“A ARTE DE FOTOGRAFAR P&B” E “O NOSSO OLHAR NO MUNDO”

Exposição no Mercado de Alvalade, de 12 de fevereiro a 19 de março de 2022.

.

.

.

A GOD Publishing, de José Godinho, diretor e editor, tem editado vários livros de fotografia, reunindo por volume, temático, o olhar de vários fotógrafos. Cada obra reúne 10 a 15 autores, dispondo cada autor de 10 páginas.

Tanto a série “A arte de fotografar P&B”, como a série “O nosso olhar no mundo”, vão já no 7.º volume.

.

.

.

A ARTE DE FOTOGRAFAR P&B

.

A arte de fotografar P&B, capa

.

Expõem os seguintes autores: António Jara, Carla Fernandes, Cida Garcia, Fernando Curado Matos, Luís Moreira, Maria Branco, Paulo Martins, Renato Cruz, Ricardo Coelho.

.

Ana Sousa, A imortalidade – Ricardo Coelho, Rebirth is the real purpose (O renascimento é o propósito real)

.

.

Carla Fernandes, uma das autoras, escreve:

.

Imagine o seguinte cenário:

Uma criança sentada num triciclo azul, com um vestido vermelho e pintas brancas, a chorar. Um chupa-chupa enorme, redondo, com os tons do arco-íris caído no chão repleto de fitas de carnaval, um vulto que passou e bateu no braço da criança fazendo cair o chupa. Ao seu redor inúmeras pessoas com fatos coloridos.

O fotógrafo repara em todo o cenário e regista as lágrimas da criança, a escorrer pelo rosto, sentada no seu triciclo a ver o chupa moribundo no chão!

Já imaginou toda a imagem com todas as cores intervenientes? Ou perdeu-se no meio de tanta informação?

Agora imagine a mesma imagem, maravilhosamente registada a preto e branco… 

Sentiu a dor da criança? Sentiu as lágrimas a escorrer? Aquele olhar triste de desconsolo?  Sentiu que foi hoje ou há uns anos atrás? Imaginou o momento a decorrer como se fosse de um filme antigo? Que emoções sentiu? Tristeza também pela criança? Apeteceu ir comprar um chupa? Ou chatear-se com o vulto?

É esta a arte de fotografar a preto e branco!

Focar o essencial, transmitir o que é verdadeiramente importante no momento que se fez o registo fotográfico e abrir a imaginação de quem vê para uma história só sua! Porque a interpretação dessa imagem será sempre sua e pessoal.

E é isso que todos nós queremos que crie: HISTÓRIAS através dos nossos olhos e das nossas lentes diretamente para o seu coração. E sinta as emoções que cada imagem contém…

Vamos lá?

.

.

.

O NOSSO OLHAR NO MUNDO

.

O nosso olhar no mundo, capa

.

Apresentam-se trabalhos dos autores: Ana Marcelino, António Silva, Celestino Manuel, José Brito, Luís Miguel Azevedo, Manuela Louro, Pereira Lopes e Rafael Conceição.

.

Luís Miguel Azevedo, Miradas de Ferro, SabucedoAntónio Silva (Rouxinol), Praia da Ursa, Sintra

.

.

Pereira Lopes, regista:

.

Um livro de fotografia é uma forma de viajar através de outros olhares.

O NOSSO OLHAR NO MUNDO Vol 7 é disso exemplo. Viajei de norte a sul de Portugal, através das paisagens e espetáculos musicais, para além de relembrar a vitória de Portugal na Taça das Nações. Fui ver a Rapa das Bestas, essa magnífica tradição galega. Itália, Grécia, Suíça, Alemanha e Hungria também fizeram parte deste meu itinerário europeu. Ainda consegui dar um salto até ao Brasil e à China.

Já me esquecia de dizer que aproveitei para ver os Rencontres d´Arles, em França. Que espetacular festival de fotografia! Aconselho-vos a visita. Bebi fotografia em cada recanto da cidade.

Através das naturezas mortas, acho que visitei algum museu de que não me recorda o nome, nem o país, mas vi trabalhos de Paul Cézzane ou Renoir! Seriam?

Nesta longa viagem, não tive que apresentar o passaporte, nem o certificado covid 19… nem levei malas. Ainda bem que não tive essas preocupações.

Tudo isto me foi possível porque viajei através do olhar de cada um dos magníficos autores aqui representados.

A todos… obrigado pela viagem e levem-me brevemente numa outra.

.

.

.

.

Numa parceria entre a GOD Publishing e a Junta de Freguesia de Alvalade, um conjunto de autores participantes em cada um destes livros expõem no Mercado de Alvalade, de 12 de fevereiro a 19 de março de 2022. A exposição está aberta de segunda-feira a sábado, das 7:30 às 14:00 horas.

.

.

José Godinho, Aspetos da exposição, 2022.

.

Levar a fotografia ao Mercado é uma forma de a tornar acessível a um vasto público que, de outro modo, possivelmente não a veria: por não frequentar galerias ou outros espaços. O criar um público, leva a criar interesse, gosto, vontade de ver.

.

.

.

Pode saber mais sobre a GOD Publishing aqui.

.

Cortesia: José Godinho

.

.

.