ADELINO MARQUES, REGINA STRELITZIA, SENESCIT ET MORS FOLIIS ET FLORIBUS, 2022

Exposição na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de 1 de junho a 31 de julho de 2023.

.

.

.

Adelino Marques

Regina Strelitzia. Senescit et mors foliis et floribus

Fotografia e texto: Adelino Marques

Gondomar: Edição do Autor / Novembro . 2022

Português / c. 17,4 x 23,4 cm / 42 pp., não numeradas

Capa mole

.

.

.

.

As fotografias desta série de Adelino Marques trazem-nos à memória os herbários e vêm-nos lembrar que cada idade e cada tempo tem a sua própria beleza.

.

Sobre “Regina Strelitzia. Senescit et mors foliis et floribus” escreve Adelino Marques:

.

 A pensar nos antigos desenhos de botânica e em Karl Blossfeldt, criando uma espécie de catálogo as peças esculturais que assumem as folhas e flores desta planta no seu processo de senescência e morte. 

Este trabalho fez parte das exposições do MIP_OFF 2022 no âmbito do MIP – Mês da Imagem do Porto. 

 .

Regina Strelitzia

É uma planta herbácea perene, rizomatosa, com raízes carnudas e compridas e com folhas rijas que podem chegar a 1.50 m de altura. É originária da África do Sul e foi introduzida como planta ornamental na Europa há 200 anos. As suas flores exóticas muito particulares e de longa duração são a razão de ser da sua popularidade e surgem um pouco ao longo de todo o ano, sobretudo nos meses de inverno e primavera. As inflorescências são compostas por um conjunto de flores laranjas, anteras e estigmas azuis que parecem umas flechas e que caem de uma grande bráctea em forma de bico. 

.

.

.

Adelino Marques, Regina Strelitzia, Senescit et mors foliis et floribus, 2022

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, MIP_OFF, 2022

.

.

Adelino Marques, Aspetos da exposição, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2023

.

.

“Regina Strelitzia, Senescit et mors foliis et floribus” de Adelino Marques, integrou o MIP_OFF do MIP – Mês da Fotografia do Porto, estando exposto na R. de Miraflor, frente ao MIRA Fórum, no mês de novembro de 2022, por ocasião da qual foi editada esta publicação. Encontra-se atualmente em exposição no Porto, na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, na Rua do Campo Alegre 1021 – 1055, de 1 de junho a 31 de julho de 2023.

.

.

.

António Bracons, Adelino Marques, Avintes, 30.04.2023

.

Adelino Marques nasceu em Gondomar, onde reside.

Iniciou o contacto com a fotografia no final dos anos setenta, na Faculdade de Medicina do Porto, tendo sido um dos colaboradores do departamento de fotografia da Associação de Estudantes. Frequentou o curso livre de fotografia da Cooperativa Árvore nessa mesma época e mais tarde o IPF – Porto.

Tem participado em exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Itália, França, Polónia e nos Estados Unidos.

Alguns dos seus trabalhos encontram-se publicados em revistas e livros e fazem parte de colecções particulares e institucionais.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre a fotografia de Adelino Marques no seu site, aqui e no FF, aqui.

.

.

.