VALTER VINAGRE, PERCEBES

.

.

.

Valter Vinagre, da série “Percebes”

.

.

Foi só em vésperas de terminar que visitei algumas das exposições do Mês de Fotografia do Barreiro, nomeadamente as que se apresentaram no Auditório Municipal Augusto Cabrita. Apesar de já terem terminado, a sua qualidade justifica a sua apresentação no FF.

.

Sobre o projeto, escreve Valter Vinagre:

.

As imagens que apresento em “Percebes” realizei-as ao longo de três anos na Figueira da Foz, durante o festival Gliding Barnacles a convite de amigos que o organizam.

Deambulei entre a praia e a garagem no centro da cidade, fotografando e procurando. Procurando e fotografando o seu rol de protagonistas e personagens. É nesta geografia e ambiente que situo o meu mar dentro de uma cultura que me era estranha – o Surf.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2022

.

.

.

A exposição “Percebes”, de Valter Vinagre integrou o Mês da Fotografia do Barreiro, esteve patente no Auditório Municipal Augusto Cabrita, 27 de novembro de 2021 a 13 de fevereiro de 2022.

O projeto foi também editado em livro pela Gliding Barnacles, em 2020.

.

.

.

Valter Vinagre é um fotógrafo português (n.1954, Anadia) que produz imagens sobre a realidade sem se limitar a tipologias ou temas definidos. O lugar da cidade, a viagem e a paisagem podem ser motivos da sua fotografia, mas não a determinam. Submetem-se antes a uma reflexão e a um discurso sobre o real, num jogo onde se revelam e ocultam metáforas, retratos e gestos. Esta abordagem, distante do registo documental, pode ser encontrada em trabalhos como Carta do Sentir, Para, Olha, ou em Bored In Usa, Pensaram matar o bicho ficou a peçonha, Posto de trabalho e Sob o Signo da Lua, Da natureza das coisas, Animais de estimação ou, ainda, em Homem morto passou aqui e “Percebes” os seus trabalhos mais recentes.

Valter Vinagre em 2016 recebeu o Prémio Autores 2016 da Sociedade Portuguesa de Autores. Melhor Trabalho de Fotografia com a série “Posto de trabalho” e em 1999 o prémio da 6.ª Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira com a série “Corpu insanu”. Em 2015, realizou o filme Espera, apresentado com a Exposição “Posto de trabalho” no Museu da Electricidade/MAAT em Lisboa.

.

.

.

Pode conhecer mais sobre o trabalho de Valter Vinagre no FF aqui.

.

.

.