GRUPO DO RISCO. DESENHO EM CADERNOS E FOTOGRAFIAS
Exposição inserida na programação Lisboa Capital Verde Europeia 2020, patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência de 13 de Março de 2020 a 13 de Março de 2022.
.
.
.

.
.
Há muito que se apresenta esta exposição, mas só na segunda metade do ano passado a visitei. Muito boa!
Ocupando uma ampla sala do Museu Nacional de História Natural e da Ciência,
.
A exposição integra os registos visuais resultantes das expedições do Grupo do Risco desde 2007 [até 2019], com o objetivo de, no âmbito da divulgação ambiental, científica e artística, sensibilizar os públicos para a riqueza e diversidade do património natural; para a necessidade de o respeitar e preservar; para a investigação e desenvolvimento do conhecimento desse património, para o desenho e fotografia como formas de registo das espécies e ecossistemas e como meios de conhecimento e divulgação das mesmas. O desenho de campo, a fotografia de natureza e paisagem e o vídeo são os conteúdos predominantes nesta exposição, que se apresenta como um percurso, ao longo de seis núcleos:
MONTANHA NORTE INTERIOR (Douro Internacional I e II, 2008-09; Caramulo I e II, 2013; Sabor, 2014)
MONTADO SUL INTERIOR (Noudar, 2018; Mértola, 2014-19)
LITORAL (Doñana, 2012; Arrábida/Lagoa d’Albufeira 2015-18; Ria Formosa, 2019)
ILHAS (Berlengas, 2007; Laurissilva (Madeira), 2012; Ilha do Príncipe, 2016; Flores (Açores), 2019)
MARROCOS, 2015
AMAZÓNIA, 2010
.
.
Através de vários painéis é mostrada uma pequena parte dos levantamentos efetuados, através de desenhos, pinturas e fotografias. A impressão é por painel, mas mesmo assim, não deixa de impressionar. Paralelamente temos vitrines com objetos de trabalho: desde câmaras fotográficas, lápis, equipamentos diversos, cadernos… Logo à entrada, com a apresentação de cada um dos elementos que compõe o grupo, algumas dezenas de pares de botas de caminhada… O que nos leva a querer caminhar, ‘como eles’, pela exposição (já que nem sempre o podemos fazer no terreno real)…
.
.
.
António Bracons, Aspetos da exposição, 2021
.
.
.
A exposição “Grupo do Risco: desenho em cadernos e fotografias. Expedições a espaços naturais 2007 – 2019”, está inserida na programação Lisboa Capital Verde Europeia 2020, encontra-se patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência de 13 de março de 2020 a 13 de março de 2022 (o prazo foi prolongado até esta data).
.
.
.
O GRUPO DO RISCO
.
O Grupo do Risco é uma associação sem fins lucrativos, constituída por professores universitários e profissionais de diversos domínios das artes e das ciências e a sua atividade sustenta-se no conjunto dos registos individuais em desenho e fotografia, desenvolvidos pelo grupo em expedições a espaços relevantes do património natural e histórico de Portugal continental e ilhas, e de outros países de influência lusófona.
Foi reunido e coordenado, desde o seu início, em 2007, por Pedro Salgado, assumindo uma vocação no domínio da sensibilização ambiental, através da prática de desenho na natureza (field sketching) em cadernos de campo e da fotografia. Com vista à apresentação pública em exposições ou publicação em livros, mantém um papel ativo e regular na promoção dos espaços visitados, dos seus valores ambientais, históricos e paisagísticos.
Atualmente o Grupo do Risco conta com cerca de 27 elementos, o que resulta numa diversidade de olhares, no mesmo espaço e tempo, sendo essa a base para a diferenciação e identidade deste projeto.
Para cada expedição, que funciona como uma residência artística coletiva, com uma duração média de 15 dias, é constituída uma equipa habitualmente de 10 a 20 elementos, consoante as disponibilidades e as logísticas possíveis em cada destino. Nos meses que a precedem, os preparativos passam por uma recolha, organização e distribuição de informação relevante acerca do espaço a visitar e por contactos e coordenação de esforços com as autoridades locais, no sentido de assegurar toda a logística no terreno.
.
RISCO – TRAÇO DESENHADO
.
O nome GRUPO DO RISCO é uma homenagem à Casa do Risco, do Real Jardim Botânico da Ajuda, fundada no século XVIII por Domingos Vandelli, onde se formaram e trabalharam os riscadores (ilustradores) de História Natural, antecedentes dos ilustradores científicos de hoje, que acompanharam as viagens de exploração dos territórios do império colonial português, no Brasil e em Africa, extinguindo-se em 1830, na sequência das invasões francesas.
.
.
OS MEMBROS DO GRUPO DO RISCO:
.
António Coelho. Bornes, 1972 Fotógrafo Licenciado em História, Variante de História da Arte (1996). Frequentou o curso de Fotografia de Autor da APAF (1999) e completou o 4º ano de Estudos de Fotografia da Ar.co. Lecionou História e História da Arte no ensino secundário. Atualmente desenvolve tarefas de coordenação na área dos Arquivos Digitais, especializando-se em fotografia aplicada aos arquivos. Nos últimos anos, desenvolve também atividade ao nível associativo e de produção de projetos culturais, como Secretário da Associação Cultural Ninho de Víboras, e Presidente da Durante – Associação Cultural, da qual é sócio fundador. Expõe desde 1999, para além de ser publicado em catálogos, capas de livros e reportagens em revistas de circulação nacional. Co-autor do livro Um Minuto de Silêncio, fotografias e textos de 60 personalidades portuguesas editado pela Guerra & Paz, em 2007. Membro do Grupo do Risco desde 2008.
Mais sobre o autor, aqui.
.
Catarina Antunes da Costa. Lisboa, 1987 Bióloga | Ilustradora Mestre em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na área da Ecologia Vegetal. Frequentou o Curso livre de Desenho de Natureza, Desenho de campo – Desenho científico, de Pedro Salgado, no MUHNAC. Participou em projectos de investigação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em diversas temáticas, desde a conservação de Flora ex-situ, estudos de ecofisiologia em ensaios de estufa e no campo e estudos de vegetação. Atualmente trabalha como secretária e faz ilustração nos tempos livres. Membro do Grupo do Risco desde 2018.
Mais sobre a autora, aqui.
.
Catarina França e Sousa. Lisboa, 1973 Designer de Comunicação | Ilustradora O gosto pelo desenho e pela pintura levou-a até à Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, onde se licenciou em design de comunicação e tirou o mestrado em desenho. Conheceu a ilustração científica em 1998, e desde então tem desenvolvido e aprofundado o seu conhecimento em ilustração do mundo natural, sobretudo botânica, onde ilustra essencialmente com aguarela, ecoline e guache. O fascínio pela natureza conduziu-a até Londres para estudar ilustração botânica com Anne Ferrer em Kew Gardens, e a Goa e Macau, através de 2 bolsas da Fundação Oriente que lhe permitiram aperfeiçoar a técnica enquanto ilustradora, e participar em diversos projetos sobre biodiversidade e sustentabilidade. de 6 23 Atualmente trabalha como designer, colaborando com diversos grupos editoriais. Como ilustradora, o seu trabalho divide-se entre a ilustração para crianças, tendo diversos livros publicados, e a ilustração científica, onde se dedica a projetos de educação e preservação ambiental.
.
César Figueiredo. Braga 1976 Licenciado em Arte e Comunicação e mestre em Ilustração, é especialista em virtualização do património. Dedica grande parte da sua actividade profissional como ilustrador arqueológico, desenvolvendo projectos onde conjuga a ilustração tradicional com a arqueologia virtual 3D e a investigação. Recentemente tem desenvolvido comunicação científica e ilustração histórica para exposições e publicações científicas ou de divulgação. Paralelamente também é designer de comunicação freelancer. Além da prática da ilustração e do design também é docente na Escola Superior Artística de Guimarães (ESAP).
.
Cláudia Baeta. Lisboa, 1970 Designer de comunicação | Ilustradora científica Mestre em Ilustração Científica em 2016 pelo lnstituto Superior de Educação e Ciências e Universidade de Évora (ISEC/UE). Licenciada em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 1997. Curso de Ilustração Científica do lnstituto de Artes e Ofícios, ministrado por Pedro Salgado, concluído em 2011. Trabalha como designer de comunicação e ilustradora, em atelier próprio, desde 1997. Atualmente a trabalhar na ilustração das espécies de peixes de água doce para o projeto Guia dos Peixes de Água Doce de Portugal Continental, um projeto da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e também para a Carta Piscícola Espanhola, um projeto da Sociedade Ibérica de Ictiologia. Membro do Grupo do Risco desde 2013.
Mais sobre a autora, aqui.
.
Cristina Espírito Santo. Sines, 1981 Bióloga Marinha | Ilustradora científica Mestre em Biologia e Ecologia do Litoral Marinho em 2007 pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, e Licenciada em Biologia Marinha e Pescas em 2004 pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Curso de Ilustração Científica no Museu Nacional de História Natural e da Ciência finalizado em 2018, ministrado pelo professor Pedro Salgado. Trabalha como investigadora no Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR) da Universidade de Évora, em Sines, desde 2005,e iniciou este ano Oficinas de Ilustração Científica no SinesTecnopolo, e Workshops de Introdução à Ilustração Científica no Centro Nacional de Educação Ambiental e Conservação da Natureza do Monte do Paio, do ICNF, na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha. Membro recente do Grupo do Risco, desde 2019, tendo integrado a expedição à ilha das Flores, nos Açores.
.
Delfim Ruas. Viseu, Portugal, 1989 Ilustrador Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Mestre em Ilustração pelo ISEC de Lisboa. Trabalha como ilustrador freelancer produzindo nos campos da pintura, do desenho, da ilustração e da banda desenhada (não especificamente por esta ordem de importância). Tem exposto a título individual e coletivo desde 2009 e, entre outras, destaca a exposição individual de 2016: “Frente, 1914-1919”. Membro do Grupo do Risco desde 2013. Em 2015 integrou um grupo de trabalho cujo objetivo foi o levantamento do património arquitetónico português em Marrocos. A expedição culminou em 2017 com a exposição «Algarve d’Além Mar» patente na Biblioteca Nacional do Reino de Marrocos em Rabat.
.
Dilar Pereira. Mértola, 1973 Artista visual | Professora | Investigadora Bolseira de Doutoramento da Universidade de Lisboa, Ref.ª C00305O (2017). Doutoranda em Belas-Artes, Especialidade Desenho, na Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, Mestre em Desenho (2013) e Mestre em Teorias da Arte (2006), pela Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa. Atividade docente, em Portugal, no Ensino Básico e no Ensino Superior (2001-2012; 2016-2018) e no estrangeiro (em Timor-Leste, 2012-2015), no Ensino Superior no âmbito da Formação de Professores, área de Educação Artística. Atividade no âmbito das Artes Visuais, com participação em exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, desde 1990. Membro do Grupo do Risco desde 2008.
Mais sobre a autora, aqui e aqui.
.
Filipe Franco. Sintra, 1968 Ilustrador Licenciatura em Design pelo Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing de Lisboa, 1989. Curso de Ilustração Científica, Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa, 2005. Curso de Ilustração Botânica, Kew School of Botanical Illustration, Londres, 2005. Masterclass em Ilustração Científica, Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa (IAO), 2006. Pós-graduação em Ilustração Científica, University of California, Santa Cruz, EUA, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, 2008. Curso de Arte Forense – Retrato Robot, Northwestern University Center for Public Safety, Evanston, EUA, 2008. Curso de Reconstrução Facial, University of Oklahoma, Norman, EUA, 2008. Mestrado em Anatomia Artística, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2013.
.
Filipe Martinho. Lisboa, 1973 Licenciado em Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa, 2002. Desde 1998 que participa em diversos projetos nas áreas da clínica e conservação da fauna silvestre. A sua atividade profissional tem estado ligada sobretudo à medicina e cirurgia de espécies exóticas e silvestres e desde 2006 que é sócio de uma empresa de consultoria e gestão ambiental. Em 2006 ingressou no Mestrado em Doenças Infecciosas Emergentes, na Faculdade de Medicina de Lisboa, e desde 2007 que é professor convidado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona. Foi em 2005 que teve o primeiro contacto com a ilustração científica, num workshop na FBAUL, continuando até hoje a sua formação nesta área, onde os seus principais interesses são o desenho de campo, a ornitologia e a reconstituição de fauna extinta. Desde 2016 a viver no Reino Unido, onde exerce a sua atividade profissional como Médico Veterinário e onde continua envolvido com field sketching e ilustração de Natureza. Membro do Grupo do Risco desde 2008.
.
Francesco de Aguilar. Madrid, Espanha, 1978. Ilustrador Licenciado em Belas Artes pela Facultad Complutense de Madrid, 2004. No seu trabalho plástico estabeleceu o desenho como ferramenta direcional, indagando sobre as suas múltiplas possibilidades. Ilustrador freelancer, desenvolve trabalhos em diferentes áreas, tendo sido com mais frequência como storyboard artist em publicidade e curtas-metragens e nos desenhos de apresentação do departamento de arte para anúncios publicitários. Nos últimos anos trabalha como ilustrador no Ateliê de Arquitectura Paisagista, Studio Miragoli, com sede em Ibiza (Espanha). Membro do Grupo do Risco desde 2015.
.
Guida Casella. Lisboa, 1974 Ilustradora científica | Artista plástica | Professora Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 2000. Mestre em Ilustração Arqueológica pelo Swindon College, University of Bath, Reino Unido, 2005. Doutorada em Media Digitais – Criação de Conteúdos Interativos – Universidade Nova de Lisboa – Programa UT Austin Portugal. Foi aluna de Pedro Salgado em 1998. Desde então trabalha em Ilustração Científica no setor do Património, realizando Ilustração de Achados Arqueológicos, Desenho em Escavação e Ilustração para Museologia e Educação na Área de História. Colabora com o Instituto Arqueológico Alemão desde 2002. Tem trabalho publicado em inúmeras publicações científicas de Arqueologia através de diferentes colaborações como Freelancer em Portugal para o IPA, IPPAR, IGESPAR, CNANS, CTT, entre outros, no âmbito internacional, no Royal Ontario Museum (CA), BBC Channel 4 (UK), Archaeology (USA), Archaeologia Viva (IT). Membro do Grupo do Risco desde 2012.
.
Henrique Queiroga. Lisboa, 1958 Biólogo | Professor e Investigador | Fotógrafo Doutorado em Biologia, Universidade de Aveiro, 1996. Professor Associado com Agregação, Universidade de Aveiro. Professor de Ecologia Marinha, Oceanografia Biológica, e Conservação Marinha. Os principais interesses de investigação incidem sobre a ecologia das larvas de organismos marinhos, sobre as interações biofísicas que regulam a conectividade e as variações de abundância das populações marinhas, e sobre os padrões de distribuição da biodiversidade. Como extensão da sua atividade científica, desenvolve vários projetos de conservação ambiental. Co-diretor do programa doutoral internacional em Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar – Do*Mar. Membro do Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, do Conselho do Ambiente da Ordem dos Biólogos, e do Conselho Estratégico da Reserva Natural das Berlengas. Membro fundador do Grupo do Risco, 2007.
.
João Catarino. Lisboa, 1965 Ilustrador | Designer | Professor Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Fbaul).Trabalha sobretudo em ilustração, em diversos jornais, revistas e canais de televisão. Foi formador nos Cursos Livres de Ilustração, na Fundação Calouste Gulbenkian e na FBAUL. Professor de desenho no Ar.Co em Lisboa, Professor de Design e IIustração na (ESAD-CR) e Professor Assistente Convidado de Desenho na (FBAUL). Tem sido representado em diversos livros nacionais e internacionais sobre diários gráficos e sketching books, realizado exposições e apresentações sobre seu trabalho em cadernos de viagem, em escolas, instituições e galerias. Foi formador em diversos simpósios internacionais dos Urban Sketchers. É membro do Grupo do Risco desde 2009. É autor do livro EN2 e co-autor dos livros “Diário de Viagem em Lisboa” e “Tanto Mar”. Alguma parte do seu trabalho pode ser visualizado no blog, Desenhos do dia, aqui.
.
João Lucas. Lisboa, 1964 Pianista | compositor | pesquisador Graduou-se com alta classificação no curso superior de piano do Conservatório Nacional de Lisboa. Profissionalizou-se em 1982, tendo colaborado como músico, produtor e diretor musical em numerosas gravações e espetáculos ao vivo. Colaborou, como compositor e diretor musical, com alguns dos mais importantes criadores do teatro e da dança contemporânea em Portugal, tendo participado como compositor em cerca de noventa peças, muitas delas premiadas nacional e internacionalmente. Radicado em Brasília desde 2010, é mestre em Artes pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa de Processos Composicionais para a Cena. É, atualmente, doutorando na mesma Universidade, mantendo a colaboração artística com vários criadores brasileiros nas áreas da música, da dança, do teatro e do cinema.
Mais sobre o autor, aqui e aqui.
.
José Louro. Lisboa, 1964 Desenhador | Professor Licenciado em Design de Equipamento pelo IADE. Mestre em Desenho pela FBAUL. Participa em exposições, conferências, workshops e encontros sob o tema do Diário Gráfico. Coordenador/formador do curso de desenho “Alfabeto Lisboeta”. Fez ilustrações para livros. Membro fundador da Associação Urban Sketchers Portugal. Membro do Grupo do Risco desde 2012.
Mais sobre o autor, aqui.
.
José Paula. Lisboa, 1959 Biólogo marinho | Fotógrafo Professor Associado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ensina e investiga Biologia e Ecologia Marinha e Estuarina, em especial ecossistemas costeiros tropicais. Coordena programas doutorais na área da Biologia e Ciências do Mar, tendo orientado inúmeros estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. É colaborador permanente da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, como professor e investigador, tendo coordenado vários projetos de investigação na costa leste Africana (envolvendo Moçambique, Tanzânia, Quénia e África do Sul) e participa regularmente em programas de mestrado e ensino pós-graduado na região. É autor de cerca de 90 trabalhos científicos em revistas internacionais. É fotógrafo amador de longa data, com especial interesse na biodiversidade costeira e atividades tradicionais humanas respeitantes ao mar e seus recursos. Realizou exposições de fotografia no Instituto Camões de Maputo, Instituto de Investigação Científica Tropical, entre outras. Membro do Grupo do Risco desde 2011.
Mais sobre o autor, aqui.
.
José Perico. Lisboa, 1986 Designer de comunicação Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A sua atividade profissional em Design gráfico envolve projetos de comunicação e divulgação da ciência, entre eles, as Estações da Biodiversidade (Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal), o Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez, ou a Noite Europeia dos Investigadores 18/19 (MUHNAC | UL). Frequentou o curso livre de desenho de natureza e ilustração científica do Instituto de Artes e Ofícios (IAO – Universidade Autónoma de Lisboa) e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (UL – Universidade de Lisboa). Membro do Grupo do Risco desde 2018.
Mais sobre o autor, aqui.
.
Lúcia Antunes. Lisboa, 1985 Designer de comunicação | Ilustradora científica | Professora Mestre em Ilustração Científica pelo lnstituto Superior de Educação e Ciências e Universidade de Évora (ISEC/UE). Licenciada em Design de Comunicação (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). Frequentou cursos de ilustração científica na FBAUL e no Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa. Membro do Grupo do Risco desde 2013 e da Guild of Natural Science Illustrators desde 2011 (participação em exposições, publicações e artigos). Participação em congressos de ilustração e comunicação de ciência desde 2012. Participação premiada em exposições nacionais e internacionais, a título individual e coletivo. Ilustradora científica e designer freelance desde 2009, produzindo trabalhos para divulgação científica e peças comerciais. Professora assistente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Vencedora do Primeiro Prémio, Casa das Ciências, Fundação Gulbenkian, Lisboa, Portugal, 2013; Prémio do Público, Concurso Internacional Illustraciencia, Barcelona, Espanha, 2012 e Prémio Escolha do Público, GNSI Annual Member’s Exhibit, Pei Ling Chan Gallery and Garden for the Arts, Savannah, Georgia, EUA, 2012.
Mais sobre a autora, aqui e aqui.
.
Luís Quinta. Lisboa, 1965 Fotógrafo | Videógrafo | Jornalista Mergulhou por todo o território português, desde as ilhas Selvagens até à Ilha do Corvo. Ao longo de trinta anos de carreira, publicou mais de um milhar de artigos, reportagens e trabalhos fotográficos na imprensa nacional e estrangeira. Colabora com diversos museus e universidades, com destaque para o DOP da Universidade dos Açores e o Museu Nacional de História Natural. É autor vários livros de fotografia: Instantes de Luz (1998), Além do Azul (2001) e Açores, Memórias do Azul (2006), 25 Anos a Fotografar Natureza (2014). Fundou e dirigiu a revista Mundo Submerso desde 1996 até 2007. Em 2004 foi homenageado pelo Governo português pelo seu trabalho na área da fotografia subaquática, sendo designado um dos “Novos Heróis do Mar”. Formador na área da fotografia e cinegrafia de natureza em ambiente terrestre e subaquático. Vários prémios de grande destaque em concursos de fotografia de natureza em Portugal e no Mundo. Inúmeras fotografias têm sido usadas por universidades e museus para várias publicações científicas e suporte pedagógico. Integrou o Dream Team do maior projecto fotográfico sobre natureza na Europa – “Wild Wonders of Europe” financiado pela National Geographic. Autor e co-autor dos filmes de história natural para TV: Arrábida da serra ao mar (2013); Almada entre o rio e o mar (2014); Reino Maravilhoso – Por terras do Alvão e do Marão (2016); Mar da Minha Terra – Almada Atlântica (2019).
.
Luísa Passos. Porto, 1979 Artista Plástica, Desenhadora Bacharel em Escultura (2002) e Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (2004) de 12 23 Entre tantas outras coisas tem trabalhado sempre com foco no desenho, tendo começado a expor desde 1998 quer a título individual quer coletivo. Formação em Desenho da Natureza e Ilustração Científica ministrada por Pedro Salgado (2013/2015) Membro do Grupo do Risco desde 2015.
.
Marco Correia. Alcobaça, 1973 Designer | Ilustrador científico | Professor Licenciado em Design de Comunicação, FBAUL, 1998. Workshop de Ilustração Científica, Ordem de Biólogos, 1996. Ilustrador do Ateliê de Pedro Salgado, de 1996 a 1999. Membro da GNSI (Guild of Natural Science Illustrators) desde 1997. Designer e fotógrafo do Departamento de Desenvolvimento de Produto da Sociedade de Porcelanas de Alcobaça (SPAL), 2004/07. Ilustrador premiado a nível nacional e internacional, com ilustrações publicadas em várias edições de carácter científico e de divulgação. Professor do Mestrado de Ilustração Científica do Instituto Superior de Educação e Ciências Universidade de Évora. Professor de Desenho Científico no Mestrado de Ilustração da Escola Superior Artística do Porto, Guimarães. Professor de Ilustração Científica na Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha. Freelancer. Membro fundador do Grupo do Risco, 2007.
Mais sobre o autor, aqui.
.
Marcos Oliveira. Lisboa, 1967 Ilustrador científico. Licenciado em História, variante de História da Arte/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1992. Ilustrador desde 1994, tendo-se especializado em Ilustração Científica Biológica. Ilustrador residente do Ateliê de Pedro Salgado, de 1997 a 1999. Tem ilustrado sobretudo a fauna e a flora ibéricas para institutos públicos, municípios, empresas e ONG da área do ambiente, destacando-se a sua atividade como ilustrador principal para o ICNB, durante a última década. Utiliza apenas as técnicas tradicionais da ilustração, com preferência pela aguarela. Membro do Grupo do Risco desde 2008. Freelancer.
Mais sobre o autor, aqui.
.
Nádia Torres. Rabat, 1962 Pintora | Ourives | Professora Mestre em Desenho – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2005. Professora no Agrupamento de Escolas de Mértola desde 1990. Pintora, ilustradora e ourives. Participa nas expedições do Grupo do Risco desde 2008. Expõe regularmente, quer individual, quer coletivamente. Exposição permanente de ourivesaria, pintura e desenho na sua oficina, em Mértola. Coordena a Residência Artística em Mértola especializada em ourivesaria e desenho. Membro do Grupo do Risco desde 2008.
.
Pedro Fernandes. Lisboa, 1978 Docente do Mestrado de Ilustração Científica do ISEC/UE. Pós-graduação em Ilustração Científica, University of California, Santa Cruz, EUA, 2007. Licenciado em Geologia pela Universidade de Lisboa (2003). Durante a licenciatura, frequenta dois cursos de Ilustração Científica ministrados por Pedro Salgado em 1998 e 1999. Especialização em Ilustração Ornitológica no Cornell Lab of Ornithology, para o qual produz posters e ilustrações. Participou no livro Diários de Viagem de Eduardo Salavisa, bem como em diversas exposições e workshops sobre Diários Gráficos. Ilustrou, entre outras, para as editoras Storey Publishing (2009) e Editions Fleurus (2004-2005). Colaborador regular e sócio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), tendo produzido diversas ilustrações para a publicação Pardela.
.
Pedro Mendes. Lisboa, 1973 Ilustrador | Professor Ilustrador Freelancer. Frequência do Mestrado de Design e Cultura Visual, com tese em Ilustração Cientifica, no Instituto de Artes Visuais Design e Marketing (IADE), 2012/13 Curso de Desenho e Ilustração no Ar.Co, 1993/ 98. Curso de pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, 1997. Curso de Cinema de Animação do CITEN/Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. Pós-graduação em Banda Desenhada e Ilustração no IADE, 2001. Curso de Ilustração Científica no Instituto de Artes e Ofícios (IAO), Universidade Autónoma de Lisboa, 2003. Desde 2006 que desenvolve trabalho como ilustrador para as mais diversas aplicações, editorial, educativo, infantil, caricatura e storyboard para animação. Tem colaborado ativamente com o Jardim Zoológico de Lisboa como formador de desenho científico, criação de merchandising, e mais recentemente, ilustrou o livro Animais do Jardim Zoológico, numa parceria do JZ com os CTT, em 2012. Membro do Grupo do Risco desde 2008.
.
Pedro Salgado. Lisboa, 1960 Biólogo | Ilustrador científico | Professor Formou-se em Biologia Marinha na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1984) e em Ilustração Científica na University of California Santa Cruz, bolseiro Fulbright (1988 a 1990). Professor Convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa desde 2001. Coordenador do Mestrado de Ilustração científica do Instituto Superior de Educação e Ciência (2009 a 2014). Lecionou Ilustração Científica em cinco mestrados e em mais de uma centena de workshops em todo o país e no estrangeiro desde 1989. Impulsionou a formação da nova geração de ilustradores científicos em Portugal. Premiado a nível internacional, destaca-se o 1º prémio no Congresso da GNSI (Guild of Natural Science illustrators (1990), 1º prémio no World Congress of Biomedical Communications (1994). Chairman do Congresso da GNSI (2000), 1º prémio em ambas categorias P/B e Cor. 1º prémio no Concurso Internacional Ilustraciencia, Barcelona (2017) Freelancer, tem ilustrado inúmeras publicações científicas e de divulgação nos últimos 30 anos. Autor de cerca de uma centena de selos (Filatelia, CTT). Participou em cerca de 70 exposições, 16 das quais individuais. Membro do Comité Internacional Assesor Illustraciencia. Membro-Correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes. Fundador do Grupo do Risco.
.
Rita Cortês. Lisboa, 1968 Ilustradora | Professora Especialista em desenho arqueológico (1984-1992). Licenciada em Educação Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (1987/92) e em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (1994/98). Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa (2003). Frequenta desde 2011 vários cursos na área da ilustração, escreveu e ilustrou três livros infantis e colabora na montagem do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Desde 2016 até à atualidade frequenta os cursos livres de Desenho Científico e de Campo no Museu de História Natural de Lisboa com o Professor Pedro Salgado. Ganhou em 2018 o primeiro Prémio Illustraciencia6 na categoria de Ilustração Científica. Participou em várias exposições colectivas de ilustração. Trabalha atualmente como ilustradora freelancer e professora em Ateliês de desenho e ilustração. É membro dos Urban Sketchers Portugal desde 2015, membro fundador dos Urban Sketchers Beja desde 2016, membro da GNSI (Guild of Natural Science Illustrators) e do Grupo do Risco desde 2018.
Mais sobre a autora, aqui.
.
Sandra Tapadas. Santarém, 1972 Escultora | Professora Professora auxiliar na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, leciona no departamento de Escultura desde 2005 e investiga no domínio da representação a partir da observação do natural. Doutorada em Belas-Artes / Escultura, FBA-UL, 2016 (A Composição do Rosto na Escultura: o escultor e o olhar escultórico). Mestre em Desenho, FBA-UL, 2006 (Desenho de História Natural: análise comparada de desenhos de animais produzidos nas viagens de 15 23 ao Brasil...). Licenciada em Artes Plásticas / Escultura, FBA-UL, 1999. Curso Profissional de Técnico Modelador, ESBAL-CETA-IEFP, 1991 Colaborou no curso de Mestrado em Ilustração, ISEC-UE, 2010-2011. Professora no ensino básico e secundário, 2000-2005. Modeladora (escultura e áreas afins), 1992-2004. Membro fundador do grupo do risco, 2007.
.
Sara Simões. Lisboa, 1980 Ilustradora | Designer Licenciada em Design Industrial no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), 2002. Frequência do Mestrado em Anatomia Artística na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL), desde 2010. Formação em Ilustração Científica com Pedro Salgado. Entre 2011 e 2013 ilustrou três livros infantis de iniciação botânica escritos por Fernanda Botelho: Salada de Flores, Sementes à Solta e Hortas Aromáticas. É autora do livro de edição artesanal Uma Mão Cheia de Amoras, que ilustrou em 2007. A sua experiência como designer e ilustradora inclui projetos de mobiliário e stands para feiras, conceção de personagens, ambientes e storyboards para animação 3D, criação de interfaces gráficos para software e ilustração didática. Membro fundador do Grupo do Risco, 2007.
Mais sobre a autora, aqui.
.
Steve Stoer. Fotógrafo | Videógrafo Professional Photography Practice, London College of Printing, Londres, finalizado em 1995 com distinção. Fotógrafo representado pela agência de imagem VIA-Visuals. As suas fotografias encontram-se publicadas em revistas e jornais como o El País, Expresso, Alice, Elle, GQ, Vogue, Vega, DNA, Ícon, 20 Anos, Número, Ler, Público, Diário de Notícias, Dance Clube, Protótipo, UP. Desenvolveu colaborações com agências de publicidade e editoras como a Ogilvy, Euro RSCG, McCann, Thompson, DDB, Bates-Redcell, Abrinício, Farol, EMI-Valentim de Carvalho, Som livre, Movieplay, HM Produções.
.
Susana Lemos. Moçambique, 1973 Artista Plástica | Professora Mestre em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2007. Licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela mesma Faculdade em 1997. Docente desde 1994 em diversas escolas particulares e estatais. Coordenou workshops artísticos em Portugal, França e Holanda. Tem participado em diversas exposições coletivas e individuais em Portugal, Cabo Verde, Espanha. Possui trabalhos publicados no campo da ilustração. A sua obra encontra-se representada em Portugal, França, Holanda e Canadá em coleções particulares e estatais. Os seus interesses pessoais e a sua ação criativa, têm-se repartido entre o desenvolvimento do potencial humano e a docência, a pintura, o desenho, a criação de objectos plásticos, a ilustração, de 16 23 o desenho científico e o desenho de campo, sempre, numa perspetiva de aprendizagem e crescimento contínuos. Membro do Grupo do Risco desde 2008.
Mais sobre a autora, aqui.
.
.
.



















