A PEQUENA GALERIA EM GRANDE
Exposição na Fidelidade Arte, no Largo do Chiado, nº 8, em Lisboa, de 23 de setembro a 21 de outubro de 2022.
.
.
.
Prestes a completar o seu 10.º aniversário, A Pequena Galeria (situada na Av. 24 de Julho, 4C) apresenta uma exposição na Fidelidade Arte, ao Chiado, onde mostra diversos fotógrafos que já expuseram na Galeria, bem como alguns autores mais antigos, que integram o seu espólio. Podemos ver obras de: Alice W.R., António Homem Cardoso, Antonio Sánchez-Barriga, Arnaldo Garcez, Carlos Almeida, Carlos Gonçalves, Carlos Oliveira Cruz, Clara Azevedo, Cristina Homem de Melo, Evelyn Kahn, Fernando Ricardo, Francisco Feio, Gonçalo Cadilhe, Horácio Novais, Jean-Loup Cautreau, João Ferreira, João Martins, José Manuel Costa Alves, Letícia Zica, Luís Carvalho, Luís Pavão, Luís Pereira, Luísa Ferreira, Maria Costa, Mark Sarkis Gulbenkian, Orlando Azevedo, Pauliana Valente Pimentel, Pedro Lobo, Sérgio Carmenates, Sónia Figueiredo.
Estão também patentes um conjunto de cartazes e de catálogos das exposições realizadas.
A curadoria é de Jorge Cid.
.
.

.
.
Sobre a exposição, escreve a direção de A Pequena Galeria:
.
O convite da Fidelidade Arte para expor no edifício do Chiado, numa das zonas de Lisboa onde nasceram tantas correntes artísticas e movimentos de ideias, representou um estimulante desafio para A Pequena Galeria, prestes a fazer 10 anos de existência.
Ao longo destes anos fizemos mais de 80 exposições. Esta sucessão de eventos resultou de um ambiente favorável ao colecionismo e à troca e venda de fotografias, uma das bases do crescimento do nosso acervo. Não só os fotógrafos ofereceram os seus trabalhos à Pequena Galeria, como os sócios doaram ou compraram fotografias para o aumento da qualidade e diversidade do acervo.
Neste intenso período de programação foi possível superar crises de vários matizes com a criatividade e o trabalho de colaboradores voluntários, de todos os sócios que criaram e renovaram a Associação e das novas gerações que nos tem vindo a dar o seu apoio.
Na base deste Acervo e da curadoria do Jorge Cid programámos uma Coletiva onde foi possível, face aos diversos espaços do histórico edifício fazer coexistir um assinalável núcleo de fotografias dos anos 40 a 60 do século passado com a diversidade de temas e abertura a novas correntes de fotografia contemporânea. Desse modo crescemos em rede, atraindo novos fotógrafos e o reconhecimento de alguns consagrados, nacionais e estrangeiros, que nos trouxeram o alento e a experiência necessários para fortalecer o projeto.
Atentos às mudanças de um mercado em que o colecionismo sofreu mutações expressivas, continuamos a preservar a memória das imagens enfrentando um presente de elevado grau de imprevisibilidade, mas em que o momento e a imagem única continuam a ser o nosso lema, na linha de Cartier-Bresson em que O VER É UM TODO.
.
Setembro de 2022
.
.
.
António Bracons, aspetos da exposição, 2022
.
.
.
A exposição “A Pequena Galeria em Grande” mostra-se na Fidelidade Arte, no Largo do Chiado, nº 8, em Lisboa, de 23 de setembro a 21 de outubro de 2022.
.
.
.
Algumas exposições de A Pequena Galeria no FF, aqui.
.
.
.




















Pingback: AGENDA . EXPOSIÇÕES . OUTUBRO A DEZEMBRO . 2022 | FASCÍNIO DA FOTOGRAFIA