JOSÉ RONCONI, RASTROS

A exposição integrou a 10.ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes.

.

.

.

José Luís Ronconi ou Zé Ronconi, como prefere ser tratado, arquiteto de formação, é sensibilizado pela paisagem, as construções, os interiores… os ambientes e as vivências. Muitas vezes de espaços abandonados. Os rastos ou ‘rastros’ que ficam.

.

Escreve:

.

Nossa memória se constitui de inúmeros fragmentos formando o tecido de nossas vivências. Como um baú depositário de lembranças guardamos imagens de nossas experiências de vida.

Com este trabalho percorri lugares em busca destas imagens. Busquei registrar por meio da fotografia as manifestações de memória presentes nos ambientes de convívio dos descendentes de imigrantes italianos de Nova Veneza, SC. Fui em busca dos testemunhos de um passado que ainda vive, mesmo ressignificado, no presente destas pessoas.

Neles encontrei as casas, com seus ambientes de habitação, de trabalho, de convívio. Espaços que alimentaram projetos de vida, conquistas e frustrações. Lugares que reativam sonhos, poéticas, devaneios da nossa consciência subjetiva.

Por estas imagens busquei também reencontrar um eu, que reside imerso em laços afetivos interiorizados. Lugares de lembranças de um passado, de experiências vividas, especialmente na velha casa de meus avós maternos. Rastros e restos. Ausências e permanências.

Um confronto emocionado com marcas de infância, onde o que foi, o que não existe mais, ainda é.

.

.

.

Zé Ronconi, Rastros

.

.

.

.

A exposição “Rastros”, de [José Luís] Zé Ronconi, integrou a 10.ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, esteve patente na Casa da Cultura, no Largo do Palheirinho, em Avintes, de 29 de abril a 31 de maio de 2023.

.

.

.

.

António Bracons, Zé Ronconi – Pereira Lopes, diretor do iNstantes e Zé Ronconi, Avintes, 04.2023

.

José Luiz Ronconi, reside em Nova Veneza/SC – Brasil. Arquiteto pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especialização em Restauro Arquitetônico pela PUC Paraná em convênio com a Fondazione Kepha de Roma – Itália/2003. Vereador na cidade de Nova Veneza de 2009 a 2012. Atualmente é presidente do Conselho de Políticas Culturais de Nova Veneza e membro do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Membro da Comissão de Avaliadores e Pareceristas da Fundação Catarinense de Cultura 2020/2022

A partir de 2008 passa a atuar na área de fotografia, sendo autodidata, com diversos trabalhos e publicações especialmente desenvolvidos no Município de Nova Veneza e planalto catarinense. Participou como fotógrafo e pesquisador assistente no livro Santuário de Caravaggio 50 anos. Participação na exposição de fotos Nova Veneza Um Olhar/2015, na praça Humberto Bortoluzzi/ NV. Participação no festival Floripa na Foto/2017. Exposição no Projeto Varal da Trajano 2017 e 2018. Primeiro lugar no concurso fotográfico da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza/2018. Membro da organização da Exposição Varal da Veneza em sua terceira edição em Nova Veneza, reunindo 40 fotógrafos da região de Florianópolis e sul catarinenses, com cerca de 250 fotos expostas em praça pública. Participou como fotógrafo selecionado do projeto “Cartografias Catarinenses”, contemplado no Edital Elizabete Anderle 2019. Exposição no site Nucleofac de fotografia de Belo Horizonte/MG/2020. Participação na publicação Lista de Fauna do Município de nova Veneza/2020.Selecionado no Festival Photothings de SP/2021. Exposição no BC Foto Festival/Balneário Camboriú/2021. Selecionado na IV Coletiva de Artistas do Sul Catarinense/UNESC/2021. Exposição Rastros no Museu do Imigrante de Nova Veneza/2021. Esposição coletiva no Instituto Juarez Machado-Joinville – SC. Exposição coletiva na Galeria helena Fretta – Fpolis-SC.

Atualmente desenvolve pesquisa fotográfica na área de Registro de Memórias da Imigração com atenção ao movimento imigratório italiano que deu origem a Colônia Nuova Venezia/ 1891. Lançamento do fotolivro Rastros em julho de 2021.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre a obra de José Ronconi, aqui, outras exposições do festival, aqui.

Mais informação sobre o Festival iNstantes aqui.

.

Cortesia: Festival iNstantes.

.

.

.