AAVV, IMAGENS PERIFÉRICAS 4
Exposição do MIRA Pinhole Photography, que integra o MIP – Mês da Imagem do Porto, no Mira Fórum, Rua de Miraflor 155, no Porto, de 29 de outubro a 23 de dezembro de 2022.
.
.
.
A convite da Manuela Matos Monteiro e do João Lafuente estive no Mira Fórum, num simpático sábado de novembro, para apresentar o meu livro Ingenium e também no âmbito de uma pequena mas muito interessante Feira do Livro de Fotografia. Foi muito bom voltar ao Porto, onde já não ia há vários anos e, sobretudo, conhecer este espaço especial, aberto e acolhedor, como o criaram e mantém os seus anfitriões.
Foi também o pretexto para se juntarem muitos apaixonados pela fotografia e muitos autores. Tive assim oportunidade de rever alguns e conhecer pessoalmente outros, que conhecia apenas através das redes sociais.
Era também pelas fotografias nas redes sociais que conhecia este espaço: um conjunto de antigos armazéns, relativamente estreitos mas compridos, paredes grossas em perpeanho de granito, complementado por uma estrutura em ferro, as coberturas interiormente revestidas a madeira, e a telha no exterior.
Estar lá é diferente: sentir o espaço, o conforto e a força da pedra, a familiaridade, a simpatia. A cor, o cheiro, o ambiente. O interior simples (aparentemente) e cuidado, sofisticado, e as diversas exposições presentes, das quais hoje destaco esta.
.
Este é o 4.º ano em que o Mira Fórum organiza a Open Call para o MIRA Pinhole Photography. Das muitas centenas de trabalhos recebidos, um júri, este ano composto por Adelino Marques, Augusto Lemos, António Martins Teixeira e Rui Apolinário seleciona um conjunto de fotografias, das quais uma seleção de 50 é exposta e as restantes projetadas.
.
Sobre a exposição, escreve Rui Apolinário:
.
Se a fotografia é um espelho com memória (Oliver Wendell Holmes, 1861), uma fotografia pinhole é a evocação da imaginação preenchida por um tempo que se demora entre o desejo de quem a faz acontecer e o olhar de quem a contempla.
Se, como afirma António Guerreiro, “a fotografia mumifica o tempo”, sendo capaz de o fazer escapar à sua condição de corrupção, a fotografia pinhole deleita-se em corromper a casa do tempo e das formas que nela habitam, através de uma plêiade de gestos, qual ritual, que se prolongam num esboço de uma imagem que sugere nunca estar acabada. Por esse motivo, o reino da fotografia pinhole não se esgota no som mecânico e objetivo de um “click”, nem no instante – por mais ou menos decisivo que seja – como também não se deixa enclausurar pelo mais sedutor e previsível dos enquadramentos. Talvez porque a sua presença seja, sobretudo, superação que se insinua pelo prazer que cada um de nós pode experimentar quando constrói a sua própria câmara (que o diga António Martins Teixeira), e com ela aprende a usufruir de uma cumplicidade (entre fotógrafo e dispositivo fotográfico) que nasce cedo e cujos resultados transcendem sempre a categoria do “defeito” ou do “erro”, porque de poética se trata.
O mês de Novembro é “tempo” de pinhole no Mira, e neste durante, meia centena de fotografias irão fazer parte de uma viagem onde o “espanto” ainda é possível.
.
.
Mostro algumas das fotografias expostas:
.
.
Imagens Periféricas 4: Adelino Marques, Ana Sousa, Anthony Carr, António Carvalhal, António Teixeira, Arek Golosk, Augusto Lemos, Conceição Magalhães, Danny Kalkhoven, Diana Pankova, Emmanuelle Schmittrichard, Eugénio Silva, Filipe Carneiro, Ivan Piano, Jorma Onkinen, Justine Bisschops, Kateřina Hudeckova, Kathrena Marie, Ksawery Wrobel.
.
.
.
A exposição do MIRA Pinhole Photography, “Imagens Periféricas 4”, integra o MIP – Mês da Imagem do Porto, apresenta-se no Mira Fórum, Rua de Miraflor, 155, no Porto, de 29 de outubro a 23 de dezembro de 2022.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2022.
.
.
A exposição tem a curadoria de Adelino Marques, Augusto Lemos, António Martins Teixeira e Rui Apolinário, que, no âmbito da Open-Call, selecionaram um conjunto de fotografias. Destas, uma shortlist de 50 imagens está exposta no Mira Fórum, as restantes estão em projeção.
Shortlist, em exposição: Adelino Marques, Ana Sousa, Anthony Carr, António Carvalhal, António Teixeira, Arek Golosk, Augusto Lemos, Conceição Magalhães, Danny Kalkhoven, Diana Pankova, Emmanuelle Schmittrichard, Eugénio Silva, Filipe Carneiro, Frankie Boy, Ivan Piano, Jorma Onkinen, Justine Bisschops, Kateřina Hudeckova, Kathrena Marie, Ksawery Wrobel, Kuba Luboradzki, Kümei Kirschmann, Lothar Ponhold, Luiz Cardoso, Magda e Domingos, Miroslav Radomski, Monika Cichoszewska, Nick Dvoracek, Niels Hansen, Olga Suchanova, Piotr Kucia, Piotr Szudra, Piotr Weclawski, Rene Vonk, Rima Virbauskaite, Robin Bjerkhaug, Roman Baran, Rui Apolinário, Rui Esteves, Ruth Güse, Scott Perry/Macie Duke, Séverine Morizet, Spiffy Tumbleweed, Stefan Migalski, Tom Hudecek, Tomasz Warzyński, Volker Schuetz, Zbigniew Ladygin
Fotografias melhor classificadas, em projeção: Adelino Marques, Ana Sousa, Andreas Perlick, Antal Tarjáni, Anthony Carr, António Carvalhal, António Teixeira, Arek Golosz, Augusto Lemos, Chri Bird, Christophe Boete, Conceição Magalhães, Danny Kalkhoven, Diana Pankova, Emmanuelle Schmittrichard, Eugénio Silva, Filipe Carneiro, Frankie Boy, Grzegorz Sidorowicz, Ivan Piano, Jeff McConnell, Jorma Onkinen, José Gomes, Justine Bisschops, Kateřina Hudeckova, Kathrena Marie, Ksawery Wrobel, Kuba Luboradzki, Kümei Kirschmann, Lena Kaellberg, Lothar Ponhold, Luiz Cardoso, Magda e Domingos, Marcela Chrenstova, Marcos Castillo, Marzena Kolarz, Matthias Hagemann, Miroslav Radomski, Monika Cichoszewska, Nick Dvoracek, Niels Hansen, Olga Suchanova, Piotr Kucia, Piotr Szudra, Piotr Weclawski, Radek Rogalski, Ran Zoref, Rene Vonk, Rima Virbauskaite, Robin Bjerkhaug, Roman Baran, Rui Apolinário, Rui Esteves, Ruth Güse, Scott Perry/Macie Duke, Severine Morizet, Spiffy Tumbleweed, Stefan Migalski, Svetlana Batura, Tom Hudecek, Tomasz Warzyński, Volker Schuetz, Zbigniew Ladygin.
.
.
.
Sobre o MIP, refere a organização:
.
MIP – Mês da Imagem do Porto – é uma iniciativa do coletivo de galerias FORUM fotografia/filme PORTO que na sua 5ª edição retoma o seu rumo: ligação ao território, à comunidade promovendo iniciativas na área da fotografia e do filme. A quinta edição do MIP inaugura a partir de 29 de outubro prolongando-se até ao fim do ano.
Este ano, apresentamos a 2ª edição do MIP_OFF desafiando a realização de exposições e acontecimentos a organizar pelos seus autores em lugares não institucionais em lugares “improváveis”. A primeira edição surpreendeu-nos pela quantidade e qualidade dos projetos que levaram a fotografia aos espaços onde as pessoas estão. Este ano contamos com cerca de 50 projetos espalhados pela cidade do Porto.
As estruturas envolvidas nesta edição são: Adorna Galeria, ESAP, ESE/IPP, Espiga, IPF, Lusófona, MIRA FORUM, OPPIA e The Cave Photography.
.
.
.
Cortesia: Mira Fórum. Um especial obrigado à Manuela Matos Monteiro e ao João Lafuente.
.
.
.




























