HENRIK BRAHE, ARCH HANDS

Exposição no Mira Fórum, Porto, de 1 de abril a 13 de maio de 2023.

.

.

.

Quando entro na galeria do Mira Fórum, sinto-me impressionado pelas imagens: pela sua intensidade, expressividade e dimensão. As ‘pequenas’ mãos, a preto e branco, estão representadas em vários tamanhos, as maiores, cerca de metro e meio de altura. Temos assim o detalhe das marcas que o trabalho deixou, as calosidades, as dores, algumas coisas que se encontram… Nestas mãos de trabalho, essencialmente manual em escavações arqueológicas, colocadas sobre a parede de blocos de granito, ressaltam as texturas e tonalidades e sugerem uma agressividade que não estará longe daquela que estão sujeitas no dia a dia.

.

.

Sobre este projeto, escreve o autor:

.

“Arch Hands” é um projeto fotográfico cuja génese está relacionada com o meu trabalho como fotografo e arqueólogo em escavações arqueológicas internacionais. O objetivo do projeto é retratar as mãos dos trabalhadores e a interação entre os arqueólogos e os trabalhadores das comunidades locais. Embora os projetos arqueológicos no Médio Oriente por norma sejam esforços colaborativos que envolvem universidades estrangeiras, iraquianas e egípcias, departamentos de antiguidade, arqueólogos, especialistas e pesquisadores, a verdade é que sem a participação de trabalhadores locais, as escavações seriam impossíveis. Como equipa, dependemos da mão de obra local, para realizar o trabalho manual, às vezes muito delicado, da escavação. A ferramenta mais importante que temos é assim a mão e a mente humana, em conjunto! As condições físicas são muito duras e difíceis, em climas áridos e secos. Esta série reflete essas condições das quais todos fazemos parte e, ao mesmo tempo, testemunha como as circunstâncias ambientais influenciam o corpo e a mão humana!

O projeto de fotografia “Arch hands” foi iniciado em 2015, como uma homenagem aos trabalhadores locais de três diferentes escavações arqueológicas no Egito e no Iraque, sem os quais não haveria trabalho de escavação. O projeto enfatiza a importância da força de trabalho local e a interação com arqueólogos profissionais.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2023

.

.

.

“Arch Hands” de Henrik Brahe está em exposição no Mira Fórum, na Rua de Miraflor, 159, a Campanhã, no Porto, de 1 de abril a 13 de maio de 2023.

No dia 15 de abril teve lugar uma conversa com Henrik Brahe e Marcus Müller, que visa comentar a relação entre as suas fotografias e o trabalho arqueológico. Marcus Müller é o diretor de campo de uma grande escavação alemã no Egito, com o nome de Athribis onde Henrik já trabalhou e fotografou.

.

.

.

Henrik Brahe Fotógrafo/arqueólogo, Henrik Brahe nasceu na Dinamarca em 1965. Henrik é fotógrafo independente desde 1983, ano da sua primeira exposição individual. Estudou Arqueologia do Médio Oriente na Universidade de Copenhaga, na faculdade TORS entre 2003-2007 e desde então trabalha para universidades nacionais e internacionais, participando em escavações no Médio Oriente e Norte da África.

Participou em mais de 100 exposições internacionais, festivais de cinema e vídeo nos últimos 40 anos. O seu trabalho está representado, entre outros, na Biblioteca Real Dinamarquesa, Coleção de Fotografias e Mapas, DK; Bibliothèque Nationale, Paris, França e Biblioteca de Alexandria, Egito.

Henrik participou no documentário “The Flooded Tombs of The Nile” da National Geographic em 2021, onde o foco foram os túmulos reais em Nuri e as escavações em Jebel Barkal no norte do Sudão. Desde 2015 que desenvolve o projecto de fotografia “Arch hands”.

.

.

.

Pode conhecer melhor a obra de Henrik Brahe aqui.

.

.

.