JOSÉ MIGUEL SOARES, ENTRE

Exposição patente no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, de 23 de setembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023.

.

.

.

Sobre este projeto lemos no site do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e no site da Malvada – Associação Artística:

.

ENTRE de José Miguel Soares  [é] um trabalho sobre a coexistência universal.

Neste caso fazendo parte do Projecto PLANTA, concebido pela Malvada Associação Artística, insta-nos a questionar sobre a forma como agimos e nos relacionamos com o mundo vegetal. Liga-se também ao conceito ma presente em diversas manifestações culturais japonesas. Ma envolve as noções de harmonização entre espaço e tempo, intervalo, imaterialidade ou vazio espacial, potenciando momentos de quietude benfazeja. 

.

.

Making off, José Miguel Soares, Entre, 2022

.

.

O processo de criação da exposição acontece num espaço incontornável de Évora e do país, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, através de visitas regulares para (re)conhecimento do edifício e das obras e experimentação do lugar que cada imagem vai ocupar e dialogar com a exposição permanente do museu.  A preparação e impressão das fotografias da exposição ENTRE, realiza-se na sala da Malvada, na cantina da Antiga Escola Primária dos Canaviais, num processo artístico imersivo. 

(…) [A] exposição de fotografia ENTRE e o espetáculo teatro APNEIA, ambos integram o projeto de cruzamento disciplinar de religação à natureza PLANTA, ao longo do qual também se apresenta uma Escrita Epistolar e várias atividades de serviço educativo e envolvimento da comunidade. 

​​As fotografias da autoria de José Miguel Soares, coabitam com a coleção permanente do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, expondo-se nos espaços vazios entre as obras [, numa simbiose pensada, reveladora e instalada na terra fértil que é um Museu]. É este espaço de coexistência e alteridade que interessa explorar e experienciar na exposição, em que o limite entre entidades ou áreas não é uma fronteira que separa em definitivo mas uma linha permeável.

.

.

.

José Miguel Soares, Entre, 2022

.

.

.

A exposição de José Miguel Soares, “Entre”, concebido pela Malvada- Associação Artística, está patente no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, de 23 de setembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023.

.

.

.

.

José Miguel Soares

Estudou Psicologia na Universidade de Lisboa e na Università degli studi de Pádua e Fotografia no Instituto Europeu de Design em Roma.

Foi membro fundador da revista Aula Magna.

Foi Diretor de Serviços e Psicólogo da Associação Sol.

Fundou e dirige com Ana Luena a Malvada Associação Artística onde desenvolve projetos artísticos e de empoderamento e inclusão social através da arte.

.

.

Malvada – Associação Artística

Fundada em 2018, por Ana Luena e José Miguel Soares, a dupla responsável pelas criações artísticas e direção deste projeto sediado em Évora, a Malvada aposta num território periférico como centro de criação e reflexão artística contemporânea.

A Malvada tem como fim a realização de projetos de criação, envolvendo diferentes áreas artísticas e do conhecimento, frequentemente cruzando disciplinas, como a fotografia, o vídeo, a literatura, o teatro ou a performance. Promove atividades de criação e fruição artísticas com a comunidade, através da sua participação ativa em ações de mediação, serviço educativo, acessibilidade e inclusão social, promovendo uma relação de proximidade entre públicos diversificados e a obra artística. 

O trabalho em rede é uma das suas orientações, reunindo em equipas heterógeneas, profissionais de Évora e de outras zonas do País, desenvolvendo e apresentando as suas criações neste território e noutras regiões, bem como estabelecendo parcerias com instituições nacionais e internacionais. 

.

.

.

Pode saber mais sobre a Malvada – Associação Artística e sobre o projeto, aqui.

.

Cortesia: Malvada – Associação Artística

.

.

.