IDENTIDADES EM DIEZ MIRADAS
Exposição no CPF – Centro Português de Fotografia, de 2 de abril a 3 de julho de 2022. Nos 25 anos do CPF (25.06.1997 – 2022).
.
.
.
A propósito da exposição, escreve Rubén García Felices:
.
A identidade como construção existencial e social
.
Da autoria do grupo fotográfico “Diez Miradas”, criado em 2016 e composto atualmente pelos fotógrafos Cristóbal Carretero Cassinello, Xavier Ferrer Chust, Joan Forteza, Rubén García Felices, Juan Carlos Gargiulo, Rui Morão, Manel Quiros, Ramón Siscart, Pablo Tarrero e Paz Vicente, “Identidades” é uma exposição que visa mostrar a identidade individual e/ou social relacionando-a com questões concretas do mundo que nos rodeia.
Através de um tema principal – o retrato – estas imagens revelam diferentes olhares que dialogam entre si; imagens realizadas em viagem ou na vida quotidiana com o objetivo de retratar tradições que ainda perduram ou procurar identidades perdidas que se reinventam, dia após dia. Retratos de pessoas com ideias e valores que têm origem em diferentes padrões sociais e culturais. Tal como disse uma vez Peter Handkle (pensador, escritor e dramaturgo austríaco e grande estudioso da sociedade contemporânea): “A invenção e a ficção são a verdade”.
“Identidades” reflete sobre a nossa memória, os direitos humanos, o conflito entre a identidade pessoal e social, a existência, o futuro e sobre um mundo cheio de mentira no qual vivemos.
A exposição é dedicada, a título póstumo e com todo o carinho, ao nosso companheiro português Rui Morão.
.
.
.
©Rui Morão, Serie “Identidades”. S/T, III – ©Juan Carlos Gargiulo, Serie “Pequeñas alegrías”. Paco, 2015 – © Manel Quiros, Daymare 1, 2018 – © Paz Vicente, Cartografía Soñada 1
.
.
.

.
A exposição “Identidades”, do grupo “Diez Miradas”, está patente no CPF – Centro Português de Fotografia, Largo Amor de Perdição, no Porto, de 2 de abril a 3 de julho de 2022.
.
.
.
No FF, sobre os 25 anos do CPF, aqui; sobre o CPF, aqui.
.
Cortesia: CPF – Centro Português de Fotografia.
.
.
.



