FERNANDO PINA, 221/67-EX-VOTO

Exposição no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, no âmbito do projeto | a imagem contextualizada |, entre 14.10.2021 e 07.01.2022.

.

.

.

Sobre o projeto escreve Fernando Pina:

.

O militar 221/67 foi um típico soldado português, combatente na guerra colonial. De proveniência modesta, nasceu e cresceu no interior do país com a Serra da Estrela à sua frente. Ingressou nas Tropas Pára-quedistas em 1967, no Regimento de Caçadores Pára-quedistas em Tancos. Em 1968 é destacado para uma comissão de dois anos, tendo sido colocado na cidade da Beira, em Moçambique.

Quando viajou para África, o soldado pára-quedista fazia-se acompanhar de um fino fio de ouro com uma pequena cruz e a figura de Cristo. Num País profundamente católico, estes objectos religiosos eram bastante comuns entre os militares portugueses. Um dia, ao chegar à base após uma acção ofensiva particularmente difícil, o soldado pára-quedista reparou que a figura de Cristo, que trazia ao peito, havia perdido um dos braços. Apesar de se ter tornado um homem muito pouco religioso, ele manteve sempre a convicção de que, naquele dia, Cristo o havia salvo.

221/67 – ex-voto é o produto da investigação e interpretação realizadas a partir dos álbuns fotográficos de guerra desse soldado.”

.

Fernando Pina, 221/67-Ex-voto – Fotografias, livro, aspeto da exposição.

.

Fernando Pina apresenta 24 fotografias e um livro, edição única, impressa em papel de arroz. Em vídeo, vemos o livro folheado.

As fotografias são todas do soldado 221/67: fragmentos de diversas fotografias do álbum, ampliações no mesmo formato, em que o crucifixo tem a sua dimensão real, posicionado na vertical, por forma a que, em livro, ao folhear, o crucifixo assume uma posição fixa, oscilando o fundo.

A apresentação, em forma de cruz, realça o simbolismo daquela.

.

.

.

António Bracons, Aspetos da exposição, 2021

.

.

.

A exposição de Fernando Pina, “221/67-Ex-voto”, acontece na Sala de Leitura do Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, na R. da palma, 246, em Lisboa, no âmbito do projeto | a imagem contextualizada |, entre 14 de outubro de 2021 e 7 de janeiro de 2022.

.

.

António Bracons, Fernando Pina, 2021

.

Fernando Pina (Lisboa, 1968). Realizou os estudos secundários na Escola Artística de António Arroio em Lisboa. Cursou a Licenciatura de Design de Comunicação e a Licenciatura de Arte Multimedia, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É mestre em Museografia e Museologia pela mesma Faculdade.

Desde 1988 trabalha como designer, consultor, formador e professor em diversas áreas do Design Gráfico e de Comunicação, assim como de Arte Multimedia. É Professor assistente convidado da Escola Superior de Educação de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa, na área da Arte e Multimédia.

Actualmente desenvolve projectos fotográficos de índole documental e autoral, numa relação discursiva com outras áreas do design e das artes, como a edição gráfica, a instalação, o vídeo e o som.

.

.

.

Pode ver / ouvir uma conversa de Fernando Pina com Cláudia Castelo, sobre o projeto e a exposição, aqui (Youtube).

.

Cortesia do Artista.

.

.

.