DAVID-ALEXANDRE GUÉNIOT, O LIVRO DA PATRÍCIA, 2022
Nos 5 anos da morte de Patrícia Almeida (1970 – 21.11.2017)
.
.
.
David-Alexandre Guéniot
O livro da Patrícia
Autor: David-Alexandre Guéniot / Graphisme : Léo Favier
Lisboa: Ghost Editions / Paris: Editions Loco / Setembro 2022
Português (Ghost) / Francês (Ghost + Loco) / 13 x 18 cm / 304 pp.
Brochura / 500 ex. (português), 600 ex. (francês)
ISBN: 9789895442263 (português), 9782843140761 (francês)
.
.

.
.
Um livro diferente.
Um livro sobre fotografia.
Um livro sobre uma fotógrafa.
Um livro de uma fotógrafa.
Em memória de Patrícia Almeida.
.
.
Sobre “O Livro da Patrícia”, escreve David -Alexandre Guéniot:
.
“O Livro da Patrícia” foi elaborado a partir de um projecto inacabado da fotógrafa e artista visual Patrícia Almeida, que faleceu há cinco anos. Reúne e faz dialogar textos e imagens sobre fotografia, memória, ausência.
“A cada fotografia que descubro, a imagem dela é reactualizada. Instantaneamente, todas as suas outras fotografias se apagam. Nenhuma outra imagem dela conta. Existe apenas esta última. Monopoliza toda a minha atenção. É uma imagem provisória e absoluta. Recordo o pedido do representante da agência funerária de escolher uma fotografia para acompanhar o caixão. Encontrar essa derradeira imagem. Uma imagem que seja um núcleo, a junção da física e da metafísica, o ponto focal da sua essência. Mas são apenas variações constantes, um vaivém automatizado, um descontrolo do auto-foco, impossíveis focagens daquilo que não cessa de vibrar.”
.
Quando a fotografa Patrícia Almeida morre em Novembro de 2017, deixa inacabado um projecto de livro sobre a sua “História pessoal da Fotografia”. Meses antes, tinha começado a reunir documentos: exemplos que dava aos seus alunos, manuais obsoletos comprados em segunda mão, as suas primeiras fotografias. No dia da sua morte, o representante da agência funerária pede um retrato para o velório. Que fotografia escolher? Qual pessoa mostrar? Como resumir, reduzir e concentrar uma pessoa numa só imagem? O Livro da Patrícia relata a busca dessa imagem impossível e revisita o projecto inacabado da fotógrafa confrontando a produção de fotografias com a criação de identidades, de recordações, de fantasmas.
.
.
.
David-Alexandre Guéniot, O livro da Patrícia, 2022
.
.
.
Lorsque la photographe Patrícia Almeida meurt en novembre 2017, elle laisse inachevé un projet de livre sur son “Histoire personnelle de la photographie”. Quelques mois auparavant, elle avait commencé à rassembler des documents: les exemples qu’elle donnait à ses étudiants, des manuels obsolètes achetés d’occasion, ses premières photographies. Le jour de son décès, le représentant des pompes funèbres demande un portrait pour la veillée du corps. Mais quelle photo choisir? Quelle personne montrer? Comment résumer, réduire et concentrer une personne en une seule image ? Le Livre de Patrícia raconte la recherche de cette image impossible et revisite le projet inachevé de la photographe en confrontant la production de photographies à la création d’identités, de souvenirs, de fantômes.
.
.
.
“O livro da Patrícia” foi apresentado em Lisboa, na Galeria Zé dos Bois, no dia 04.11.2022, pelo autor, Djaimilia Pereira de Almeida, Daniel Blaufuks e Humberto Brito.
.
.
.
Pode saber mais sobre a obra de Patrícia Almeida no FF, aqui, a sua vida e obra, aqui.
Pode conhecer mais sobre esta obra e adquiri-la, aqui (português) e aqui (francês).
.
.
.















Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . JANEIRO A MARÇO . 2023 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA
Pingback: AGENDA . CONVOCATÓRIAS E EVENTOS . ABRIL A JUNHO . 2023 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA