sua área de formação inicial.
.
.
Pode conhecer mais sobre o autor e o projeto no seu site, aqui.
Pode ler a entrevista ao Autor na sequência do prémio Novos Talentos FNAC 2023, aqui.
.
.
.
















Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JULHO A SETEMBRO . 2023 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . JULHO A SETEMBRO . 2023 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . OUTUBRO A DEZEMBRO . 2023 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . JANEIRO A MARÇO . 2024 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . JANEIRO A MARÇO . 2024 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA