MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS  .  DUAS OPEN CALL A DECORRER

Aberta open call para Exposição Coletiva (até 07.07.2023) e para Minimercado de Autor – Fotolivros e Fotografias (até 10.07.2023)

No Quartel do Largo do Cabeço de Bola, Arroios, Lisboa, de 30 de agosto a 15 de setembro de 2023.

.

.

.

Na primeira quinzena de setembro vai ter lugar em Lisboa a MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS – MFA, que será posteriormente apresentada em Faro – Mostra de Fotografia do Algarve, encontrando-se a decorrer duas open-call: uma para a exposição coletiva tema “Casa” e outra para o Minimercado de Autor – Fotolivros e Fotografias (ver abaixo).

O Fascínio da Fotografia, blogue parceiro, apresenta a MFA e divulga as Open-Call.

.

.

.

.

A MOSTRA DE FOTOGRAFIA DE ARROIOS – MFA é um evento cultural, que vai acontecer em Lisboa durante a primeira quinzena de Setembro. Organizada pela Associação CC11 em parceria com o Largo Residências, a Mostra conta com a participação de fotógrafos documentais e fotojornalistas, nacionais e internacionais, que exibem os seus trabalhos numa grande exposição fotográfica colectiva, em vários espaços do antigo quartel da GNR no Largo do Cabeço de Bola, na Freguesia Arroios. Esta exposição pretende trazer uma reflexão sobre a importância da CASA como um espaço físico, mas também sobre as condições sociais que permitem ou negam o acesso a esse espaço tão fundamental. Além da exposição colectiva, são também apresentadas oito exposições individuais, numa ocupação da MFA de espaços interiores e exteriores do quartel.

A MFA tem uma programação especial para as quintas e sextas-feiras, bem como para os fins de semana: visitas comentadas pelos autores e curadores às exposições, projeção de documentários e slideshows, apresentação de fotolivros e revistas, conversas e debates de temas da actualidade com repórteres fotográficos e jornalistas, além de oficinas em várias áreas da fotografia. Outro destaque da MFA aos fins de semana é o Minimercado de Autor, com livros e fotografias. Todas as actividades são gratuitas e abertas ao público.

.

A programação aqui apresentada, é posteriormente replicada na MFA – MOSTRA DE FOTOGRAFIA DO ALGARVE. Este evento ocorrerá no edifício histórico da Antiga Fábrica de Cerveja de Faro, entre os dias 21 de outubro a 25 de novembro. Trata-se de uma extensão para sul deste evento dedicado à fotografia e é o resultado de uma parceria da CC11, da ETIC Algarve e da Câmara Municipal de Faro. Juntas, estas entidades unem esforços para criar um evento culturalmente enriquecedor, que promove a Fotografia e proporciona uma experiência única aos participantes e visitantes.

.

.

Marisol Gonzalez, Quartel do Largo do Cabeço de Bola

.

.

Estão previstas oito exposições individuais:

  • INLAND | NA TERRA, de Ana Brígida
  • AQUI UM HOMEM MATOU UMA MULHER, de José Carlos Carvalho
  • BOLOR, de Luísa Ferreira
  • VERÃO NEGRO, de Patrícia de Melo Moreira
  • ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, de Valter Vinagre
  • WARM WATERS | ÁGUAS QUENTES, de Vlad Sokhin
  • DIAKUYU | OBRIGADO – 12 fotojornalistas portugueses na Ucrânia
  • KIOSKZINE, 11 fotógrafos contemporâneos

.

.

Faz parte do programa uma EXPOSIÇÃO COLECTIVA:

.

CASA, é o tema da exposição colectiva de fotografia, inserida na MFA. Os autores são convidados a apresentar uma [a duas] fotografias sobre este tema, abordando a CASA, como um espaço de habitação, que reflecte quem somos, uma extensão de nós mesmos, um lugar que nos protege do mundo exterior e onde podemos encontrar momentos de paz e tranquilidade. Mas a CASA é também uma realidade inalcançável para muitas pessoas que enfrentam a crise da habitação e da gentrificação, tornou-se uma miragem para muitos que não conseguem encontrar um espaço dentro dos seus orçamentos ou que estão em risco de perder as suas casas devido à crise financeira e às subidas de juros.

Esta exposição pretende trazer uma reflexão sobre a importância da CASA como um espaço físico, mas também sobre as condições sociais que permitem ou negam o acesso a esse espaço tão fundamental. É uma oportunidade de discutir os desafios enfrentados pelas pessoas que lutam para manter as suas casas, bem como as que buscam um lugar para viver dentro das suas possibilidades financeiras. É um convite aos visitantes para reflectirem sobre como podemos construir um mundo mais justo e inclusivo, onde todas as pessoas tenham acesso a uma CASA digna e segura.

.

Para esta exposição está a decorrer uma OPEN CALL, até 07 de julho:

.

Cada autor pode participar com uma ou duas fotografias individuais. Haverá uma curadoria das fotografias enviadas, e será feita uma selecção para a apresentação final. Por questões de espaço e curadoria, poderá haver autores que não tenham nenhuma fotografia selecionada para a exposição, estamos a equacionar projectar essas imagens num monitor inserido no mesmo espaço. As fotografias selecionadas, e só estas, serão impressas.

As fotografias enviadas serão objecto de uma selecção pelos curadores Ana Brígida, Enric Vives-Rubio e José Farinha, que garantem uma comunicação contínua (via e-mail: mfaexpos@gmail.com) com os participantes para esclarecer dúvidas e fornecer feedback sobre as suas contribuições.

Uma vez que não temos patrocinadores, vamos optar pelo modelo de autofinanciamento da exposição fotográfica, em que os participantes, uma vez selecionadas as fotografias que farão parte da exposição, enviam os ficheiros ao laboratório Fineprint e pagarão a sua impressão, como já foi feito em experiências anteriores, com bons resultados. A impressão será uniformizada para todos os trabalhos: 53 x 80cm em papel Premium Luster, 250 g/m2, semi-mate.

Junto de cada fotografia, para além da legenda e nome do autor, será gerado um QR code, que direcciona para o link fornecido pelo autor, este pode ser de divulgação do seu trabalho, mas também de carácter comercial, para venda das suas fotografias e/ou livros.

.

PROCEDIMENTO:

  • envio de um ou dois ficheiros digitais em baixa resolução com o tema CASA para o endereço (mfaexpos@gmail.com): 26 junho a 7 julho
  • selecção pela equipa de curadores, informação de resultados aos participantes: 10 a 21 julho
  • envio dos ficheiros em alta resolução, das fotografias selecionadas e envio do comprovativo de pagamento (cada fotografia: 28,62€ + IVA = 35,20€) para a Fineprint (info@fineprint.pt) : 24 julho a 4 agosto.

A equipa do MFA reserva-se o direito de alterar algum dos procedimentos desta Open Call.

As fotografias serão devolvidas aos seus autores, no final da apresentação da MFA, na Antiga Fábrica de Cerveja de Faro, depois de 25 de novembro.

.

.

Susana Paiva

.

.

Estão também previstas apresentações, slideshows, documentários e, aos sábados e domingos, o MINIMERCADO DE AUTOR – FOTOLIVROS E FOTOGRAFIA, destinado a autores e editores, organizado pelo Atelier Pop-Up, estando a decorrer uma OPEN-CALL até 10 de julho:

.

O “Minimercado de Autor” decorrerá nos dias 2, 3, 9 e 10 de Setembro, entre as 14h e as 20h, a participação é gratuita e as inscrições serão aceites por ordem de chegada.

Os Autores seleccionados poderão comercializar livremente as suas publicações e fotografias e terão ao seu dispor o espaço de cerca de um metro linear, em mesa individual ou partilhada, de acordo com as disponibilidades.

A selecção de participantes é limitada ao número máximo de 5 propostas por cada dia do evento.

Findo o período de selecção das propostas, os seleccionados serão contactados, com indicação do dia da sua participação: 2, 3, 9 ou 10 de Setembro.

Cada Autor deverá estar presente, ou fazer-se representar, no “Minimercado de Autor”, nos dias para os quais seja seleccionado.

Após selecção, a inscrição implica o pagamento de uma caução de 20 euros, valor a devolver na íntegra no dia do evento em que estejam presentes. No caso de não comparecência o referido valor reverterá para a organização do evento. Desta forma tentamos minimizar o dano causado pela desistência de última hora de algum dos participantes.

Inscrições e mais informação: através do email <theportfolioproject@gmail.com>

.

.

.

Ficha técnica da MFA:

.

DIREÇÃO E PRODUÇÃO Bruno Portela, Jérôme Pin, Lígia Pinto

EXPOSIÇÕES Enric Vives-Rubio (coordenação), Ana Brígida, José Farinha

PROJEÇÕES Tiago Miranda (coordenação), Horacio Villalobos, Maria Mann (internacional) Daniel Rocha (nacional) Hugo David (emergentes)

DOCUMENTÁRIOS Jérôme Pin (coordenação)

DEBATES José Carlos Carvalho (coordenação), Céu Guarda, Luís Filipe Catarino

OFICINAS Paulo Petronilho (coordenação)

LIVROS Ana Baião (coordenação), Clara Azevedo, Luísa Ferreira

MINIMERCADO DE AUTOR Atelier Pop-Up, por Susana Paiva (coordenação)

BLOG PARCEIRO Fascínio da Fotografia, por António Bracons

COMUNICAÇÃO Lígia Pinto, Rute Reimão

TEXTOS Paulo Agostinho

.

.

.